Lago do Junco: STF derruba mais um acórdão do TRE e indefere candidatura de Edina Santos

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu, na última quinta-feira (27), liminar proferida pela coligação “Unidos por Lago do Junco”, encabeçada pelo atual prefeito, Haroldo Léda (PSD), e suspendeu os efeitos de acórdão proferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), que havia liberado a candidatura da ficha-suja Edina Santos (PT) à Prefeitura de Lago do Junco.

A decisão foi publicada nesta segunda-feira (1°). “Ante todo o exposto, com base no art. 14, inciso II, da Lei nº 8.038/1990 e no art. 158 do RISTF, defiro o pedido de medida liminar para suspender, até o final do julgamento da presente reclamação, a eficácia do acórdão proferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão nos autos do recurso eleitoral 115-88.2012.6.10.0074. Comunique-se, com urgência, transmitindo-se cópia desta decisão, ao TRE/MA”, despachou a ministra.

Condenada em 2010, por compra de votos nas eleições de 2008, a petista teve o registro indeferido pelo juiz de base (reveja), mas deferido no TRE, por quatro quatro votos a dois.

O blog apurou que, agora, a candidata Edina Santos já estuda indicar o marido, o empresário Osmar Santos – da W.O. Engenharia -, para concorrer no lugar dela. A ideia seria manter a campanha normalmente até a sexta-feira (5), quando a petista, então, abdica definitivamente da disputa.

Mais uma

Com a suspensão do acórdão, essa é a terceira vez que o STF ensina aos julgadores da Corte Eleitoral maranhense como se aplica a Lei da Ficha Limpa.

Além de Edina Santos, já caíram, via decisões liminares do STF, as candidaturas de Beto Rocha (PMN) e de Marconi Duailibe (PSDB), ambos também fichar-sujas (reveja aqui e aqui).

As três liminares valem até o julgamento do mérito.

37 pensou em “Lago do Junco: STF derruba mais um acórdão do TRE e indefere candidatura de Edina Santos

  1. Em todo processo de ensinamento, necessário se faz que o receptor queira aprender. O STF, quando se posicionou acerca da retroatividade da chamada Lei da Ficha Limpa, o fez de forma tão clara e objetiva que da leitura, mesmo por não juristas, não resta qualquer dúvida. Por que será que alguns membros no nosso TRE se esforçam para encontrar outra interpretação? Será que falta cérebro ou será por motivos inconfessáveis. Fica, aí sim, uma cruel dúvida.

    • com certeza esses julgadores do tre ma […] para deferir candidatos fichas sujas??????? sera se nao tem alguem pra julgar esses desembargadores maranhenses e indeferir o diploma deles sera em ????????????

  2. Não tem pra ninguem, Lago do Junco já escolheu vai votar 13 dia 07 de outubro, é Edina e Dr Osmar, o povo cansou de tanta enrolação e roubo.

  3. será porque que o atual prefeito não foi caçado, será que ele tem alguém que proteja de cassação? ele é mais sujo do que pau de galieiro, isso é uma armação dele contra dona Edna, ele quem comprou o senhor ara dizer que foi ela quem comprou o voto dele.

  4. gostaria q o sr gilberto publica a atual situaçao do prefeito da cidade de lago do junco q no divulgacand se encontra igual a de edina.

      • você tá certinho Gilberto,Haroldo e Leonel são filhos de Lago do Junco e esse povo ai fazer o que em Lago do Junco,me responde uma cidade pacata,hospitaleira pra quer andar de segurança amedrontando o povo, se ela chegar a ser prefeita o que vai fazer com nosso Lago…

  5. NESSAS ELEIÇÕES O TRE-MA SE TRANSFORMOU EM UM BALCÃO DE BARGANHAS UMA LAVANDERIA DE FICHA SUJA,NÃO TEM OUTRA EXPLICAÇÃO TEM COISA SUJA POR TRAZ DESSAS DECISÕES E O POVO PARECE GOSTAR DESSAS SUGEIRAS POIS OS FICHA SUJA TEM MUITO APOIO . POBRE MARANHÃO!

  6. Se você não quer ser imparcial (nem tem como ser), deveria ser mais educado nas respostas que dá para aqueles que ainda perdem tempo em acessa-lo.

    • Mostre-me uma resposta mal-educada, Zezé… ser duro não é ser mal-educado… tenho firmeza em meus argumentos, só isso…

      • É isso ai Gilberto, continue fazendo seu trabalho, que vc não esta falando nenhuma mentira no seu BLOG,tudo é comprovado… diferente deles que contrataram um blogueiro, para postar mentiras a respeito do prefeito Haroldo Leda.
        O jornalista […] divulgou no seu blog uma coisa que vai comprometer sua carreira, porque é ele é mentiroso e seu trabalho é sujo, diferente de voce, que está fazendo um otimo trabalho, não é a toa que é um blog bastante acessado.

    • E vc ainda perdeu seu tempo acessando o blog dele?
      Cai na real Maria Jose, Haroldo LÉDA vai ser prefeito novamente, doa a quem doer, e depois será o Leonel, se não quiser ficar na graxa pois vem logo p nosso lado.

      kkkkkkkkkkkkk

  7. Imparcial tá na cara que você não é. Agora, como jornalista, você poderia informar a situação do seu primo Haroldo Leda que é tão ruim ou pior que a da Edina. […]

    • Maria procura argumentos para poder debater com alguem, prove porque que o Haroldo é pior que a Edina! Voce conhece a Edina??
      Procure falar menos que é melhor, para vc nao falar tantas asneiras.

  8. Essa cambada de alienados está desesperada e isso pode ser perigoso sob o ponto de vista de segurança. É prudente se ter muito cuidado e não se expor demasiadamente. Na segunda-feira tudo estará esclarecido e calmo sob esse aspecto. Aí, então, é hora da festa.

  9. Ja chega de demagogias. Já estamos estafados de tanto sermos tratados como ignorantes (na questão inteligencia), chega de sermos subestimados, o povo de Lago do Junco é que decide. Portanto a mudança é agora. A mudança é Edina 13.

  10. gostaria de saber qual é o processo e osmar fonseca que o eixou pendente em lago junco

  11. no divulgacand mostra que osmar fonseca que concorreu com dr haroldo leda esta como subistituto pendente de julgamento o uqe significa isso?

Os comentários estão fechados.