ESCUTEC: Castelo perde para todos os pré-candidatos de Flávio Dino

Rejeição do prefeito é de 53%, aponta levantamento

A primeira pesquisa eleitoral de 2012 da Escutec sobre a sucessão municipal de São Luís, registrada na Justiça Eleitoral, aponta que, se a eleição fosse hoje, o pré-candidato Flávio Dino (PC do B) teria 46,5% das intenções de voto, seguido de Tadeu Palácio (13%), João Castelo (12,8%), Edivaldo Holanda Júnior (8,3%), Eliziane Gama (3,8%), Roberto Rocha (2,1%) e Washinton Oliveira (1,7%). A coleta das informações em campo  foi feita no período de 19 a 21 de abril, quando  foram ouvidos 820 eleitores maiores de 16 anos,  em todas as regiões censitárias  da capital.

Sem Flávio Dino na disputa – cenário mais provável no momento – Tadeu Palácio assume a dianteira, com 22% da preferência do eleitorado, seguido de João Castelo (17,3%), empatado com  Edivaldo Holanda Júnior (17%), vindos a seguir Eliziane Gama (7,1%), Roberto Rocha (3,5%), Washington Oliveira (3,3%), Marcos Silva (2,6%) e Haroldo Sabóia (2,4%).  Ainda neste cenário, 21,6% dos eleitores não votariam em nenhum dos candidatos  ou anulariam  o voto, enquanto  4,3% estão indecisos.

Num terceiro cenário, sem Eliziane e Roberto Rocha, Tadeu ficaria em primeiro lugar (25,5%), seguido de Edivaldo Holanda Júnior (19,9%), João Castelo (18,2%), Marcos Silva (3,7%), Washington Oliveira (3,5%), Haroldo Saboia (3,4%). Os que não votariam em nenhum desses nomes somam 21,6% e 4,3% não opinaram.

Já num quarto cenário da pesquisa, sem Tadeu Palácio, Roberto Rocha e Eliziane Gama,  quem assume a dianteira é Edivaldo Holanda Júnior (25,5%), seguido de João Castelo (22,2%), Haroldo Sabóia (5%), Washington Oliveira (4,9%) e Marcos Silva (4,1%).  Neste caso, o índice dos que não votariam em nenhum dos candidatos é de 32,4% e os indecisos somam 5,9%.

No quesito em que se pergunta ao eleitor em quem não votaria de jeito nenhum, a rejeição aos nomes dos pré-candidatos está assim na pesquisa: João Castelo  (53%),  Tadeu Palácio (9,6%), Flávio Dino (6,3%),  Marcos Silva ( 4,4%), Haroldo Sabóia (4%), Washington Oliveira  (3,5%), Eliziane Gama (3%), Roberto Rocha (2,6%) e Edivaldo Holanda Júnior,  a menor rejeição entre todos (1,6%)

2ª turno

Supondo que as eleições não se decidam no primeiro turno, a Escutec simulou vários cenários para uma hipotética disputa com o prefeito João Castelo. O prefeito perderia as eleições para Flávio  Dino (64,1% x 19,9%), Edivaldo Holanda Júnior (48,4% x 24,9),Tadeu Palácio (45,6% x 24,4%), Eliziane Gama (32,9% x 28,8%) e  Roberto Rocha (30,4% x 29,8%). João Cstelo só ganharia a disputa, num eventual segundo turno, contra Washinton Oliveira (30,4% x 26,2%).

A pesquisa Escutec, registrada na Jusitça Eleitoral sob o protocolo MA-00017/2012, foi contratada pela Associação Comercial do Maranhão (ACM) e ouviu 820 eleitores  entre os dias 19 e 21 de abril. A margem de erro é de

14 pensou em “ESCUTEC: Castelo perde para todos os pré-candidatos de Flávio Dino

  1. Wo e tao ruim eleitoralmente, mas tao ruim, que eh o unico que perde pra um candidato com tao alta rejeicao. Esse eh o PT que quer derrotar o PSDB. Ja se fosse bira… como pode um partido ceifar uma candidatura viavel para escolher uma fustracao? alguma coisa ta fora da ordem.

  2. Sinceramente eu duvido, E MUITO, dessa pesquisa. Não podiam serem outros os resultados em se tratando do jornal dos Sarney, o jornal do mesmo grupo do Washington Oliveira, o candidato do grupo Sarney a prefeitura.

    É difícil de engolir que um sujeito, que só tem 3 ou quatro por cento das intenções de voto, pode derrotar um outro, que tem pelo menos 20 por cento nessa mesma pesquisa, com folga, numa simulação de primeiro turno…

    Alguém tem que explicar melhor isso aí…

  3. Essa Escutec não era daquele jornalista da base do governo que apresenta um programa em uma rádio da capital, em que 1180 vezes por dia fala mal do prefeito? Essa empresa substituiu a Econométrica, que deve ter fechado por falta de credibilidade.

    • Vc está enganado qto ao proprietário da ESCUTEC. e sobre credibilidade, a Escutec tem acertado mt nos últimos anos.

  4. Governo federal assegura R$ 169 milhões para o Corredor Urbano de São Luís

    Em solenidade concorrida realizada no Palácio do Planalto, na terça-feira (24), a presidenta Dilma Roussef anunciou que 51 municípios de 18 estados serão beneficiados diretamente com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para melhoria no transporte público dos municípios com mais de 700 mil habitantes (PAC Mobilidade Grandes Cidades). Presente ao evento, o prefeito de São Luís, João Castelo, recebeu a confirmação de que a capital maranhense foi contemplada com R$ 169 milhões de recursos federais para a construção do Corredor Urbano de Transporte, que ligará o bairro da Cohab ao Centro – via interligação com a ponte do São Francisco. http://bit.ly/IdKVp8

  5. WASHINTON,ELIZIANE,TADEU,OS EDVALDOS,ROBERTO ROCHA, TODOS A SV.DOS SARNEYS.ESCUTEC E SÒ BALELA PESQUISA DE COMPADRE E COMADRE, VOCÊS JÁ PERGUNTARAM PARA O POVO SE ELES NÃO VOTAM EM J.CASTELO A ILHA E REBELDE NÂO VOTA NA FAMILIA SARNEY.

  6. Sou Presidente da Associação dos Grupos de Danças do Maranhão denominada de ASDGMA, na minha opinião São Luís esta carente e neste contesto a cidade sente falta da administração do ex Prefeito Tadeu Palácio, será que Castelo pensa que o povo é besta em dizer que São Luís está cheio de serviços onde todos estão vendo que é só propaganda política em ano eleitoral com obras inacabadas pra chegar daqui a pouco e ele dizer quer continuará as mesmas depois de reeleito! Porque ele não fez estão obras anos antes de eleição? Muita gente apostava nessa admistração de Castelo, até eu que votei nele porque tinha um bom histórico de administrador, agora ele não se reelegendo a imagem que deixará será de um político que desaprendeu o que é administrar uma cidade. Estou muito decepcionado principalmente na área cultural onde o apoiamos em peso com a promessa de nos ajudar em nossos projetos onde caminho desde 2008 solicitando uma audiência pra falar com Castelo, e o que escuto é pra esperar que ele chamaria e até hoje aguardo. Lá dentro da prefeitura os próprios funcionários me diziam que o prefeito não atendia os Vereadores imagine lideranças e olhe que não estou mentindo é só perguntar para as lideranças comunitárias de São Luís. Desculpe o desabafo e encerro dizendo o que o povo está clamando: “SÃO LUÍS TE QUER DE VOLTA TADEU PALÁCIO”…

Os comentários estão fechados.