ENEM: pior escola do Brasil tem até salas climatizadas

O resultado do ENEM 2011, que apontou três escolas do Maranhão entre as cinco piores do país, revelou um dado curioso.

O Centro de Ensino Médio Aquiles Lisboa, em São Domingos do Azeitão, com média 383,71, é a pior escola do Brasil. Mas (pasmem!) é uma das mais bem estruturadas da rede pública estadual de ensino.

Segundo apurou o blog, a escola conta com sete salas de aula, todas climatizadas, e boa estrutura física.

Conclusão óbvia: há que se investir mais na qualificação dos profissionais de educação – melhor remuneração também pode ajudar – e no reforço do aprendizado na base, o ensino fundamental.

Os professores também devem ter mais compromisso com os alunos – é comum ouvir-se que o mesmo professor é um na rede privada e outro, completamente diferente, na pública. Só brigar todo ano por aumento salarial não melhora em nada a qualidade do ensino.

Enfim, são necessários vários fatores atuando em conjunto para que se consigam melhorar os atuais índices. O que não será possível em um, dois, nem quatro anos.

Porque salas de aula com ar-condicionado já se sabe que não resolvem o problema.

Desaviso: O secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes,  visitará o Centro de Ensino Aquiles Lisboa na próxima segunda-feira (26), para conversar com professores e gestores da escola. O objetivo da visita é identificar os problemas no centro de ensino e buscar as soluções, segundo informa sua assessoria.

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  1. Por que sempre sobra para os professores? Está tudo muito bem com a capacitação deles, né? Até parece que Roseana tem milhões de programas de desenvolvimento científico e pedagógico dos docentes. Ninguém lembra que ela deixa os contratados sem receber por mais de 3 meses todo ano por causa da enorme burocracia de seu desgoverno.

    • Quem disse isso? O post é claro: são necessários vários fatores, inclusive melhor capacitação e remuneração pra professores… mas eles tb têm que se dedicar mais… sem essa de síndrome de coitadinho por aqui, meu caro…

      • “Coitadinho” tu já viu o contra cheque de um professor contratado que muitas das vezes trabalha o dobro da carga horária dos efetivos, que em algumas escolas são protegidos pelo diretor(a) que mandam agente cobrir o horário dos que faltam.

  2. Enquanto esse grupo Sarney mandar aqui no Ma,isso vai ocorrer ,ou seja,eles só se preocupam com a aparência. O conteudo nada.

    Eles querem a população analfabeta,porque é mais fácil “contolá-las”.

    Ou eles viram(população) pressas fáceis,ou então viram BLOGUEIROS DOMINADOS SUBVERNIENTES AO GRUPO.

    • ROBERTO FERRAZ se ferrou. Aqui não é contaminado por gente ignorante, logo você, que é competente, fale a verdade sobre o grupo SARNEY. No Mercado central ou o da Práia Grande pode dizer o que quizer, que tem ódio gratúito contra o grupo, que os ingênuos aplaudem. COISA FEIA! FALAR MENTIRA, DENEGRIR A HONRA ALHEIA.

  3. Porque não fazer uma avaliação entre professores emtodo o Estado para saber o grau de eficiência dos ilustres educadores; podendo se estender até ao afastamento dos incapacitados pqra a função?

  4. DIZEM QUE O FILHO COPIA OS ENSINAMENTOS DOS PAIS E OS ALUNOS AS LIÇÕES DOS PROFESSORES, INFELIZMENTE NA NOSSA SOCIEDADE HÁ UM DESCOMPASSO ENTRE PROFESSORES E FAMÍLIA.

  5. O que me espanta é o escabroso comentário ao final do texto: “Porque salas de aula com ar-condicionado já se sabe que não resolvem o problema”. Ué, alguém em sã consciência algum dia imaginou que o baixíssimo nível educacional no Estado se resolve com a colocação de ar-condicionado nas salas? De onde o blogueiro tirou essa pérola?

  6. O Pedro Fernendes não é um mau gestor, mas educação e saúde não podem ser administradas somente na perspectiva da “gestão” , educar é coisa pra educador. Esse resultado desastroso do Maranhão é também reflexo da irresponsabilidade de ter entre 2009 e 2012 nada menos que cinco secretários, enter eles Olga Simão. Por essas e outras, nosso amado Maranhão precisa de alternância no poder.

  7. Outra coisa, com o salário que é pago, a carreira vai atrair e manter os jovens mais estudiosos ?
    Em tese, os mais estudiosos serão sempre os melhores profissionais.

  8. É PRECISO TAMBÉM QUE OS PROFESSORES DÊEM AULA E PAREM DE FICAR FAZENDO SÓ POLÍTICA! NÃO TODOS MAIS A MAIORIA QUE RECLAMA É QUEM NÃO FAZ P… NENHUMA! FICA SÓ ENCOSTADO EM SINDICATO FAZENDO POLÍTICA PARA S EPROMOVER E TENTAR SAIR VEREADOR DEPOIS!
    PROFESSORES, ANTES DE RECLAMAR, DÊEM EXEMPLO!!

  9. Caro Leda:

    O problema mesmo é o gerenciamento da Administração Pública. Na solução, é necessário uma leitura correta da mídia. Não dá para tirar da crise um Estado com tantos profissionais da Saúde, com uma pessoa que não é da área. Isso vale para a Educação. Vale para a Cultura. Os cargos são comissionados, sabe-se. Mas não é possível que, dentre os seus aliados, a Governadora não tenha um médico confiável e competente para a Saúde, um professor para a Educação, um especialista em políticas culturais para a Cultura. Sem partidarismo, considerando-se que qualquer crítica que se faça, o resposável por ela é um adversário, é preciso ter em vista a melhoria da qualidade dos serviços públicos no Maranhão. Do contrário, todos nós sofremos.

  10. Esse comentarista Arturo é professor? No que “dá” ter faltado à aula de português… e ainda assim ser “prefessor”!

  11. O velho e mau preconceito: médicos, às centenas, já passaram pela Secretaria de Saúde. E o resultado, qual foi? Médicos servem para curar doenças, não para administrar órgãos gigantescos como a SES. Foi só colocarem um tocador de obras lá que se viu a diferença. Na Educação foi sempre a mesma coisa: bons professores e maus administradores. Pedro Fernandes pode e vai fazer a diferença.

  12. É tudo culpa do GOVERNO. O Governo é que tem de fazer tudo no nosso Estado. Tirar leite de cabra, criar galinhas, fazer farinha, levar na rede do ilustre maranense. O avô não estudou, o pai também não e estudante vai estudar prá quê? Para governar o MARANHÃO com o povo que tem, talvez só JESUS.talvez!

  13. Caro Leda, quero aqui externar meu sentimento de tristeza e decepção com os resultados negativos obtidos pelas escolas publicas estuduais do estado do maranhão, esta politica eduacional que aí está implantada não vai chegar a lugar nenhum, isto porque, não estão investigando para diagnosticar o problema principal do ensino no nosso estado, não é no ensino medio que os alunos aprender operacionar, ler e interpretar, questionar, solucionar etc. isto porque 90% dos alunos vem com uma má formação das series iniciais perpassando pelo fundamental, o ensino medio é uma revião do ensino fundamental e locopletando com alguns conteudos que vão precisa de base para o ingresso na universidade. não podemos resposabilizar os professores doensino medio por esses desastrosos resultados, sabemos que grande percentual tem compromisso com o ensino publico, mas os investimentos na educação não são suficientes, se um alun não ler corretamente elenão vai saber interpretar nem tão pouco vai aprender outras disciplina isto é fato, 90% dos alunos chegam no nivel medio, sem saber escrever seu proprio nome isso é uma vergonha, precisa-se rever o processo de escolarização dos alunos, resgatar o verdadeiro papel da familia, para que estes alunos vivencie um porcesso de escolarização positvamente em todas as ereas de conhecimento , perpassando pela valorização do professo em todos os sentidosr, que hoje não é apenas professor e um profissional da educação, hoje ninguem quer fazer concurso para professor por causa dos baixos salarios, acredito que todos devam ganhar suficiente bem, mas será queicial de justiça deve ganhar mais do que um professor, que tem que trabalhar os tres turnos para sustentar sua familia e pagar cursos de qualificação, porque nem o estado nem o municipio ajudam. estive em são paulo fazendo meu mestrado e pagando do meu bolso tive que fazer emprestimo, nem a FAPEMA nos ajudou isto é susto! respoda.

    • É muito difícil ajudar quem não quer ajuda e mais ficícil quando a capacidade de enteder é pequena. Tenho alguma experiência adquirida no meu trabalho.Alguns bem orietados obtiveram sucesso. A mesma orientação e outros nada aprederam. Reclamei do pouco rendimento de um aluno e ele, me disse: o meu problema está na origem. Cajueiro não produz jaca. Um copo só comporta o que estiver no seu limite. COITADOS OS POBRES DE ORIGEM. Vamos repensar as responsabilidades dos Governos e dos Professors.

  14. Acho que todas essas medidas são necessárias, mas há também outra que particularmente não gostaria de ter que mencionar, porém se faz necessário. É imprescindível que haja por parte da secretaria de Educação uma fiscalização maior sobre os conteúdos ministrados em sala de aula, assim como, a efetiva presença dos professores em seus locais de trabalho, pois não é novidade nenhuma para ninguém que há inúmeros casos de pessoas que passam em concurso no interior do estado morando na capital e ficam segurando a vaga utilizando-se de terceiros sem habilitação para o magistério ou com apenas o magistério básico que os substituem perante a turma e racham os salários ao fim do mês. Os titulares nem na escola pisam. Tudo com a conveniência de diretores de escolas. Outros são exemplos de professores que vão a escola apenas cumprir a carga horária, liberam os alunos mais cedo, quando não deixam a turma a vontade e ficam no notebook jogando cartas ou assistindo vídeos enquanto o tempo passa. O pior, é que nenhum desses alunos ficam reprovados, pois os professores que agem assim não deixariam vestígio do seu desserviço educacional. O engraçado nessa história, se é que alguém pode achar graça nisso, é que são professores assim os primeiros a aderir as greves por reajustes salarias e melhorias na qualidade de ensino. Esse é o nosso Brasil quando muito pior é o Maranhão. Lógico que isso não pode ser creditado à maioria, entretanto necessário se fazer um diagnóstico, pois o discurso batido de sempre não está mais convencendo.

  15. Desaviso do aviso o dono só tranca a porta depois que é roubado. O problema é valorizar ou não valorizar aquilo que deve ser valorizado ou seja a EDUCAÇÃO. visita, dialogo, seminarios, work shops e outras coisaitas mais até ajudam mais o que é fundamental é valorização do professor VALORIZA$ÃO se é que me enendem.

  16. Nãp precisa o secretário ir aquele município, basta ele dar uma passadinha lá no CEGEL, que está pra cair, possui laudo do CREA, o promotor da educação sabe de tudo e não se faz nada.

  17. Um assunto discutido em extremidades quando deveria ser analisado pelo núcleo governamental deste estado. Aqui é como se torcedores quiséssem desempenhar o papel de técnicos e ficam se degladiando nas arquibancadas e fora do estádio, analogicamente falando.
    Sempre vamos procurar culpados e não medidas paliativas eficazes.

      • Não o disse isso sensato amigo. Apenas enfatizei que sempre é colocado a culpa em docentes e não em governos que não priorizam a educação. Cheguei aqui por causa do seu trabalho em informar.

        • Mas aqui vc naum encontra um alguém que joga a “culpa em docentes e não em governos que não priorizam a educação”. Pelo contrário, digo justamente que há a necessidade de esforços de ambas as partes…

  18. Parabens pelo post Gilberto, vc continua se destacando na blogosfera como o jornalista que fala a verdade.

  19. A educação como política pública parece não ser a mais importante a nenhum governo é sempre colocada em terceiro ou quarto plano, não há o mínimo de interesse em desenvolver um projeto de educação focado nas necessidades regionais, haja visto que já tentou-se inúmeros deles e nada resultou de concreto e eficaz neste sentido. O que falta mesmo é um investimento maciço nesta política que iria desde as reformas físicas, Sistemáticas de ensino, e um Investimento profundo nos quadros de professores, passando aí por uma melhora considerável de salários fortalecendo assim esta tão sofrida classe e causando uma grande valorização profissional. E não um faz de conta como vem sendo feito a décadas.
    Olha para quem já leu o livro “A utopia do Brasil” da editora SOLER em seu capítulo 16 que trata da “Reforma na Educação” existem idéias completamente aplicáveis e que poderiam sim dar certo conosco.
    Caro Gilberto Leda, olha que denigrem a educação no Maranhão até a nível nacional já chegamos e parece que nem Governo do Estado e nem a Assembléia Legislativa conseguem sair dessa letargia política que os mantém inertes.
    Boa vontade, é assim que vejo estar faltando em nossos governantes e em toda classe política de nosso estado.

  20. AGORA TU FALOU TUDO GILBERTO. NÃO BASTA APENAS CRITICAR O GOVERNO E PEDIR AUMENTO. EDUCAÇÃO É COISA SERIA E TEM QUE SER DESENVOLVIDA COM ‘CHOQUE DE GESTÃO’ , CONFORME O PREFEITO EDIVALDO JR VAI FAZER EM SÃO LUIS, JUNTO AS CRITICAS E OS PEDIDOS DE AUMENTO, TEM QUE VIR JUNTO O MERECIMENTO, E SEM NÃO MERECER, TEM QUE SE RECICLAR, OU SEJA, TEM QUE MOSTRAR RESULTADO ANTES DE RESOLVER FAZER GREVE.

  21. Esse resultado infelizmente, retrata a realidade da educação em nosso estado. Porém, os fatores que contribuem para tal situação são os mais diversos possíveis. No que se refere à questão política, percebe-se a inexistência de políticas públicas que considerem a educação como prioridade. É preciso que os gestores escolares deixem de ser resultados de acordos políticos e, sim, escolhidos democraticamente, com a participação popular. É necessário maior interação entre as famílias e as instituições de ensino (há famílias que não conhecem se quer os professores de seus filhos). Sou educador (por opção) e sou consciente da falta de compromisso de muitos educadores para com o serviço público. Assim como há professores da rede pública irresponsáveis, existem muitos comprometidos com a qualidade de ensino em suas escolas. Os alunos deveriam ter uma postura mais comprometida em sala de aula. O que se percebe é que muitos alunos não estão preocupados com o que lhes é ensinado. De modo geral, percebe-se que os professores existentes na educação maranhense são os mais diversos possíveis. Porém, a sociedade maranhense necessita ter esperança para que possamos melhorar. Apontar culpados apenas, não resolve. É interessante que todos (governo, escola, educadores, família e alunos) assumamos a culpa e carreguemos o fardo juntos, pois fica mais leve. Urgentemente a realidade política em nosso Maranhão necessita passar por mudanças radicais. Quando falo política, estou me referindo a todas as áreas essenciais para o bem estar social.

  22. A educação do Maranhão não vai para frente enquanto a Saúde for precária, a condição socioeconômica da população for baixíssima, enquanto morrer gente nos nas ruas vítimas da violência… Esse é o retrato do governo, ausente e indiferente. Como saiu uma pesquisa a pouco tempo e li no Blog do Luis Cardoso, os resultados do ENEM estão ligados às condições SOCIOECONOMICAS. Se o estado é lascado, os resultados virão a ser os piores. Não adianta colocar o melhor professor, colocar ar condicionado. TEM QUE MELHORAR A VIDA DOS MARANHENSES PRIMEIRO! Coisa que o governo do estado, não faz..

  23. Éguas!!!!!!! Agora a culpa é dos professores!
    Esses pseudos jornalistas sem compromisso com a veracidade da informação usam de artimanhas acomunados com esse gorvenzsinho aí, para tentar mudar o foco do debate, da realidade de nossa educação de nosso estado, que por 45 anos é governado por essa quadrilha. Professor sem qualificação, com um sal´rio miserável, sem nenhum estímulo pra trabalhar. EXTRA EXTRA A CULPA DA PÉSSIMA EDUCAÇÃO NO MARANHÃO É DOS PROFESSORES… PORRA NENHUMA…NÃO ME COMPRE UM BODE JORNALISTAZINHO…

    • Vcs estão vendo aí? O Daniel é a prova acabada de que é necessário formar melhor no Ensino Fundamental. Não sabe ler…

      • Gilberto, não é não saber ler, penso apenas que esse título parece tendencioso, mesmo que não o seja, isso não posso afirmar, porém sabemos que há por parte de alguns jornalistas acomunados para desvirtuar os fatos em prol desse governo, que não sei se é o teu caso, nenhum momento afirmei isso, e sim que isso existe no Maranhão. Claro que em todo lugar é necessário investir na qualificação de qualquer profissional. Uma sala climatizada é o mínimo num estado quente como esse. Será que nessa escola existe pedagogos, bibliotecas, sala de informáticas, e PPP, que as vezes nem PPP existe nas escolas públicas. O título dessa matéria nos leva a pensar que o ar condicionado melhora notas e rendimento do aluno, o texto tenta explicar outro, induzindo as pessoas a concluírem, pronto o problema da educação no Maranhão são os PROFESSORES…e isso é um absurdo….

        • Ou seja, vc leu td o q escrevi e fingiu não entender? pq em nenhum momento disse que a culpa é exclusiva dos professores

    • DANIEL É DOIDO Desequilibrado. Parece até jacaré que se defende com o rabo, dando rabanada para todos os lados. Vejamos: nosso povo é secularmente atrasado e tem muito pouca capacidade de aprender. É questão de evolução, como falou Darwin. A Nação está se formando, se purificando e com o tempo será uma grande Nação. Por ora, não há jeito que dê jeito.
      Daniel, escreva o que você quizer.mas deixe O JORNALISTA, que saber escrever bem, escrever o que achar por (até rimou).

  24. Se aprender dependesse apenas de temperatura baixa, a escola estaria no rumo certo, mas além do conforto climático existem outros problemas que afetam o aprendizado. No IFMA, a melhor escola pública do estado, contamos com psicólogos, assistentes sociais, médicos, odontólogos, bibliotecários, pedagogos, para contribuir nesse processo. É muito complicado para um professor pagar a conta sozinho desse “insucesso” como você coloca. Se eu percebo que um aluno está com um problema familiar, eu não tenho formação para atuar neste caso, busco auxílio do serviço social. E nossas escolas ainda estão longe de ser o que consideramos ideal. Os alunos já tem aceso a internet wifi, bibliotecas com acervo atualizado, laboratórios. Por exemplo, quantas aulas práticas os alunos de São Domingos do Azeitão tiveram? Sem laboratório, como ficam as aulas de química e física? Sala de aula climatizada e um quadro não resolvem todos os problemas, na verdade isso é o mínimo em um estado quente como o nosso. Se a escola tem só isso, ela ainda precisa ser equipada com as condições necessárias para atender as demandas diversas do processo ensino-aprendizagem.

  25. Caro Gilberto Leda, se quiser respostas para o resultado do ENEM 2011 faça como a TV Rio Balsas e a Folha de São Paulo, entre em contato com a escola. Teremos prazer em conversar com você, mas não fale sobre assuntos que você não conhece. Tenho fotos da escola em 2011, a imagem do caos. Esta escola organizada é a de 2012. Tenho documentos que provam a falta de 50% dos professores em 2011.

      • Pois é Léia Barros, o problema é dar opinião na área alheia, sem conhecimento de causa, ainda vindo de uma pessoa muito lida em nosso estado que o caso de Gilberto Leda. O certo é que nosso estado precisa de investimentos massivo em educação, como estrutura nas escolas, condições de professores desenvolverem a educação como se deve, aumento de salário e qualificação para os mesmos, e abertura de concurso público para todos os envolvidos no processo. Ou seja, uma política de fato que se comprometa com o desenvolvimento socioeconômico de nosso estado. Como o professor Ozelito comentou, precisamos dar as mesmas condições que o IFMA dar aos seus alunos, completa estrutura e professores altamente qualificados…

        • O que seria área alheia para um formador de opinião como eu? Sobre seu comentário, vejo que todas as “melhorias” que vc sugere beneficiam diretamente aos professores? e os alunos, como ficam?

  26. Não disseram que os alunos ficaram 6 meses sem professores de 6 disciplinas ano passado e que este ano 2 das disciplinas ainda nao tinha professor até junho. Realizar uma prova de ENEM sem ter conhecimento de 50% do assunto visto é muito complicado.

    • Tudo por incompetência desses secretários que RosENGANA fica tirando e colocando várias vezes! Na escola onde trabalho não tem professor de Matemática até hoje, e no seletivo que eles divulgaram só tinha vagas em aberto para os municípios de Paço do Lumiar e Ribamar. ACORDA PEDRO FERNANDES E COLOCA ESSE POVO QUE SÓ VIVE TRANCADO NO AR-CONDICIONADO NA SEDUC PRA IR EM CAMPO E CONSTATAR OS ERROS.

  27. pois é… esse pessoalzinho ai cumpre ordens para encobrir realidade…o bom é que nós conscientes nao votamos nessa oligarquia… adeus vagabundos um dia marcharemos em prol de nosso povo…sabemos o que acontece por traz das entrelinhas

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