Caso Décio: depoimento que “incrimina” capitão da PM é vago

É extremamente vago o depoimento do pistoleiro Jhonatan de Souza – acusado de assassinar o jornalista e blogueiro Décio Sá – que acabou por levar o capitão Fábio Aurélio Saraiva Silva, o Fábio Capita (foto), à prisão por envolvimento no crime.

Em depoimento à polícia, o assassino confesso disse:

“QUE esta arma foi o capitão quem deu a Bolinha”

Não há referência ao nome, tampouco Jhonatan diz ter feito qualquer contato com o capitão.

É bem verdade que, se o executor de Décio não conhecia o capitão, seria praticamente impossível ele saber das relações deste com o agiota.

Mas, pelo que a polícia descobriu, Jhonatan já trabalhava há algum tempo com a quadrilha que contratou a morte do jornalista. E os investigadores também levaram isso em consideração antes de determinar a prisão do oficial.

Discussão

A prisão de Fábio Capita foi motivo de acalorado debate na comissão de delegados que trabalharam na Operação “Detonando”, dias antes da deflagração da ação. Dos doze, pelo menos nove defendiam a detenção do oficial, mas não concordavam com sua apresentação junto com o bando.

Julgavam haver poucas provas e indícios contra o PM e queriam mais tempo para averiguar a situação específica do policial.

Mas três deles ponderaram que, se a prisão de Fábio fosse mantida em sigilo e a imprensa descobrisse, a opinião pública poderia voltar-se contra toda a operação.

10 pensou em “Caso Décio: depoimento que “incrimina” capitão da PM é vago

  1. Num caso de repercussão como esse do Décio Sá, o simples indiciamento, quanto mais acompanhado de prisão, é suficiente para arrasar a moral e a vida de um inocente e sua familia inteira, se for inocente !. Se a única evidência era essa aí que o boog afirma, o depoimento, então a policia errou e errou feio. Até porque no curso das investigaçoes seria e é perfeitamente possivel identificar de quem realmente era a arma.

  2. Um absurdo se prender alguem por mera especulacao ou depoimento de um bandido que ja matou mais de 30 pessoas.
    O cara é elogiado dentro da polícia, tem anos de trabalho a favor da sociedade e recebe uma tratativa dessas por preocupacao da polícia com a opiniao pública.

  3. Gilberto veja que a prisão do capitão se deu por puro capricho de alguns delegados que em favor da possivel repercussão da opinião pública acharam melhor jogar na lama mesmo sem qualquer convição a carreira de um oficial que até que se prove ao contrario vinha prestando relevantes serviços ao Estado. Mas faço a uma pergunta a vc e a esses delegados hipocritas que resolveram prender o capitão: Se fosse um delegado citado pelo bandido será que teriam a mesma postura. Todos nós sabemos a resposta. O que é mais lamentável é o Secretário de Segurança não ter se posicionado em relação ao fato não no sentido de defender o capitão mas de preservar a imagem da policia militar que foi terrivelmente atingida pelo episódio. Espero que o Comando da PM se manifeste de forma contundente e que seja dado ao cap. fábio a oportunidade de se defender depois do violento massacre midiatico a que foi submetido apenas por mera suposição.

  4. BEM…QQ PESSOA COM UM POUCO DE MASSA CINZENTA E BOAS INTENÇÕES SABE QUE A POLICIA NÃO SE BASEOU SOMENTE NO DEPOIMENTO DO ASSASSINO PARA FAZER AS PRISÕES. ENTÃO VAMOS USAR A CABEÇA E PARAR DE FALAR BESTEIRAS. DEIXE, AGORA, A JUSTIÇA TRABALHAR.

    • Concordo com quase todas as opniões expressadas neste post, principalmente no que pertine a aparente falta de motivação para a prisão de um oficial da PM; Ao creditar-se muto valr nas palavras de um pistoleiro; No fato de poder ter havido certa preciptação quanto a prisão do referido oficial. Mas enfim conjecturemos:

      1 – A prisão não pode ter sido meramente algo planejado por alguns Delegados como descreve leitor acima, bisto que foi decretada por Juiz de Direito e para tanto há de se demonstrar cabalmente indícios suficientes de autoria e materialidade;

      2 – Lembremo-nos ainda que o Inquérito Policial e toda a investigação ‘tramita’ sobre sigilo e nem mesmo dentro da Polícia Civil sabe-se muito sobre o desenrrolar dos atos investigativos….Essas informações são gerenciadas pelos condutores da Investigação policial;

      3 – O Oficial em questão por duas ou três vezes foi ‘convocado’ ara apresentação a imprensa, oportunidade onde teria a possibilidade de manifestar-se. Entretanto em todas elas o ato foi frustrado…..
      4 – Até onde se sabe o oficial era muito bem avaliado no que pertine o desenvolvimento de suas atividades profissionais. Ainda não se veinculou nenhum outro fato que desabonasse sua conduta profissional….

      5 – Por fim, comenta-se que haveriam gravações telefônicas das converas mantidas pelos investigados e essas seriam o fundamento principal da prisão do PM. Más tudo ainda esta sob o manto das especulações.

      Destarte teremos que aguardar o oferecimento da denúncia pelo MP para enfim atribuir-se publicidade ao processo respectivo para conhecermos todos os detalhes do caso…

Os comentários estão fechados.