Prefeitura não montará passarela do samba

(Foto: De Jesus/O Estado)

A Fundação Municipal de Cultura (Func) de São Luís não vai mais montar a passarela do samba no Anel Viário para o carnaval deste ano.

A decisão foi tomada depois de a União das Escolas de Samba do Maranhão (Uesma) informar que as agremiações da capital não desfilariam sem receber cachê da Prefeitura.

Como a passarela seria montada para ninguém passar, o titular da Func, Chico Gonçalves (foto), determinou que a estrutura não seja erguida. Parte dos R$ 2 milhões disponíveis para o Carnaval seria investida justamente nisso.

Com a decisão, 50% do recurso será destinado à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e o restante permanece com a Func para custeio de outras atividades do Carnaval.

38 pensou em “Prefeitura não montará passarela do samba

  1. Não vai fazer falta , vamos ser sincero que coisa mais sem graça essas escolas de samba de São Luis e os blocos então nem se fala.Prefeito invista o dinheiro em algo de futuro !!

    • Ô! MÁRCIO, NÃO DIGA BESTEIRA. OS BLOCOS TRADICIONAIS SÃO BELOS E ESTÃO PARA SER RECONHECIDOS COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO BRASIL. QUER VOCÊ GOSTE OU NÃO, ELES CONTINUARÃO EXISTINDO. OS BLOCOS AFRO SÃO PARTE ESSENCIAL DE NOSSAS RAÍZES . OS BLOCOS ORGANIZADOS FAZEM A FESTA COMO NINGUÉM. OS ALTERNATIVOS SÃO CONTAGIANTES. O QUE FALTA É ORGANIZAR O EVENTO. . SE NÃO DÁ PARA FAZER PASSARELA, INVESTE-SE NO CARNAVAL DE RUA. MAS, NÃO DIGA ESSAS BOBAGENS.

  2. Na situação em que está a cidade, seria até uma afronta a grande maioria da população que não participa deste festival de consumo de bebidas e drogas, e de consumação de sexo irresponsável, entregar o dinheiro dos nossos suados impostos a esses “donos” de blocos e escolas de samba. Eles teem que procurar patrocínio privado. Bibliotecas, museus e outros, são e dão cultura e estão desassistidos pelo poder público.

    • Hospitais sem comida, pacientes sem leitos, ambulancias paradas por falta de manutenção, servidores com salários em atraso, não podemos nos darmos ao luxo de doar dinheiro a dono de escolas e blocos. Procurem a iniciativa privada e os amantes do carnaval. Parabéns pela iniciativa.

    • FESTIVAL DE CONSUMO E SEXO? NOSSA! VOCÊ ESTÁ COM UMA VISÃO DA IDADE MÉDIA. ESSES CONSUMOS EXISTEM O ANO TODO, INDEPENDENTE DE SER OU NÃO CARNAVAL.O CARNAVAL VAI TER. O QUE NÃ VAI TER É DESFILE DE PASSARELA. ONDE VOCÊ ESTAVA ATÉ AGORA?

  3. esses presidente de escolas de sambas e bloco organizados estão viciosos em receber todo ano dinheiro da prefeitura eles devem procurar outros meios de ganhar dinheiro pra escolas e bloco
    porque eles não procuram fazer feijoada, festas o ano inteiro? ficam é esperando a mamada da prefeitura
    a prefeitura tem que se precupar é com saude, educação, e a cidade
    CHEGA DESSES SANGUE SUGA CHUPANDO A PREFEITURA

    • AS ENTIDADES CULTURAIS QUERIAM RECEBER CACHÊS PELO DESFILE. MUITO JUSTO. SE NÃO EXISTE RECURSO PARA ISSO, NÃO HÁ PORQUE MONTAR PASSARELA. OS ARTISTAS FORAM MUITO SINCEROS E JUSTOS NISSO. PORTANTO, ELES ESTAVA COM A RAZÃO E A PREFEITURA TAMBÉM AGIU CERTO.

  4. temos que agradecer as gremiações que estão sendo usada pelo opositores,pois só assim o carnaval de rua na madre deus volta contudo e com eles que vão usar os palcos do governo para protesta que a prefeitura não gosta mesmo de cultura e para os opositores falarem eu avisei que ele não gosta de carnaval e são joão.muito bom para a saúde e quem sabe a prefeitura e o governo do estado aproveitam e façam um grante mutirão do carnaval de rua

    • Eu só quero saber desde quando gente bebada, drogada e semi-nua, dando o fiofó ao primeiro que aparece pela frente é cultura.
      Basta o que vamos gastar para limpar a sujeira e remendar, nos hospitais, os acidentados e agredidos.
      Isso sem contar que, para venderem cachaça, todos os outros segmentos da economia vão paralisar.
      Esse país é, realmente, uma piada de mau-gosto!

      • MEU QUERIDO, TUDO ISSO QUE VOC~E DESCREVE ACONTECE O ANO INTEIRO. ISSO NÃO É SÓ NO CARNAVAL. ACORDE!

    • NÃO TEM POPRQUE USAR UM PALCO DA PROGRAMAÇÃO DO ESTADO PARA PROTESTAR CONTRA PREFEITURA. NADA A VER.

  5. Pra quem não teve natal, nem vai estranhar a falta do carnaval.

    Só quero entender o por que? de um secretario de cultura.

    Gilberto, E ainda tem sonhador, sonhando com secretaria de igualdade racial, tu acredita? E as 5 secretarias novas, mais 10 sub-prefeitura???… tá dando choque essa gestão, e é elétrico, kkk.

  6. Tem que investir em saúde é os 100%.
    Para que dar dinheiro para Rei Momo?
    Para que dar dinheiro para Rainha do Carnaval?
    Rei Momo era uma brincadeira que se fazia antigamente. Tanto é que o Rei Momo era sempre o mesmo. Um cara gordo e brincalhão que aonde chegava era recebido como rei.
    Não existia a figura da Rainha do Carnaval.
    Os blocos desfilavam pelo prazer de desfilar, sem horário certo, como hoje acontece e que lembra até desfile de 7 de setembro, onde primeiro passa o Exército, depois a Polícia Militar e por fim o Corpo de Bombeiros.
    Tudo programado e muito bem disciplinado, como se carnaval fosse uma festa onde pudesse haver disciplina.
    Carnaval é uma festa do povo. Uma festa de alegria coletiva, onde o ponto maior é a DESOGARNIZAÇÃO. Carnaval é bagunça, confusão.
    Favor não confundirem com BRIGAS, com VIOLÊNCIA. Carnaval é alegria coletiva.
    CARNAVAL É UMA FESTA DO POVO.
    Tinha o bloco dos sujos, onde eu sempre entrava e que passava pela Praça João Lisboa e subia pela Rua Grande em direção à Praça Deodoro. As garrafas de cachaça e de cinzano, naquela época muito em moda, rolavam de mão em mão, democraticamente. E quando uma garrafa secava alguém logo aparecia com outra.
    Tudo acontecia da forma mais espontânea possível.
    Era o carnaval de São Luís o mais animado de todos os carnavais do Brasil.
    Atentem para o que eu disse:
    O MAIS ANIMADO.
    Eu não disse que era o maior ou o mais rico.
    Só o carnaval de Recife dele se aproximava.
    E porque o carnaval de São Luís era tão animado?
    Porque era carnaval.
    Simplesmente carnaval. Sem nenhuma organização, sem nenhum grupo de sabidos a tentarem transformar a festa popular numa indústria. Não havia picaretas querendo faturar uns trocados.
    Havia era o povo querendo se divertir.
    Abram as avenidas para os blocos dos sujos.
    Que estimulem os maranhenses a fazer o carnaval autêntico.
    Que se acabe com as comissões julgadoras, que se extingam as subvenções, que aqueles que possam entrar num bloco de sujo com duas garrafas de cachaça, que entrem. E que tragam muita alegria e descontração.
    A Prefeitura Municipal de São Luís pode estimular o carnaval dando o apoio de ambulâncias nos locais de maior concentração popular, como a Praça Dom Pedro e a Praça Deodoro. Que o Governo do Estado ajude com mais policiamento nestas áreas. Que o povo se sinta seguro para se esbaldar nestes dias de folia.
    Que deixem o povo brincar, simplesmente brincar.
    E podem ficar tranquilos que Rei Momo, Rainha do Carnaval e blocos não faltarão para animar a festa.
    Usem os meios de comunicação para chamar o povo.
    Despertem nos maranhenses a alegria que existe em todos eles.
    Experimentem fazer assim.
    /////////////////
    REPRODUÇÃO AUTORIZADA

  7. FIM DAS SUBVENÇÕES.
    FIM DO CARNAVAL TOTALMENTE PROGRAMADO.
    FIM DA PICARETAGEM NO CARNAVAL.
    SÃO LUÍS PRECISA VOLTAR A TER UM CARNAVAL AUTÊNTICO.
    CHEGA DE IMITAR O CARNAVAL CARIOCA.
    O CARNAVAL MARANHENSE TEM QUE SER ALEGRIA, ALEGRIA, ALEGRIA!
    SOMENTE ALEGRIA!

    • CONCORDO. MAS, AÍ, VEM TIA ROSE TRAZNEDO UM MONTE DE BAIANO E CARICOA E ENCHENDO OS BOLSOS DO BICHO TERRA.

  8. Ao invés de gastar dinheiro público nessa passarela do samba, e encher o bolso dessas agremiações carnavalescas, verdadeiras sanguessugas do erário, a prefeitura deveria construir pelo menos mais um teatro decente, e em museus. Isso sim é cultura.

    • TUDO É CULTURA. VOCÊ ESTÁ QUERENDO DIZER QUE GOSTA DAS ARTES CÊNICAS. TUDO BEM! MAS, E O TEATRO DE RUA, COMO FICA?

  9. Gente, se o povo quer festa, vão p Lagoa pq a governadora botou foi quente, dinheiro ela tem p trazer monobloco, jorge ben, diogo nogueira… Acho que foi daquele empréstimo que ela fez esta semana e já vai dá uma pontinha para o carnaval.

    • NA HORA! COM CERTEZA! E METADE DISSO A GALERA DA MADRE DEUS FICA, PRINCIPALMENTE O BICHO ENTERRA.

    • ANTONIO, ANTONIO. É CLARO QUE OS BLOCOS FARIAM FALTA. MAS, OS BLOCOS CONTINUARÃO. DÃÃ. O QUE NÃO VAI TER É DESFILE DE PASSARELA. CARNAVAL HAVERÁ SEMPRE. E OS BLOCOS ESTARÃO POR AÍ, PELO BRASIL INTEIRO. NO CARNAVAL DE RUA. OS NOSSOS BLOCOS TRADICIONAIS, POR EXEMPLO, SERÃO RECONHECIDOS COMO PATRIMÔNIO DO BRASIL AÍ É QUE SERÃO OS TAIS. O QUE ESTÁ EM DEBATE NÃO É O CARNAVAL OU OS BLOCOS, MAS A MONTAGEM DA PASSARELA, QUE NÃO VAI TER. DÃÃÃ QUER QUE EU DESENHE?

  10. Tem que investir em saúde é os 100%.
    Para que dar dinheiro para Rei Momo?
    Para que dar dinheiro para Rainha do Carnaval?
    Rei Momo era uma brincadeira que se fazia antigamente. Tanto é que o Rei Momo era sempre o mesmo. Um cara gordo e brincalhão que aonde chegava era recebido como rei.
    Não existia a figura da Rainha do Carnaval.
    Os blocos desfilavam pelo prazer de desfilar, sem horário certo, como hoje acontece e que lembra até desfile do 7 de setembro, onde primeiro passa o Exército, depois a Polícia Militar e por fim o Corpo de Bombeiros.
    Tudo programado e muito bem disciplinado, como se carnaval fosse uma festa onde pudesse haver disciplina.
    Carnaval é uma festa do povo. Uma festa de alegria coletiva, onde o ponto maior é a DESORGANIZAÇÃO. Carnaval é bagunça, confusão.
    Favor não confundirem com BRIGAS, com VIOLÊNCIA. Carnaval é alegria coletiva.
    CARNAVAL É UMA FESTA DO POVO.
    Antigamente o carnaval era realmente uma festa do povo.
    Tinha os blocos dos sujos, onde eu sempre entrava e que passava pela Praça João Lisboa e subia pela Rua Grande em direção à Praça Deodoro. A garrafa de cachaça e de cinzano, naquela época muito em moda, rolava de mão em mão, democraticamente. E quando uma garrafa secava alguém logo aparecia com outra.
    Tudo acontecia da forma mais espontânea possível.
    Era o carnaval de São Luís o mais animado de todos os carnavais do Brasil.
    Atentem para o que disse:
    O MAIS ANIMADO.
    Eu não disse que era o maior ou o mais rico.
    Só o carnaval do Recife dele se aproximava.
    E porque o carnaval de São Luís era tão animado?
    Porque era carnaval. Simplesmente carnaval. Sem nenhuma organização, sem nenhum grupo de sabidos a tentarem transformar a festa popular numa indústria.
    Não havia picaretas querendo faturar uns trocados.
    Havia era o povo querendo se divertir.
    Abram as avenidas para os blocos dos sujos.
    Que estimulem os maranhenses a fazer o carnaval autêntico.
    Que se acabe com as comissões julgadoras, que se extingam as subvenções, que aqueles que possam entrar num bloco de sujo com duas garrafas de cachaça, que entrem.
    E que tragam muita alegria e descontração.
    A Prefeitura Municipal de São Luís pode estimular o carnaval dando o apoio com ambulâncias nos locais de maior concentração popular, como a Praça Dom Pedro e a Praça Deodoro. Que o Governo do Estado ajude com mais policiamento nestas áreas. Que o povo se sinta seguro para se esbaldar nestes dias de folia.
    Que deixem o povo brincar, simplesmente brincar.
    E podem ficar tranquilos que Rei Momo, Rainha do Carnaval e blocos não faltarão para animar a festa.
    Experimentem fazer assim.

  11. Deveriam dar o dinheiro integral pra Saúde. Não havendo passarela, pra que baile pra elite, pra banda, pra corte de Momo? Vão desviar esse aí também. E nem o Estado deveria se meter com passarela. Faria somente o carnaval de rua. Mas, já que cortou pela metade o cachê dos artistas locais, que não trouxesse também grupos da Bahia e do Rio de Janeiro, que vêm por uma fortuna.

  12. Vocês deveriam denunciar a mamada que o Bicho Terra ganha. Está em todas as programações e aidna sai como bloco e como banda. É o grupo do coraççao(e do bolso) da Tia Rose. Hja farra!

  13. É VDD QUE A SAUDE TA DEBILITADA MAS ,CULTURA(CARNAVAL) TBM É IMPORTANTE , MAS DEVERIAM PROCURAR O RESPONSÁVEL E MANDAR DEVOLVER ESSA VERBA PELO… PORQUE CARNAVAL DE SAO LUIS JA É UMA MERDA . AI JA TIRA O POUCO KI TEM É BONITO ISSO… É MAS TA BOM MELHORIAS NA SAUDE QUERO SO VER SE IRÃO ACONTECER VIU EDVALDO …

Os comentários estão fechados.