Mandato de Beto Castro será contestado na Justiça

O vereador eleito de São Luís Beto Castro (PRTB) pode começar a pensar em contratar um bom a advogado – se é que já não o tem.

É que o candidato eleito como primeiro suplente do partido na eleição deste ano, Paulo Roberto Pinto, o Carioca, já prepara uma série de ações para tentar tomar o mandato de Castro na Justiça Eleitoral.

CPF de Beto "Macedo" Castro

CPF de Beto "Machado" Castro

Os processos serão, praticamente todos, baseados no argumento da prática de falsidade ideológica por parte do vereador. Depois de eleito, descobriu-se ele tem dois CPFs e usa, de acordo com a situação, dois nomes distintos.

Beto Castro é conhecido da Polícia Civil desde 2008. Em novembro daquele ano policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) prenderam Werbeth Machado Castro dirigindo uma picape Corsa prata com placa clonada de um Corsa GL branco (veja). O inquérito segue até hoje.

E é a partir dessa prisão que se desenrola o fio da meada dos problemas do futuro parlamentar. A própria polícia desconfia que ele apresentou documentos falsos quando foi preso. Só isso explicaria o fato de que ele tem, além do RG e do CPF mostrados naquele dia, um outro, em nome de Werbrth Macedo Castro.

Foi com esse segundo nome que Castro registrou a candidatura na Justiça Eleitoral, numa aparente tentativa de esconder dos tribunais eleitorais o seu passado como Werberth Machado, que conta, além do problema com o carro roubado, com oito pendências no SPC e no Serasa – a última delas no mês passado, referente a uma dívida de R$ 3.635,95 – e três cheques sem fundos, o último deles devolvido em março deste ano.

Segundo apurou o blog, uma ação criminal deve ser protocolada já nos próximos dias. A ação eleitoral só deve ser impetrada após a diplomação.

Apesar disso tudo, três especialistas em direito eleitoral ouvidos pelo titular do blog disseram entender que as pendências de ordem judicial ou financeira do vereador eleito não impedem que ele assuma o mandato em janeiro do ano que vem. Para todos eles, Beto Castro só perde a vaga na Câmara Municipal se for condenado criminalmente em algum dos processos que responde e, por consequência disso, sofrer um processo de cassação no próprio Legislativo.

Outro lado

Procurado pelo titular o blog, por telefone, Werberth Macedo (ou Machado) Castro, ou simplesmente Beto Castro, ainda não se pronunciou sobre o assunto.

14 pensou em “Mandato de Beto Castro será contestado na Justiça

  1. O CARIOCA TAMBEM TEM 2 NOMES !!!
    CANDIDATO EM 2008 COM O NOME PAULO ROBERTO PINTO LIMA.
    AGORA EM 2012 COM O NOME PAULO ROBERTO PINTO LIMA OLIVEIRA, BASTA CONFERIR NO TRE…
    SÓ VAI DÁ JEAN MARRY.

  2. Um absurdo esse vereador que ainda nem entrou e já esta assim, imagine quando passar pela câmara, se cuida pererinha esse te passa a perna, duvidar toma até a presidência, e um verdadeiro MALA!!

  3. Esse Carioca possui esses dois nomes pois teria perdido o prazo para se desincompatibilizar…
    Caro blogueiro, confirme a dupla filiação do Carioca e me corrija caso esteja errado!
    Essa história corre à boca grande nos bastidores…

  4. “Pobre só cresce na vida, quando é acometido de gigantismo”. Faça-se uma devassa na vida pregressa de muitos bacanas da politica, e verás o desarranjo moral e legal em que estão atolados. Se cair o mandato desse moço em mãos melhor avaliadas, tudo bem. E se ocorrer o contrário?, Ou ainda em mãos identicas, que seja?.

  5. Assim é muito bom, esse rapaz com o apelido de CARIOCA, so agora que sei o nome dele, quer por força ser vereador, quer tirar quem realmente teve voto e outra coisa sou ouvinte de radio am e um dia escutando na ridio capital no programa de renato sousa ouvir esse rapaz dando explicaçao a respeito que ele tinha sido chamado para depor a respeito de agiotagem, e ele falando que ajudava o pai a matar porco (essa carne e derivados de porco dão dinheiro), so que conheço varios matadores de porco e o maximo que tem de patrimonio é uma bicicleta.Não tem voto e quer se eleger, me compre um bode ou melhor uma carreta de bode.

  6. Quer dizer que porque Carioca e o suplente, a Justiça e o povo tem que aceita e se calar diante de um representante publico todo enrolado que nem esse… Absurdo!! As vezes eu paro e penso se e só no Maranhão mesmo que existe isso, a começar pela pior educação, pior merenda escolar, o que esses meninos de hoje vão aprender na escola??? A ser igual esse BETO CASTRO só se for… Falsificador de documentos, estelionatario!! Me compre uma carret de bode não Wikliam Vieira, se e que seu nome e este!! Me compre o MARANHÃO TODINHO DE BODE…

  7. Esse CARIOCA se diz afilhado de Fernando Sarney e diz pra todo mundo ouvir que ele vai tomar o mandato do Beto.
    Cuidado Beto, eles são bons nisso, já tomaram o mandato do Jackson Lago

  8. Esse cara nao deveria nem ser diplomado. Enganou a justica, o povo, o Tre. Nao merece o mandato e pronto. Absurdo! Todo blog que entro tem noticia desse cidadão.

  9. esse tal carioca é d+. que tomar o lugar do outro candidato q ainda nem entrou p/ camera d vereadores,descobrindo o podre do tal vereador. sera se ele ñ tem 1 passado negro tambem ?????

  10. Amigos com certeza esse bruno é babão desse dal de carioca, ele tem é que na proxima eleição é registrar o verdadeiro nome e não usar apelido.Com uma campanha rica com foi a desse rapaz, pagando carro adesivado por 50,00 por semana deve estar devendo ate o olho do c………, vai ter que voltar a acordar cedo para matar novamente porco, como ele tem a magica de transformar carne de porco em ouro vai resolver rapido esses debitos.Continua defendendo vereador sem voto chamado carioca que quer ser vereador no tabetão babão BRUNO.Me compre um porco ou melhor o Maranão de porco para pagar o debito de carioca.

Os comentários estão fechados.