ESCUTEC: Castelo e Tadeu empatados na ponta

A primeira pesquisa Escutec realizada após a confirmação dos candidatos a prefeito de São Luís – contratada pelo jornal O EstadoMA – revela empate técnico entre o atual prefeito, João Castelo (PSDB), e o ex-prefeito da capital, Tadeu Palácio (PP).

Se as eleições fossem hoje, revela o instituto, o tucano venceria com 26,3% dos votos. Tadeu teria 25,3%. Como a pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

O deputado federal Edivaldo Holanda Junior (PTC) aparece com 17,4% das intenções de voto. Eliziane Gama (PPS) é a quarta colocada, com 8,8%¨, seguida por Haroldo Saboia, 3,5%; Washington Oliveira, 3,4%; Marcos Silva, 2,9%; e Edinaldo Neves, 0,4%.

Não sabem, ou não responderam somam 3,8% e os que declararam não votar em nenhum deles, 8,5%.

Rejeição

No quesito rejeição (veja quadro ao lado), João Castelo segue imbatível. Com a administração reprovada por 61% dos 800 entrevistados, o atual mandatário da Prefeitura de São Luís é rejeitado por 42,9% dos eleitores da capital.

Outros 17,4% dizem não votar em Tadeu Palácio (PP) e 8,5% em Haroldo Saboia – vá entender a rejeição de um cidadão que “não fede nem cheira”.

Percepção de vitória

Dado curioso da pesquisa é o que se chama de percepção de vitória. Apesar de empatado tecnicamente com Tadeu, com rejeição de mais de 40% e tendo sua gestão desaprovada por 61% do eleitorado, Castelo foi apontado por 23,9% dos entrevistados como vencedor das eleições deste ano.

Para 14,9%, o vencedor será Tadeu Palácio e 8,3% acham que será Edivaldo Holanda Júnior o novo prefeito de São Luís.

A pesquisa Escutec, contratada pela Gráfica Escolar S/A (O EstadoMA), foi realizada entres os dias 4 e 6 de julho, ouviu 800 eleitores com idade acima de 16 anos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais, ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O registro no TRE foi feito sob o protocolo MA-042/2012.

12 pensou em “ESCUTEC: Castelo e Tadeu empatados na ponta

  1. Castelo precisaria iniciar ao menos com os 40% com que iniciou a campanha passada. Essa tal percepção favorável se explica pela tradição de uso da máquina, que traduz-se em derrame de muito dinheiro. Para azar de Caostelo, a compra de voto tem alcançe máximo de 12 a 15%.
    A deputada Eliziane Gama está por conta não se sabe de quê ! Não tem nem o próprio partido, não tem tempo suficiente de TV, não tem apoios significativos. Provavelmente tá se achando a bala que matou o Kennedy. Vai descobrir de forma amarga, que se pode sair menor do que se entrou numa eleição. Gente sem juízo como ela, ainda sai botando a culpa nos outros pelas toulices que faz.
    W. Oliveira tem um colosso na sua retaguarda ( Lula, Dilma, Rose), uma verdadeira máquina, mas sua trajetória pessoal prova que é péssimo piloto.
    Edivaldo Júnior é uma promessa , começa de um bom patamar, tem partidos e apoios significativos. Precisa melhorar o discurso, superar o público gospel, que é numeroso, mas ainda minoritário e além disso dividido. Para conferir o que eu digo que designe o pai para fazer um levantamento e vai descobrir que tem mais pastores em outros “projetos”( projetos atraentes).
    Haroldão tem a oportunidade de se reposicionar na esquerda, resgatar-se . Se porém atacar a própria esquerda, passará a imagem de que favorece o atraso, descontentará o público que ainda pode engraçar-se com ele e , quem sabe dar-lhe uma nova chance em 2014.
    Tadeu tem um bom recall, tanto positivo quanto negativo, conta com muito recurso pra estrutura de campanha. Vai ter de sforçar-se pra explicar o abandono da Cidade no último ano da administração. Não é muito diferente do Castelo nem moral e nem administrativamente( o secretariado guloso já está até montado).
    Ednaldo Neves lidera bem os vereadores de seu partido, o que lhe dá uma boa militância nos bairros, habilita-se a ser um fiel de balança. É óbvio que tem poucas chances de disputar a cabeça da disputa.
    Marco Silva cresce a cada eleição, faz a divulgação do programa de seu partido. Tem agido com responsabilidade política, diferentemente do Saulo, que era do psol, que na eleição passada se dedicou a atacar a esquerda parecendo estar financiado pela oligarquia. Saulo deve estar satisfeito com o desperdício do dinheiro público na construção de hospitais que não vão funcionar.
    O quadro é muito interessante, vamos ver como é que fica.

  2. Como Castelo venceria hoje com 26,3% das intenções de votos? E em relação ao segundo turno não foram feitas simulações?

    • Não… como há muitos candidatos, seriam necessários 36 questionários diferentes para simular o segundo turno… a partir da próxima pesquisa, o Escutec – com autorização da Justiça Eleitoral – estabelecerá parâmetros de corte, para colocar apenas os candidatos melhor colocados nessas simulações…

  3. Isso so confirma o favoritismo do nosso prefeito Castelo e quando começar os debates Tadeu irá cair, EdivaldoJr nao vai passar dos 20 por cento esse dai vai ser ferrar, era melhor Flavio Dino ter apoiado Tadeu seria mais lucrativo pra ele e pro grupo. Mais estao confiantes q vao ganhar a Prefeitura ta ai pra ele, ainda vai sair desgastado da campanha pra prefeito sem eleger seu pupilo HOLANDINHA KKKKKKKKKKK.

  4. Meu caro Gilberto,
    A analise q faço, dessa primeira pesquisa, considera dois fatores que na minha avaliação são preponderantes nessa fase inicial da campanha: 1º. O programa do TRE, dos partidos, permitiu que Castelo e Tadeu permanecesse na mídia, pelo menos dois meses, (agora recente em maio e junho). Permitiu até que os dois fizessem propaganda antecipada. O programa do PTC , de Edivaldo Holanda Junior, ao contrário, foi ao ar no inicio do ano sem que ainda houvesse definição de sua candidatura. De lá até até aqui teve pouca exposição. 2º. O lançamento da candidatura de Junior, nas ruas, foi agora dia 6, justamente no encerramento das pesquisas, logo, é natural que ele permaneça com os mesmos números das pesquisas anteriores. O que vai valer é daqui pra frente. `´E necessário, contudo, a analise das pesquisas qualitativas. Edivaldo Junior tem uma linha de crescimento ascendente e permanente. A rejeição, cujos indicies, no caso dele, é normal, ao contrario dos outros dois, tende a baixar. Por isso, avalio que essa pesquisa pouco revela da realidade das preferencias dos eleitores de Edivaldo Holanda Junior, nesse inicio de campanha. Um abç do Milton Calado

Os comentários estão fechados.