SEDUC: bolsas escolares foram produzidas mesmo antes de licitação

O esquema que envolve a adesão, pela Secretaria de Educação do Maranhão, a uma ata vencida e a outra montada “sob encomenda” (reveja aqui a denúncia), tem uma agravante não revelada: as bolsas escolares já estavam prontas mesmo antes da formalização do processo de adesão.

É o que comprovam fotos tiradas por celular e encaminhadas ao blog há mais de duas semanas. As imagens que aparecem a seguir, na verdade, foram o nascedouro da denúncia. São o flagrante da linha de produção da WEJ Logística Distribuidora e Comércio LTDA, fabricante das mochilas que fazem parte do tal kit  de uniforme e material escolar para alunos do ensino fundamental matriculados na rede pública estadual.

O contrato integral vale aproximadamente R$ 20 milhões. Veja que todas as bolsas já vêm com a logomarca do Governo do Maranhão.

Além do indício de fraude – como alguém poderia começar a produzir o material antes de saber se a adesão seria aprovada e o contrato efetivamente assinado? -, a diferença de qualidade entre a bolsa vendida ao Maranhão e a que foi entregue ao Governo de Pernambuco é nítida. E com clara desvantagem para o governo local.

No item “mochila escolar”, por exemplo, a ata pernambucana define o objeto como “em tecido rip stop na cor preta com recorte semelhante à letra V na face frontal na cor cinza Pantone 18 5203 TPX”. A mochila “maranhense” é “em Nylon 600, zíper e cursor numero 6, bolso frontal chapado e bolsos laterais de tela Brasileira”, de acordo com o termo de referência produzido pela própria SEDUC.

Além disso, as mochilas entregues ao Governo de Pernambuco são nitidamente impermeáveis, com zíperes mais “macios” e acabamento mais bem feito. As que vêm para cá, têm zíper de pior categoria e com costura claramente mais frágil.

Esses detalhes são imperceptíveis apenas pelas fotos apresentadas hoje – até porque não há aqui fotos da mochila pernambucana -, mas um fornecedor do Recife já entrou em contato com o blog e garante que em dois dias duas amostras das mochilas estarão em nossas mãos.

Aguardem!

18 pensou em “SEDUC: bolsas escolares foram produzidas mesmo antes de licitação

  1. E O QUE NÂO E FRAUDADO NESTE GOVERNO, VAI PARA O INTERIOR AI E QUE TU VAI OLHAR O QUE ROUBALHEIRA MESMO.

    • Muita coisa, meu caro… o que aconteceu na seduc, tenha certeza, não é regra… por isso, se souber de algo concreto, denuncie! é o nosso dinheiro que está em jogo…

  2. Caro Gilberto, é preciso ficar de olho num esquema que envolve o transporte escolar indígena, existe pessoas envolvidas entre eles que se dizem lideranças e na verdade estão ficando ricos a custa de dinheiro público, por falta de planejamento dentro da SEDUC, essas lideranças vivem ameaçando funcionários da SEDUC, por saberem que a mesma não possui estrutura para lidar com essa situação, ano passsado foi quase R$ 13.000.000,00, (trez milhões de reais), essas lideranças estão fraudando declaração de matriculas de alunos índigenas, é bom mp ficar de olho nessa situação.

  3. É uma pena o cara vem de tão longe e comete muitas bobagens. Acreditar em marginais e ai a dúvida: seria tão ingenuo assim? Ou em uma analise mais realista: teria consentido tanta asneira sem perceber. Para alguns faz parte do esquema milionário que se somam a muitos outros que vinham sendo praticados na seduc, que agora foi desmotado. Esse ALMIR COELHO tem sido o elo destas merdas todas. Demiti-lo não tira os erros mas demonmstra que o governo pode aparentar ser sério. Dr. BRINGEL temos que mandar uns e-mail pra BRASILIA dai e só ai poderemos ver seus antepassado. Quando se desvia ou rouba se é o que? As leis chamanm de ladrões e pro maranhão? Quando se é mais de um alei cham de que ? QUADRILA. E no maranhão? UM faz e o outro é INGENUO. HA !HA 1 HA ! MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL É FUNDEB.

  4. “O Melhor governo da minha vida”, já se acabou a muito tempo em corrupção, ladroagem e roubalheira, Rosegana não exerce mais domínio mais em nada, quem quiser roubar que roube, desde que tenho o consentimento do seus chefe, depois dividem, a bomba explodir quem for podre que se quebre, é assim que funciona o sistema. Roubem, eu só quero a minha parte. É assim que funciona o governo mais corrupto do Brasil.

  5. Tem mais Gilberto Leda. O Homem fez a municipalização sem nenhum critério tecnico. O prejo pro estado é sem tamanho. Escolas abandonadas e sem aulas. O edital do concurso pra professores saiu só agora. Dois meses depois do inicio das aulas. Um descompromissado. Se for pro planejamento quebra o estado e bota a governadora na cadeia. Eta REVOLUÇÃO !!! Quando chega?????? Chegou. ALMIR COELHO E BRINGEL.

  6. Gilberto, cheguei agora da escola que fui levar meus filhos e fiquei estupefada com mais essa grave denuncia envolvendo a SEDUC. Acreditei nesse Bringel e Almir Coelho, mais que sao dois irresponsáveis com o dinheiro publico, para nao dizer que estão mesmo se apropriando dele. Será que eles vão conseguir concretizar essa maladrangem? Comprar uma bolsa dessas vagabunda para nossas crianças? Vou agora mesmo iniciar uma campanha no FACEBOOK conclamando todos os pais, mães e alunos a dizer nao a esse material que a SEDUC que nos entregar. Isso e uma afronta a nossa dignidade. Eu como mãe de família me sindo vilipendiada, atingida com toda essa roubalheira e com esses marginais que tomaram a SEDUC de assalto. Uma hora dessas eles devem ta tentando arrumar o processo, para poder passar outra imagem da coisa. Olha jornalista, temos mesmo que pedir informações de de Brasilia desse secretario, temos que saber o passado dele, saber o que ele fez por lá para vim se estalar e tomar de assalto o maranhao. Eu nao aceito isso nao. Vou escrever uma carta para Governadora e se ela nao me responder, vou mandar para a FOLHA DE SAO PAULO e para a POLICIA FEDERAL. Isso e recurso federal que esse ALMIR e BRINGEL tão torrando.
    Um abraço jornalista e passe esse caso a limpo. Por favor guarde as copias do processo que vc tem, pq depois eles vão arrumar o processo de compra desse lixo e ainda querer se sair de vitima.

  7. Caro colega o transporte indigena e mesmo um absurdo em grajau e barra do corda tem crianca indigenas com 6 anos estudando o 6. ano investiga que vc vai descobrir coisa que ate Deus duvida. Tem lideranca que se se diz lideranca que anda nos melhores carros esnobando mesmo na cara, visite uma dessas aldeias pra vc ver, tem aldeia que recebe alunos de outro municipio so pra garantir o transporte. Tem associacao (uma so) que recebe milhoes. Va ate Grajau e Barra do Corda que sao ofoco principal mas nao esqueca tbem que tem o Arame/Amarante e outra que estao na mesma situacao.
    Boa investigacao//

  8. ABRA O OLHO COM ESSE SECRETARIO E O ADJUNTO ALMIR COELHO, ELE ESTÁ FAZENDO FESTA COM O DINHEIRO DA EDUCAÇÃO NA CAMPANHA DE SUA MULHER QUE NÃO TEM VOTO, ABRA O OLHO ROSEANA, É POR ISSO QUE A EDUCAÇÃO NÃO VAI PRA FRENTE, CADA VEZ É ENTRANDO UM PIOR QUE O OUTRO. ESSE DINHEIRO TENHO CERTEZA QUE ESTÁ EM VITÓRIA DO MEARIM, A FINANCIAR FARRAS, GASOLINA, COMITES E PAGAR VANDALOS PARA FAZER BADERNAS E ATOS DE TERRORISMO EM NOSSA TERRA!!!

Os comentários estão fechados.