Conta rejeitada leva a impugnação da candidatura de Tema em Tuntum

O ex-prefeito de Tuntum Cleomar Tema Cunha (PSB), candidato a prefeito da cidade nas eleições deste ano, teve a candidatura impugnada pelo PRTB, na terça-feira (10).

O partido pede a cassação do registro de candidatura dele baseado em certidão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que confirma a desaprovação das contas apresentadas em 2003 pela Prefeitura de Tuntum, durante a gestão de Tema (veja documento abaixo). A decisão foi publicada no Diário Oficial em 2008, a partir de quando deve ser contado o período de inelegibilidade de oito anos do candidato, como manda a Lei da Ficha Limpa.

Além disso, o ex-prefeito teve as contas referentes ao exercício financeiro de 2007 também rejeitadas. Mas estas ainda não foram definitivamente julgadas devido a um pedido de vistas do conselheiro Raimundo Oliveira Filho, que alegou falta de documentos e pediu mais tempo para analisar os processos (reveja).

A partir da última terça-feira (10), a defesa do candidato tem um prazo de sete dias para contestar o pedido de impugnação da candidatura. O limite para a Justiça Eleitoral julgar todos os recursos sobre processos de registro de candidaturas às eleições municipais encerra-se no dia 23 de agosto.

Rapina

O candidato do PV à Prefeitura de Tuntum foi um dos principais alvos da Operação Rapina, deflagrada pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal em 2007 e que denunciou à Justiça Federal 22 pessoas acusadas de fraude de recursos públicos. Todos os envolvidos foram presos naquela ocasião.

No apartamento de Cleomar Tema, em São Luís, a Polícia Federal apreendeu, na época, documentos que comprovariam as denúncias de desvio de dinheiro público e fraudes em licitações, além de R$ 25 mil em dinheiro e um valor não informado em dólares.

23 pensou em “Conta rejeitada leva a impugnação da candidatura de Tema em Tuntum

  1. Torna-lo inelegivel é pouco.Cadeia e confisco de bens é mais adequado aos inumeros crimes de improbidade que ele cometeu.

  2. Pq motivo, vc retirou o post do NENZIM? Eu acho até ser desnecessário, nós leitores, copiar textos e mais textos. mas. diz mesmo pq retirar o post?

  3. Eta , como DEUS é justo. Esse canarara aterrorizava seus adversarios, ditava palavras de ordem aos aliados , se acha um verdadeiro deus, só que ele esqueceu que tem uma força que vem do além que merece reverencia e respeito. Quem semeia vento colhe tempestade.

  4. Tchauzinho teminha teu tempo passou tú que tanto se achava tão importante agora se lascou! Bem feito. Lembra das aflições de helio e pires? Lembra das esculhambações que deste na familia leda? Cade o homem que nao conhece derotas?

  5. nossa eu não sabia que vc gilberto era quem julgava se um pre camdidato pode ou não ser candidato. como vc diz que a candidatura de dr tema foi impugnada sendo que nem uma ainda foi julgada no maranhão; a adversária do tema deve tar te pagando muito bem para vc mentir em?

    • E quem disse que sou eu quem julga? Antes de vir falar bobagens aqui, estude um pouquinho que seja. A impugnação não é uma condenação, é apenas uma contestação. O MP, os partido e qualquer candidato pode impugnar uma candidatura… Quem julga se a impugnação deve gerar cassação de registro é a Justiça Eleitoral…Explicando mais uma vez: a Justiça CASSA o registro de candidatura, quem impugna é o MP, os partidos políticos ou outros candidatos… Veja no dicionário: “Impugnar: Pugnar contra; combater, contrariar, refutar; Opor-se, resistir a”.
      Ao invés de corrigir-me, aproveite para aprender um pouco de português. E mais: saiba que errados estão aqueles que escrevem “MP PEDIU a impugnação”. Não se “pede impugnação”, se impugna… O problema é que muita gente confunde a impugnação com condenação, cassação, o que não é. A impugnação é apenas uma “oposição”, uma “contestação”.
      Deu pra entender?

  6. Impugnação de candidatura do Tema é pouco. por tudo que já aprontou na vida pública, pelos desvios de recursos do município de Tuntum, ele já devia era estar cumprindo pena em algum presídio de segurança máxima.

    Dos mais de trinta milhões recebidos de convênios celebrados com os governos Zé Reinaldo e Jackson Lago, ele deve ter desviado mais de um terço.

    Só um pequeno exemplo: em 2008 o Governo Jackson (leia-se Helena Duailibe) transferiu para Tuntum cerca de 8 milhões para aquisição de medicamentos…Nenhum medicamento foi comprado com tais recursos.

    Outro esquema para receber recursos de convênios e não aplicá-los corretamente foi armado com a Secretaria de Infraestrutura, comandada à época por Telma Pinheiro. Quase todos os objetos dos convênios firmados com a SINFRA diziam respeito à “construção de sistema de abastecimento de água”. Alguns sistemas foram construídos parcialmente, outros não saíram do papel. Até povoado fictício ele criou para receber recursos – um tal TUIUIU. Só agora estamos sabendo que esse povoado fica no município de Caxias, o que deixa mais clara ainda a mutreta. Coisas da dupla Tema-Coutinho!

    Nessa época a certeza da impunidade era tanta que o contador dele, o “honesto” Waldely Leite (preso também na Operação Rapina I), montador de processos licitatórios, incluiu na Comissão de Licitação da prefeitura de Tuntum uma senhora que nunca pisou aqui. Com certeza ela não conhece Tuntum. Trata-se de Miriam Peres de Carvalho (procurada pela polícia federal), que, na verdade, mora em Nina Rodrigues. Faz parte da corja da prefeita deste município (também presa na Rapina I).

  7. Impugnação de candidatura é pouco pra esse Teima. Carlinhos Cachoeira é fichinha perto dele.

  8. Quem perde é o POVO de TUNTUM. A cidade precisa de TEMA novamente. Ele é o maior e melhor Prefeito que a cidade já teve.

  9. O tema vai provar do mesmo veneno que ele deu pro Pires Léda na campanha passada. Onde o persequiu até as ultimas instancias.

  10. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK, dá vonte de sorrir mesmo .. Pensava que era o tribunal que julgava os processos nao bloguerios que recebem dinheiro pra tentar queimar candidatos com o poder do Dr.Tema. Dia 7 de Outubro vou rir da cara de tanta gente que ta tentando denegrir a imagem desse homem que so fez o bem ao minicipio. 40 Vamos a Luta!

    • Já expliquei isso duas vezes aqui no blog, mas explico de novo, sem problemas… Só na sua cabeça de vento “impugnação” é condenação… A impugnação, meu caro Felipe Araújo, é uma contestação… Quando se diz: “Conta rejeitada leva a impugnação da candidatura”, leia-se: “Conta rejeitada leva a CONTESTAÇÃO da candidatura”. Quem julga se a impugnação/contestação procede é a Justiça Eleitoral.
      Isso está claro a qualquer leitor com o mínimo de inteligência, o que não parece ser o seu caso.
      Mas acho que depois dessa aula de pra esclarecer as dúvidas. Ou precisarei desenhar?

  11. kkkkk

    Engraçado isso… Tema fez casas populares, estádios, colegios, reforma de praças, iluminação pública… E aindam o criticam, por mim se todo candidato roubasse mas fizesse o que ele fez pelo tuntum, já tava bom demais… Vamos ver o que o prefeito que apoia Ana Isabel fez, alguém pode dizer? kkk Claro que não, mas eu posso dizer fez os “quebra carro” acho que ele queria fazer quebra-molas, kkk mas nem isso acertou, hunn a fazenda dele tá muito LINDA! Nossa uma potencia, o mercado ele não teve competencia nem para terminar, as casas populares quase dentro do cemitério (acho que ele queria fazer casa para cachorro), mesmo assim não terminou e foram envadidas, depois da politica ele vai colocar o povo pra correr de lá… Bem e a atual andidata e ex vice prefeita? Há essa eu lembro bem, era vice de Tema na operação Rapina, primeira dama, irmã dos ***** (nem precisa dizer os nomes) e as festas? os abraços? kkk sim ela abraçava todo mundo morta de bêbada foi a maior vergonha que uma primeira dama poderia ter feito ao povo de Tuntum, mas ainda assim há quem goste… Casada ela? han han.. Outra mentira ela é apenas amigada com Claúdio Azevedo, pois até mesmo no registro da sua candidatura mostra seu estado civil como DIVORCIADA enquando que o nosso Tema é CASADO com uma linda forasteira de Presidente Dutra, essa vai mostrar as uninhas quando for primeira DAMA mesmo, pois já anda se achando demais. Falta passar o carro por cima dos pobres. Mas bem voto em Tema pela pessoa dele.

    Abraços a todos e publiquem meu comentário se isso não for apenas puxação de saco, quero meu direito a liberdade de expressão.

Os comentários estão fechados.