Denúncia sobre milícia deve ser, no mínimo, apurada

Para além do embate entre João Castelo (PSDB) e Edivaldo Holanda Júnior (PTC), o vídeo acima, em que um grupo de militares anuncia a formação de um “serviço de inteligência”, deve ser melhor apurado pelas autoridades de polícia, judiciárias e eleitorais do estado.

Está claro que militar também vota e tem direito, como cidadão, de expressar a sua preferência política. Mas formar milícia para atuar mesmo após as eleições, até 2014, como o líder Jean Marry diz claramente em seu discurso, é crime previsto constitucionalmente.

“Este é um comitê permanente, é o comitê dos militares para 2014. Para libertar o Maranhão”, diz o bombeiro, que é mais incisivo adiante: “É, serviço de inteligência. Nós não vamos aqui dizer porque é uma coisa muito louca. É PIOR DO QUE O GRUPO QUE MATOU OSAMA BIN LADEN.Nós sabemos quem são as pessoas que estão aqui. A gente vai ligar para as pessoas para marcar essa reunião porque, embora em número pequeno, mas nunca em desvantagem. Para acabar um grande exército, basta um grupo de elite, pequeno só. Nós temos essa capacidade. Nós temos essa tática militar.Por isso que o nosso comitê é feito diferente, para demonstrar o que nós somos aqui. (…) Vocês não têm identidade, tá certo? Ninguém tem identidade. O homem do Serviço de Inteligência não tem identidade. Ninguém sabe quem é ele, entendeu? (…) Nós temos um trabalho dentro da comunidade (…) E, aí, a partir de segunda-feira, dentro dos quartéis (…) Vamos mostrar para o nosso adversário que, com o 36 e com os militares, não se brinca”.

Ao blog, ainda na tarde de ontem, a assessoria de Edivaldo Holanda Júnior – que participou da reunião -, informou que recebeu com naturalidade o apoio dos  militares. Justamente sob o argumento de que a categoria, composta de eleitores, tem direito de escolher quem eles acham ser o melhor candidato.

De qualquer forma, militar “liberta o Maranhão” é dando segurança ao seu povo. Não montando “serviço de inteligência” para atuar politicamente. Até o dia da eleição, pouco podem fazer pelo candidato do PTC.

As autoridades devem ficar mesmo de olho é em como eles atuarão nos próximos anos, até a eleição para o Governo do Estado.

De qualquer forma, é um problema a mais para a candidatura petecista.

43 pensou em “Denúncia sobre milícia deve ser, no mínimo, apurada

  1. Olha, Giberto! É certo que os militares estão apoiando o Edivaldo, mas é nítido que esse vídeo possui edições que o tornam de autoria duvidosa. Não duvido que seja uma armação do Castelo para prejudicar o Edivaldo. Mas, enfim, deve sim ser apurado. Não acredito que eles tenham falado tanta bobagem assim em público, sabendo que hoje todo mundo pode gravar. O desespero de Castelo é assustador.

    • Por isso mesmo é necessária apuração rigorosa… Se for fraude, quem produziu deve ser punido exemplarmente tb

      • Primeiro: ele não falaram as “bobagens” em público. Se você assistiu ao vídeo, viu que essas “bobagens” foram ditas em uma roda, um pequeno grupo. Outra: podemos ver de forma clara Jean Mary discursando, bem como o Edivaldo. Agora eu pergunto: a polícia não era pra manter a ordem pública?! É assim que irá se manter essa ordem?! “… Mostrando ao adversário que com o 36 e os militares não se brinca…”?!

          • Gilberto,
            Esse comentarista acima, que sequer se identifica, faz uma defesa desconexa e descompassada de castelo.

            Mas como observadores devemos fazer algumas anotacoes:

            1) nao ha crime eleitoral nesse fato. Ja pedi em varios outros blogs que alguem me citasse qual o crime eleitoral e, obviamente (pq nao existe) ninguem se manifestou;

            2) pode haver algum “abuso de poder politico” por parte de edvaldo? O abuso de poder politico ocorre qdo ha utilizacao de cargo, funcao ou recursos publicos para turbinar determinada candidatura. O TSE sedimentou a jurisprudencia de que e necessaria prova robusta e incontroversa de que houve abuso nos termos referidos.

            Em nenhum momento os militares dizem “qual o projeto”, “qual o objetivo do servico de inteligencia”. E, sinceramente, um jornalista da sua envergadura, nao se deveria mais impressionar pelo siples fato de alguem se referir que “E PIOR QUE MATOU MAToU OSAMA BIN LADEN”. Figuras de linguagem, alias, sao comuns em discursos politicos.

            E ainda que se assumisse que tenha havido alguma intencao de abusar do poder politico, nao se punem, a esse titulo, os “atos meramente preparatorios”.

            3) os militares, esse sim, podem ter cometido crimes militares. Contudo, o cabeca deles foi vice de Eliziane Gama. O militar, quando afastado, pode exercer ativida politica, partidaria e ideologica, conforme lhe convier, e ao menos 03 dos policiais visto em cena estao afastados do servico…A Constituicao Federal, no art. 12, Paragrafo 8 estabelece que ” O MILITAR ALISTAVEL E ELEGiVEL”, atendidas algumas condicoes.

            Essa e uma analise imparcial e descompromissada.

    • Caro amigo Gilberto Léda, o jornalismo é uma profissão muito digna e admirável quando usada pra levar a informação ao telespectador de forma clara e imparcial, admiro parte do seu trabalho, porém, acho que deixas a desejar, quando você se posiciona da forma que você vinha se portando esses últimos dias, a população já está cansada desse jornalismo chinfrim, manipulado, onde o jornalista que é formador de opiniões é usado e deixa usar em defender os seus próprios interesses

  2. A VERDADE É QUE POLÍTICA NO MARANHÃO VIROU UM LAMAÇAL SEM FIM, BAIXARIA DE TODO TIPO, VALE DE TUDO PARA DENEGRIR UM CANDIDATO E NESSA RETA FINAL VAI SURGIR DE TUDO, PODE APOSTAR QUE CASTELO SÓ TEM ESSA ALTERNATIVA E EM MATÉRIA DE BAIXARIA, A DUPLA CASTELO E ZÉ REINALDO É PRATICAMENTE IMBATÍVEL.

  3. Os militares vão dar total apoio ao Edivaldo?! Então ele garantiu meu voto. Tava em dúvida em qual candidato escolher, mas após esse vídeo, me decidi pela segurança. Agora sou 36.

  4. O vídeo é uma montagem grosseira da TURMA DO MAU ( RICARDO MURAD ) que já declarou apoio ao CAOESTELO, mas o maranhão dará a resposta. Votando no EDIVALDO HOLANDA.

  5. Que problema há na formação de um comitê de profissionais da categoria de militares com ideologias de mudanças? Na gestão do prefeito João Castelo isso na verdade é a coisa mais comum do que se pode imaginar. A exemplo da categoria de professores, cooperativados, pais de alunos e comunidade em geral que SOFRERAM com a negligência do prefeito. Eu senti na pele. É claro, que os militares não podem ultrapassar os limites da legalidade de ação, mas podem sim expressar seus anseios.
    A verdade é que a campanha do senhor prefeito é que tem feito terrorismo em suas propagandas contra o candidato Edvaldo e diga-se de passagem, essas campanhas tem em um formato ultrapassado e ridículo. Estudos nessa área considerariam a companha do senhor prefeito de São Luís com semelhanças típicas de coronéis, querendo impor, por força, uma ideia que não convence mais, através dos meios de comunicação de massa.
    Se os “pensantes” da campanha do prefeito fossem mais inteligentes, não fariam a metade de besteiras que fazem. São propagandas forçadas, esteticamente ridículas e mascaradas. Se estudassem mais veriam que este modelo é defasado. Atualizem-se, queridos!!! Vocês ainda estão no século passado e é por isso que desta eleição vocês não passam!!!!!
    Gente, os tempos são outros!!! A população está instruída, a população está informada. A população consegue fazer juízos de valores coerentes. É fato que os meios de comunicação de massa são manipuladores, mas as evidências estão aí diante dos nossos olhos. Ninguém aguenta mais discursos coronelistas e ultrapassados!!!! Fazer política em cima de leite e roupa, por favor, né? Esse leite é péssimo, eu já tomei e quase vomitei. E as fardas são muito mal feitas.
    É, minha gente, o dinheiro muitas vezes fala mais alto e percebo isso, em uma espécie de fanatismo por parte daqueles que tem uma boquinha na prefeitura e não querem perder.
    Não acho que o Edvaldo é o salvador da pátria. Mas tenho certeza que São luís merece evoluir. E espero ansiosamente ver a prefeitura de São Luís sem João Castelo.
    O povo vai vencer e irá provar que não são idiotas manipulados por políticas tendenciosas. E a prova será o resultado nas urnas das eleições para segundo turno em São Luís!!!!
    VIVA A LIBERDADE!!!!!!!!!!!!

    • Olha só, entendo que o vídeo está editado e que a denúncia é bem menos grave do que tentam fazer parecer. Mas não se pode negar que os policiais e bombeiros em questão cometeram, no mínimo crime militar… Que deve ser apurado e punido rigorosamente… quanto ao aspecto político, não entendo como essa reunião possa influenciar no resultado do pleito… principalmente agora, que o vídeo foi revelado… mas aguardemos o desenrolar dos fatos.

      • Não é “tão grave”? meu amigo vc ta de brincadeira! Independente de quem eu ou voc~e escolha como candidato, isso que acabo de assisitir é um absurdo e em qualquer país civilizado Edivaldo ja teria renunciado a candidatura ou a justiça o teria banido do pleito. Não interessa em que A B ou C vota, isso é democracia e cada qual escolhe o seu, mas o video é gravíssimo!

      • concordo plenamente com você Gilberto Leda, as pessoas precisam ampliar suas mentes, votar em castelo ou edivaldo esse não é o problema, o problema é fazer vista grossa as ações desses candidatos. você votar em um candidato, não exclui críticas suas a ele, mesmo porque eles sempre vão ter um pedaço podre para ser examinado.

  6. Eita que esses factóides so aparecem na epoca de eleição

    o mais engraçado e que pareçe que o atual prefeito , so está faltando ser canonizado de tantas coisas boas que ele diz que faz

  7. Muito me admiro com eleitores que se dizem esclarecidos e acreditam na “mudança”. Que mudança é essa?! Miliatres atuando no meio político nos próximos anos até a eleição para o Governo do Estado?! Elegendo Edivaldo agora e Dino em 2014 para governador com aquela arrogância toda?! Era só o que me faltava, em pleno século 21 viver na ditadura. Xô aventura: 45 NELES!

    • kkkkk é isso mesmo a partir de janeiro vamos ter que tomar muito cuidadeo com o que fazemos ou dizemos, será que vamos voltar a ser reprimidos nas nossas manisfestações???… os blogueiros que se cuidem, então! agora vão responder á milícia. será? voltei a ficar com medo

  8. EDIVALDO É COVARDE MESMO,CONTRATOU EDIVALDO NEVES PARA BATER EM CASTELO PARA PARECER O BONZINHO, ELE É HIPÓCRITA AINDA DIZ QUE PE EVAÉNGLICO UM PORRA DESSES, NO PRIMEIRO TURNO VOTEI EM EDIVALDO MAS AGORA EU JÁ VI QUEM É ELE REALMENTE, O CARA É HIPÓCRITA, COVARDE AINDA SE JUNTOU COM UM RATO QUE ACHA QUE A JUSTIÇA É DELE, EU TEMO QUE ESSE CARA VIRE GOVERNADOR, ARROGÂNCIA EM PESSOA VAI QUERER SER DONO DO EXECUTIVO E JUDICIÁRIO.

    • A missão,em questão, é todos eles irem à praia na segunda feira após as eleições e comemorar a vitória de Edivaldo tomando muito shop….vcs ainda não entenderam isso ?

  9. Que isso Gilberto??? O rapaz fala nos nao temos identidade, nos sabemos isso, nao temos identidade, este grupo é de inteligencia???

    Como pode um grupo formado por militares, isso é servidores publicos armados, sabe o que é isso???

    isso é ridiculo vou tirar aate a foto do castelo do meu carro com medo
    isso da ate em cassação de mandato do deputado edivaldo holanda

  10. FORÇA EDIVALDO! FORÇA FLÁVIO DINO! NINGUÉM MAIS TOMA ESTA ELEIÇÃO! FAÇAM O QUE FIZEREM, PESQUISEM O TANTO QUE PESQUISAREM! SEMPRE A VONTADE POPULAR FALA NAS URNAS! EDIVALDOO VOCE JÁ GANHOU ESTA ELEIÇÃO! ESTA É A VONTADE DO POVO DE SÃO LUIS! BASTA VER NAS BANDEIRINHAS ESPALHADAS POR TODA A CIDADE! CHOREM TODOS OS QUE PUBLICAM E EDITAM CONTRA VOCÊ NA SEGUNDA-FEIRA… VEJO SEUS COMENTÁRIOS DAQUI A UMA SEMANA…

  11. NÃO VI NADA DEMAIS AI OS MILITARES NÃO PODEM DIZER EM QUEM VOTAR, A FAMÍLIA SARNEY ESTA TRAZENDO DE VOLTA CASTELO E ZÉ REINALDO TA COLOCANDO O BATALHÃO DE BLOGUEIROS E JORNALISTA A SERVIÇO DE CASTELO. TUDO POR MEDO DE FLAVIO DINO 2014.

  12. O que se vê gilberto é o retrato de uma policia abandonada, desprestigiada e entregue a propria sorte. Sem comando desde o greve do ano passado passou a ser uma policia inerte que entendendo o desprezo com que o governo os trata resolveu partir para um embate politico como tentativa desesperada de mudar a realidade de exclusão em que se encontram. Não sei o que se passa na cabeça do secretário de segurança em acreditar nas mil maravilhas que aprega sobre a policia do maranhão principalmente em um ambiente de insatisfação gritante que reina dentro dos quarteis. A policia militar se encontra em um estado deplorável de indisciplina e assim vai continuar com conseguencias claras no aumento expressivo de criminalidade. O secretario de segurança ao inves de buscar por mecanismos que diminuam essa insatisfação sobretudo a salarial estimula ainda mais o ódio e perseguição como se não fosse receber na mesma moeda. Acho que chegou o momento tanto da categoria como do governo dialogarem em busca do respeito que deve haver entre as partes. O governo tem que ceder ja que é inadimissivel esse vacuo salarial que separa os militares dos policiais civis e os militares cabe ao serem ouvidos e atendido entenderem que tem todo o direito de participar do processo politico mas sempre de forma serena , equilibrada e sobretudo profissional ao impedirem que ocorram crimes eleitorais. Se agirem no combate aos crimes eleitorais especialmente a compra de votos darão a maior contribuição que se deseja ao processo eleitoral e para isso não precisam formar milicias.

  13. Gente o Castelo não tem haver com isso, não voto nem um e nem em outro mas pelo amor de Deus Castelo não colocou palavras na boca dos caras, nem mandou eles fazerem esse discurso. Agora td é culpa de castelo, perai tb…quem tava lá era edivaldo e não castelo…vcs largam mão de serem idiotas…..por isso vamos anular essa eleição.

  14. NÃO VI PROBLEMA ALGUM MILITARES SE MANIFESTAREM EM APOIO A UM CANDIDATO, A DOR DE CASTELO É POR QUE NÃO TEVE O APOIO DELES, UM VIDEO MAL EDITADO, MALICIOSO E COM INTUITO DE DENEGRIR A IMAGEM DE PESSOAS DE BOAS INDOLES, O QUE ESSE ” CINEGRAFISTA” ESTAVA FAZENDO LA ? E POR ACASO CAI NA INTERNET HAHAHA ESSA NÃO COLA CASTELO VITIMA NUNCA, E ESSES COMANDANTES QUE QUEREM EXPULSÃO DOS MILITARES, JA QUEREM A MUITO TEMPO, DESDE A GREVE, ISSO AÍ É SO MAIS UMA, MAS A JUSTIÇA EXISTE PARA OS DOIS LADOS. DETALHE TAMBEM ESSE TERMO USADO DE MILICIA É MUITO FORTE, SUPOSIÇÕES EXISTEM MUITAS DAÍ CASTELO TEMER A VIDA POR CAUSA DOS MILITARES COMO OUVIR NO HORARIO POLITICO, ISSO SIM É CRIME. SOU MAIS EDIVALDO MESMO, AGORA MESMO QUE É 36

  15. vi e revi esse video, alem de todo editado, ele não mostra nada com nada. Primeiro q esse discurso de Edivaldo q tem no finalzinho do video foi o q ele fez no comitê do SF. Não consegui v algo serio assim, me corrija se eu estiver errada, no video eles dizem q sao militares que vao trabalhar dentro dos bairros, pq eles conhecem a comunidade, que o papel deles é desmentir, de desfazer, de identificar algo q eles nao vao falar pq é uma coisa mto louca, q esse grupo é pior do q o q matou o Osama Bin Laden, q embora em numero menor, eles nao estao em desvantagens… é logico que tem mtas perguntas sem respostas ai, mas iae? Eu participei diretamente da politica la na minha cidade e nos tinhamos um grupo de militantes para evitar a compra de voto, q era bem comum la nos ultimos dias da eleição, ninguem dormiu saks?! nao nos ultimos 5 dias, so vigiando, coisa de louco mesmo. Imagina como deve ser aqui em São Luis?! Esses militares, ao meu vê, devem ser pra isso, mas é logico q as estrategias so podem ser faladas a portas fechadas, quem quer pegar galinha não diz xô ne?! o q eu vi nesse video ai foi uma tentava de manipular a mentes dos q o assistiram. Cara, nos demos chance pra Castelo e ele nao fez PN, acho que nao custa nada apostar em Edivaldo, se ele nao fizer nadaa, a gente tira de novo. Esse poder é APENAS nosso. O povo nao deve temer o seu governante, o governante é quem deve temer o seu povo.

  16. Eu sei que missão eh essa, eh de fiscalizar as eleições contra a roubalheira de Caostelo principalmente na zona rural, onde ele derramou dinheiro com compras de votos descaradamente, dentro até de escolas, fato esse que ninguém me contou, eu mesma vi!! Locais como a Vila Luizao onde os policiais nAo podem circular livre,ente por causa do trafico de drogas, e por Ai vai! Eh isso q eles irão fazer com o desesperado do Caostelo! E outra, eu já vi pessoas trabalhando pra ele comprando votos a mando dele claro, e digo até o preço, R$ 100,00 reais!! Ninguém me disse, eu vi e ouvi a proposta!!! Esse vídeo esta nitidamente editado!! Fora Caostelo, aceita q o povo nao te quer mais!!

  17. Caros conterrâneos de São Luís,
    provavelmente houver montagem desse vídeo em véspera de eleição e cuidadoso envio para a Internet via Youtube, esperando a repercussão e a tentativa de se beneficiar de votos perdidos pelo adversário. pois um candidato mentiroso como João Castelo, que promete ao povo o que nem jamais pensou em fazer, Filho da Ditadura, Arrogante e Anti-Democrata, surrador de estudantes, é bem capaz de ter financiado essa palhaçada, pois se o mesmo não vencer a eleição a força, vai deixar a Prefeitura de São Luís pior do que já se encontra e vai perder a boquinha, pois ele ainda não roubou o suficiente (ele quer é mais tempo) . Lembrem-se que o Sr. Castelo quando governador deixou o Estado do Maranhão super endividado, pois fez obras eleitoreiras e super obras, como exemplo o Castelão, criado para ninguém jogar, para não sobreviver. Pensem bem!! Não crucifique o candidato adversário sem saber direitinho o que há por debaixo dessa sujeira.

  18. Pura malícia editorial para fazer crê que Edivaldo está incitando a desordem. Castelo está desesperado, o Grupo Sarney ainda mais.

  19. Como diz, de tanto viver entre feras, o homem tem o desejo de também ser fera. Joga-se com fé e esperança de que alguém guie os destinos do MARANHÃO e o que nos deixa desanimado são notícias como esta.

Os comentários estão fechados.