Aliados de Castelo fraudaram números da Exata

Eita, Castelo...

Tinha cheiro de fraude, jeito de fraude… Só podia ser mesmo uma fraude.

Os números apresentados no último domingo (25) como sendo de uma pesquisa contratada pelo prefeito João Castelo (PSDB) e realizada pela empresa Exata, na verdade, não existem.

Explica-se: a pesquisa foi realmente realizada, com a consulta de 1.200 eleitores – basicamente na zona rural de São Luís. Mas os resultados apresentados desagradaram aliados do prefeito, que adulteraram os dados antes de “vazá-los” à imprensa.

O blog apurou que a revelação foi feita pelo próprio dono da Exata a amigos mais próximos, na tarde da última terça-feira (27).

A eles, o empresário afirmou que único dado correto apresentado pelo pessoal da Prefeitura é a aprovação da administração Castelo, em 55% segundo o instituto. Mas isso porque a pesquisa foi feita predominantemente na zona rural, segundo confidenciou.

O fato de os números terem sido fraudados causou revolta no dono da Exata, que chegou a cogitar a convocação de um entrevista coletiva para tratar do assunto. Mas teria sido aconselhado por familiares a desistir da idéia.

De qualquer forma, o dono da Exata já decidiu: não faz mais pesquisa para o prefeito. Quer evitar cair no ridículo do descrédito por conta da mentira alheia.

Os números da fraude

Era fácil perceber que os números divulgados não condiziam com a realidade.

Na “pesquisa” divulgada no fim de semana, Castelo aparecia à frente de Flávio Dino (PC do B) na consulta espontânea: 16% a 14%. Na estimulada, empate técnico: 33% para o comunista; 30% para o tucano.

_____________________Leia mais

Pesquisas devem ser registradas a partir de janeiro

Pesquisa de Duda Mendonça gera mal-estar na Prefeitura

SLZ quer prefeito que se relacione com o Governo

João Castelo perde até para Holanda Jr.

Em duas outras pesquisas apresentadas na última semana – Metodológica e Amostragem, isso nunca ocorre.

A primeira crava Flávio com 44%, contra 22% de Castelo.

Já segundo o instituo Amostragem, Flávio tem 58%, contra apenas 21% do prefeito. Nessa pesquisa, mais um revés para o tucano: na simulação de segundo turno, ele perde até para o deputado federal Edivaldo Holanda Jr. (PTC), que praticamente nunca é citado nas pesquisas: 43% a 34%.

Seria difícil acreditar que, com um desempenho tão fraco assim, Castelo aparecesse, de uma hora para outra, como líder das pesquisas.

Que a malograda tentativa de ludibriar o eleitor sirva de alerta para o prefeito e o faça trabalhar mais em prol da cidade, ao invés de tentar maquiar números que não conseguem esconder o fato de que São Luís precisa mudar.

Menos mal que a partir da próxima segunda (2), pesquisa, só registrada no TRE.

7 pensou em “Aliados de Castelo fraudaram números da Exata

  1. Agora é torcer para o prefeito, que já sabe da inevitável derrota, não pare de trabalhar e deixe a cidade em situação ainda mais caótica.

  2. gilberto. já trabalhei em alguns institutos de pesquisa aparentemente sérios. mas por não concordar principalmente em periodo eleitoral com a modificação de fieis resultados de consultas populares, pedi desligamento, consciente de que essas “pesquisas” tanto na capital cmo nos 217 municipios deste estado, estão a serviço de candidatos em candidatos interessados em firmar situações que lhes sejam favora´veis.

Os comentários estão fechados.