Estudante que ofendeu nordestinos no Twitter é condenada

A estudante universitária Mayara Petruso foi condenada, ontem (16), a 1 ano, 5 meses e 15 dias de reclusão por mensagem preconceituosa e de incitação à violência contra nordestinos em sua página no Twitter. A decisão foi da juíza federal Mônica Aparecida Bonavina Camargo, da 9ª Vara Federal Criminal em São Paulo.

A pena, entretanto, foi convertida em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa.

A acusada confessou ter publicado a mensagem “Nordestisto [sic] não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”. Ela alegou ter sido motivada pelo resultado das eleições à presidência da República em 2010, quando seu candidato – José Serra – perdeu para Dilma Rousseff devido à expressiva votação dos nordestinos (relembre o caso).

Em sua defesa, Mayara disse que não tinha a intenção de ofender, que não é preconceituosa e não esperava que a postagem tivesse tanta repercussão. Confessou estar envergonhada e arrependida pelo que fez.

À época, a estudante cursava o primeiro ano de Direito, residia na capital paulista com duas amigas e estagiava em escritório de advocacia de renome. Após a repercussão do fato, perdeu o emprego, abandonou a faculdade e mudou-se de cidade com medo de represálias.

Com base na Lei n.º 7.716/89, o MPF (Ministério Público Federal) denunciou a ré por crime de discriminação ou preconceito de procedência nacional. Em sua sentença, a juíza expôs a gravidade da situação:

— Reconheço que as consequências do crime foram graves socialmente, dada a repercussão que o fato teve nas redes sociais e na mídia […]. O que se pode perceber é que a acusada não tinha previsão quanto à repercussão que sua mensagem poderia ter. Todavia, tal fato não exclui o dolo [intenção].

(As informações são do R7)

7 pensou em “Estudante que ofendeu nordestinos no Twitter é condenada

  1. Eu sou nordestina e ñ sei o q muda das pessoas do Sudeste para as do Nordeste no jeito q eu respeito as pessoas do Brasil todo !Ela também tem q respeitar!
    espero q ela agora aprenda e pense antes de julgar os nordestinos !=)

  2. Essa moça tem que ser enquadrada na constituiçao federal com rigor, será que ela nao sabe que no Art. 5º todos sao iguais perante a lei, mais como somos todos diferentes um do outro é que devemos respeitar uns aos outros independente de raça, cor, religiao. E regiao como ela diz e discrimina. Por favor linda respeito é bom e tenho certeza que todos gostam.

  3. Essa cidadã quer cometer um genocidio! Mais será se ela sabe o que quer dizer Genocidio? O que seria de vcs se nao fosse os nordestinos.

  4. Eu não sei Pq esse preconceito com nordestino … alguem pode explicar pq essa falta de respeito com um povo que não merce…. Paulista coloca um (R) aonde não tem, outras pessoas de outras regiões ”implantãm” um (S) no meio da frase ! AAhh! mas eles podem, o nordestino sofre preconceito com tudo, sobre e acima de tudo nordestino tambem é gente !! Além disso cidades do nordeste foram escolhidas atraves de pesquisas como algumas das mais belas do Brasil !! Não é só o Rio de janeiro é São Paula por serem grandes Metropoles que podem ser lindas ! pobresa existe em todo luagar principalmente no Brasil ! Mas ninguem é pobre porque quer … Alagoas , Pernambuco Etc. São Estados do Nordeste que tem casa cidade historica, cada cidade maravilhosa … Mas existe pessoas que antes mesmo de visitar o Nordeste que antes mesmo de conhecer um Nordestino já está :” falando bosta” , quem não já escutou falar sobrer Ivete Sangalo .. sobre nosso Rei do Baião Luiza Gonzaga ? então eles são nordestinos nem por isso deixam ou/e deixaram de ser grandes nomes da música…!! Todos nós temos rostos e cores diferentes mas somos iguais perante nosso criador !
    Obrigada pela Atenção!
    Atensiosamente uma NORDESTINA que já mais tera vergonha de dizer que nasceu , viveu e vive-rá nesse lugar tão lindo e cheio de novidades que é o NORDESTE !!

    FALO DE: (Maceió-Al) Nordeste

Os comentários estão fechados.