Func, Saúde e os mercenários do Carnaval

Está claro que a União das Escolas de Samba do Maranhão (Uesma) não queria ajudar a Saúde de São Luís quando decidiu “bater o pé” e ameaçar não desfilar sem cachê na passarela do samba.

Queriam, na verdade, era ajudar os bolsos dos donos das brincadeiras. Mas, agora, devem estar amargamente arrependidos.

(Foto: De Jesus/O Estado)

O presidente da Func, Chico Gonçalves (foto), foi ainda mais duro do que os mercenários da cultura local e manteve a posição inicial: com dificuldades financeiras, a Prefeitura não poderia mesmo bancar cachês. No máximo, montar a passarela para as brincadeiras passarem.

A Uesma não recuou.

Ótimo para São Luís! Ótimo para a Saúde!

Sem escolas e blocos para desfilar, não fazia sentido proceder à montagem da passarela. E parte do dinheiro que iria para o Carnaval – 50% dos R$ 2 milhões, mais precisamente – será investido no atendimento médico à população, que apoiou integralmente a decisão.

Na lógica mercantilista dos empresários do Carnaval, o povo de São Luís adora essa festa e a Prefeitura enfrentaria forte desgaste se as brincadeiras resolvessem não desfilar.

Deram com os burros n’água.

Mesmo em 2013, a cara do Carnaval de São Luís ainda é a festa de rua, com batida e maizena. Carnaval de passarela, com escola de samba e tudo mais, é coisa do Rio de Janeiro, não daqui.

E a reação do povo ao desfecho da história mostra isso. Ninguém mais aceita o dinheiro público ser usado para financiar uma manifestação que sequer representa verdadeiramente a cultura maranhense.

Direcionar os recursos que seriam empregados na montagem da estrutura do Anel Viário para a Saúde foi a decisão mais sensata.

E um tapa de luva de pelica na cara dos mercenários.

________________________Leia mais

Prefeitura não montará passarela do samba

Marco D’eça: Nesta, Holandinha está certíssimo…

38 pensou em “Func, Saúde e os mercenários do Carnaval

  1. Ninguém gosta de Escola de Samba aqui em São Luís.A cara do povo é o carnaval de rua como foi dito neste post. Esse pessoal da “cultura” quer encher os bolsos. Investir nessas Escolas de Samba é disperdício.

  2. Tem um perigo seríssimo nessa questão. Tratar a atividade artística como voluntariado! Os artistas do carnaval são como qualquer um outro , apesar de não gostar nem um pouco do carnaval e achar uma festa com sérios problemas éticos, políticos, sociais e financeiros (finanças públicas). Acredito então que, se o raciocínio é esse, deve-se cortar o orçamento de qualquer festa popular e, principalmente, religiosa, em nome da saúde. Aí sim, darei toda a razão. Fora isso, é preconceito artístico!

  3. Perfeito Gilberto,
    Nossa querida Cidade, nosso querido Estado em que vivemos com nossas famílias…precisa de uma vez por todas acabar com todas as práticas vergonhosas, corruptas que nos fazem ser motivo de humilhação em qualuqer lugar do Brasil.
    Moralidade já…vamos ser uma cidade melhor, todos sergão vencedores, apoiadores e opositores e o povo.
    ACABOU O TEMPO DA CHANTAGEM DESLAVADA, ACABOU A BAGUNÇA!!!

  4. Gosto muito de carnaval, é uma manifestação popular com muita diversão, folia e folguedos. Contudo, penso que a administração pública local deve priorizar alguns serviços essencialmente necessários, não desprezando a cultura, mas o momento caótica deixado pelo ex-gestor não é favorável a comemorações (festas), a saúde da população, nessas circunstâncias é, sem dúvida, a mais acertada decisão da atual administração.

  5. Desculpe-me amigo Gilberto, mas acho que está havendo um grande equivoco nessa história toda!
    Sem dinheiro não se faz nada em setor algum, seja na saúde seja na cultura, seja no esporte.
    Não serão os 50% (um milhão de reais) do recurso que a prefeitura municipal de São Luís tem para o carnaval que vão resolver o problema da saúde da cidade.
    Desconheço que os dirigentes das escolas de samba e por extensão os dos grupos artísticos e folclóricos de modo geral, se apropriem do dinheiro que tanto o Município quanto o Estado destinam ao financiamento dessas atividades. Lembro que esse financiamento acontece em todos os estados e municípios do Brasil.
    Dizer que ninguém gosta de carnaval em São Luís é uma inverdade que não pode ser dita. Pode-se dizer até que poucos gostam, mas essa é uma atividade cultural que não pode ser desconhecida.
    Concordo que ela tem sido uma das atividades mais privilegiadas da nossa cultura, comparando-se com o que ocorre em relação ao teatro, a dança, ao cinema, a literatura, mas isso não é motivo para simplesmente desapoiá-la.
    Deve haver alguma solução para esse problema.
    Bem ai poderia acontecer o primeiro teste da parceria entre governo estadual e municipal: o Município entra com a infra-estrutura física e logística e o estado banca o cachê das escolas, ou vice- versa.

  6. A guerra ta grande. Por sinal, este ano em que os blocos tradicionais teoricamente receberiam prêmios as escolas ameaçaram não desfilar .

    Acho realmente que essas agremiações, por sinal, não tem acompanhado o profissionalismo necessário. Corrija-me se eu estiver enganado mas a esmagadora maioria dos fundos destes “grupos brincantes” vem do governo. Mas se a cidade e estado vem recebendo investimentos e obras da parte privada em operações que envolvem estadia de anos na ilha por que esses grupos não tem direcionados a esse nicho para captar recursos??

    O choro está maior mais pela saída da zona de conforto anterior do que necessariamente por amor a tradição. Sim, por que é mais fácil “lidar com o governo com o jeitinho brasileiro” do que com empresas que exigem projetos, prestação de contas em cada centavo e apresentação de qualidade em eventos onde alguns dos ” donos de brincantes” dizem não colocar os pés.

  7. Quem assistiu ainda a pouco no programa Hora H da TV Difusora a entrevista de um presidente de escola de samba ele falou 8 vezes a palavra “cachê”. O povo de São Luís precisa é de saúde e educação de qualidade!

  8. Chamar de escola de samba esses mulambos que enchem os bolsos de meia dúzia,tá certo o prefeito,nem um centavo pra essa corja acostumada a sangrar o erário no carnaval e no período junino. A cidade arrasada pelo furacão castelo,precisa economizar cada centavo e investir no cidadão.

  9. Ótimas colocações caro Gilberto, nada mais do que mercenários, o povo de São Luis não quer ver escolas de Samba, o povo quer urgentemente melhorias, na saúde, educação, trânsito e segurança. Ademais o governo do estado irá realizar vários shows com atrações nacionais, e isso basta, é disso que o povo gosta. Abraços.

  10. TÁ CERTO, TUDO BEM MAIS AÍ ME VEIO UMA COISA: O QUE FAZER COM O PATROCÍNIO GOVERNAMENTAL, POR EXEMPLO, DO MINISTÉRIO DA CULTURA QUE PAGA COM DINHEIRO PÚBLICO FILMES, SHOWS, ETC. ?

    • Muito justo… isso é cultura de fato.. agora, vc acha que Carnaval de passarela é cultura de São Luís? Eu não acho… Concordo com financiamento pra São João, que atrai turistas de todo o mundo para a cidade. Isso é INVESTIMENTO. Mas torrar dinheiro com esses mercenários do carnaval? Não. O melhor disso tudo é que, com a decisão, a Func vai acabar privilegiando o carnaval de rua, essa sim uma autêntica representação da nossa cultura

      • Gilberto, morei por 25 anos em um bairro popular e via, ano após ano, o desrespeito de donos de “agremiações culturais” com a população e com os próprios brincantes. As pessoas que tocam os instrumentos nos blocos de rua só recebem bebida em troca do trabalho (ou 50 reais, pela temporada!), muitos brincantes de blocos tradicionais bancam as próprias fantasias, caríssimas (isso sim por amor ao grupo), o transporte dos brincantes é feito em ônibus precários, bancados por vereadores e deputados, os diretores desses grupos trocam de carro todo ano, moram muitíssimo bem e largam empregos pra virar “adidos culturais”. Não justifica a exigência de cachês feita, e para justificar, deveriam prestar contas, obrigatoriamente, sob pena de não receber nada no ano seguinte ou ter que devolver o dinheiro recebido. Nada mais justo que a decisão da prefeitura e da Func!

        (desculpa o comentário muito longo…)

      • NÃO CONCORDO COM ESSE TIPO DE GASTO GOVERNAMENTAL, APENAS LEVANTEI UM QUESTIONAMENTO POIS O MINISTÉRIO DA CULTURA GASTOU UMA NOTA PRETA COM UM PROJETO MAL EXPLICADO DA MARIA BETÂNIA. ISSO É FOMENTAR CULTURA?
        ACHO QUE TEMOS QUE DISCUTIR O QUE É DE FATO POLÍTICA CULTURAL E ATÉ ONDE VAI O DINHEIRO PÚBLICO NISSO TUDO.

  11. Abram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!!!
    Amigo, esse assunto é verdadeiramente polêmico. Vou expressar minha opinião a respeito. Inicialmente, eu fiquei bastante triste quando soube da não realização do carnaval de passarela, em São Luis. Sou apaixonado pelo carnaval, tanto o dia rua como o de passarela. Desde criança frequento os dois carnavais, sou fã ardoroso da escola Turma do Quinto. Discordo com alguns leitores quando dizem que o carnaval de passarela não tem nada a ver conosco. Conheço o carnaval de passarela de São Luis há anos, bem como de outros estados brasileiros. Posso garantir que o nosso carnaval de passarela está entre um dos melhores do Brasil. Já acompanhei carnavais de passarelas em outras cidades brasileiras, por isso me sinto credenciado para afirmar isso. Não estou falando do luxo, refiro-me a originalidade. A questão toda é como vem sendo feito esse carnaval. De fato, não tem sentido o dinheiro público bancar essas brincadeiras. Ao poder público deve caber apenas o incentivo, no sentido de fornecer o espaço e alguma logística que possa ajudar na realização do evento. Tem espaço para todos: para o carnaval de passarela e para o de rua. Muitos gostam do carnaval de passarela, que envolvem muita gente, desde a sua preparação até sua realização. Também reconheço que algumas brincadeiras do carnaval como do São João não merecem ser chamadas de atividades culturais, pois nada acrescentam em nossa cultura. Ao contrário, só servem para sugar as verbas públicas. Realmente, não se justifica alguns grupos ficarem o ano inteiro sem realizar qualquer atividade para arrecadar fundos e, por ocasião dessas datas, correrem em busca de verbas públicas. São grupos que montados apenas para manterem seus presidentes. Não realizam nenhuma atividade social junto a comunidade. Seria melhor que elas nem existissem. Aqui, na zona rural de Itapera, Quebra-Pote e Matinha existem vários desses grupos. Tem até briga pela presidência, todos são bancados pelo poder público e nada tem de cultura. Eles querem apenas o dinheiro. Dizem que estão fazendo cultura, mas se limitam a contratarem as radiolas de reggue dos amigos(tem uma tal de PERERECA DO SOM aqui que só dá ela) e fazem suas zueiras a noite toda, não deixam ninguém dormir. Passam a semana toda com essa zueira, com muita cachaça, drogas e violência. Nenhum desse grupo possui qualquer trabalho social junto a comunidade. Não possuem qualquer projeto para afastar as crianças e os adolescentes das drogas. Pelo contrário, esses grupos são os maiores incentivadores. Prova disso, são as uniões de moradores, só servem para fazerem festas de reggue. Se comportam como se fosse um bem privado. Não possuem compromisso a comunidade. A violência crescendo, o aumento do consumo de drogas, a falta de estrutura, falta d’àgua, escola, asfalto, enfim, a comunidade passando por vários dificuldades e as associações e uniões de bairros não servem para fazer um abaixo-assinado, mas festa de reggue tem todo fim de semana. Não se faz uma oficina de nossos ritmos, uma palestra, nada que tire as crianças da rua, só sabem é fazer festa. Basta!! O nosso São João está falindo, por culta de seus próprios proprietários, que em plena época junina, põe as radiolas para tocarem, não criar o hábito de se ouvir as músicas da época. Por tudo isso, acho que acertou Holandinha. Infelizmente, tem que ser assim!

  12. Certíssimo Prefeito HOLANDA e prof. CHICO….
    São Luís precisa de mais produção, mais trabalho, mais educação e mais saúde em vez de festa… INVESTIR DINHEIRO PUBLICO PATROCINANDO BLOCOS E FESTAS É UM ABSURDO… trabalhooo.

  13. Certíssimo a decisão do prefeito…uma prefeitura q foi saqueado por Castelo, e a saúde e educação em estado deplorável…foi mais coerente investir a verba do carnaval…naquilo q a população está mais carente…carnaval tem todo ano…bela decisão.

  14. A prefeitura não deve sustentar mesmo esses sanguessugas, que vivem de “cachê”. Vão procurar outra coisa pra fazer! Vão estudar! Carnaval de São Luís é carnaval de rua!!

  15. concordo plenamente! Carnaval de passarela é coisa do Rio de Janeiro que eu não sei pq inventaram isso aqui… Carnaval do Maranhão é carnaval de rua, com blocos, com bicho terra, isso sim é Maranhão!!!!!

  16. Aleluia irmão, devemos falar assim agora em São luis!
    Nego fala aqui, que ninguem gosta de carnaval de passarela!! Eu gosto sim, e fico muito triste e indignado com esse prefeito FDP, que nunca terá meu voto! acabando com a cultura! e por sinal, a passarela do samba do samba fica lotada com mais de 5 mil pessoas, e nego vem falar q maranhense nao gosta de carnaval de passarela!!!

  17. GOSTEI DA IDEIA DO PREFEITO, INVESTIMENTO EM SAUDE E EDUCACAO SIM, CHEGA DE CARNAVAL, UM MONTE DE GENTE BEBADA, MUITA MORTE. DINHEIRO JA NAS ESCOLA DE ENSINO E NAO EM ESCOLA DE SAMBA.

  18. Esse grupo do prefeito é muito infantil mesmo, a coisa poderia ter sido resolvida de outra maneira, como por exemplo recorrer a iniciativa privada de preferência aquela que ganha com o carnaval como donos de hotel, restaurantes, bares e principalmente fabricantes de cerveja, mas como beber também é pecado com certeza não vão fazer isso.
    O carnaval é uma manifestação popular muito antiga e que muitas pessoas de baixa renda ganham dinheiro com ela, até ambulantes fazem um dinheiro extra.
    Muitos dos que estão apoiando a decisão de de não ter desfile de escolas viajam para o interior do estado no carnaval onde os prefeitos contratam bandas para animar os foliões, com certeza estes não iriam gostar se estes mesmos prefeitos também cortassem as apresentações das bandas (geralmente na praça central das cidades).
    Muitas pessoas não tem condições de se dirigir para o interior do estado com suas famílias, tem que passar o carnaval aqui.

  19. Gilberto, concordo em termos. São luis não tem tradição como no Rio no carnaval de passarela, mas os blocos tradicionais só tem aki…outra coisa q o prefeito REALMENTE invista na saúde e não no bolso dos q estão por trás dele.
    O carnaval tem q ter sim, a maioria gosta e frequenta, por isso tem q haver é mais segurança…com certeza vc deve estar sabendo o q aconteceu no sabado no pingão onde uns baderneiros arrumarão a maior confusão..não tinha policiamento, então como querem q tenha carnaval de rua se não há policiamento para proteger aqueles q querem se divertir…Tomara q próximo ano esse prefeito não venha com a mesma desculpa q o dinheiro do carnaval vai ser para outro orgão…ou vcs acham q esse prefeito mesmo q a cidade não tivesse um caos iria fazer o carnaval…acordem para holanda o carnaval é festa do demo…kkkkkk

  20. O nosso carnaval de passarela nem de longe está entre os melhores do Brasil. A começar pela própria passarela, que é tosca. É algo muito, muito cansativo. Acanhada cópia da cópia do Riod e Janeiro e São Paulo. De fato, como em todo o Nordeste, nossa vocação é na rua. Nosso carnaval, em termos de manifestações e ritmos, é forte, muto forte. Mas, até esse modelos dos circuitos de ruaprecisa ser revisto. Claro que o poder público pode contratar e pagar grupos culturais – mas, não bancar. Nem todos os cidadãos ligados à cultura popular são mercenários. Existem muita gente decente. Claro que há mercenários, e muitos, mas nem todos o são. Entidades culturais realizam projetos sociais e artísticos belíssimos o ano todo. Acontece que a grande maioria se reúne somente às vésperas dos eventos, esperando receber tudo, da cabeça aos pés. E cada vez aparecem mais grupos querendo abocanahr o bolo, que não ganha fermento novo de ano a ano. Isso se dá em todas as festividades, não somente no carnaval. E o problema é a clase artística desunida e acomodada como um todo, não somente nas escoals de samba. Há que se ver que não montar a passarela não significa que não haverá carnaval em São Luís, muito menos atentar contra a cultura. É uma contenção de gastos devido às dificuldades encontradas agora e um esaço a não ser utilizado esse ano.Contudo, aguardemos, como sempre, a decisão da Tia Rose. Para os fanáticos por concurso, ainda há uma esperança. Ah!! Carnaval não é somente passarela, é uma grande festa popular. Na verdade, na passarela não se brinca, mas se disputa um “título” passageiro. A genet brinca é na rua, em casa, no clube, na associação. Por isso, o carnaval baiano conquista com muita força. Querem um grande carnaval? Então, trabalhem o ano todo e não às vésperas de fevereiro.

  21. Os representantes de blocos e escolas decidiram não desfilar por que não tem sentido se apresentar de graça para a Prefeitura. Se o dinheiro foi pra Saúde: ótimo! Agora, por que o Estado não pega o dinheiro que irá para os artistas baianos e cariocas que estão chegando e investe também em saúde, segurança, educação e estradas?

  22. Vocês deveriam denunciar a mamada que o Bicho Terra ganha. Está em todas as programações e aidna sai como bloco e como banda. É o grupo do coraççao(e do bolso) da Tia Rose. Hja farra!

  23. Carnaval

    O Brasil é um país de inúmeras festas.

    É assombroso o número de feriados no calendário anual.

    Mas, se somarmos os dias que são emendados, teremos ao longo do ano, mais de quinze dias parados. Segundo especialistas do assunto, os prejuízos são enormes para o País.

    Agora, nesta época, temos o feriado de carnaval.

    Em alguns lugares perde-se mais de uma semana de trabalho.

    É o festejo da alegria num País de quase 40 milhões de miseráveis.

    Desde o início de janeiro a mídia vem explorando as folias de Momo, como se fosse o acontecimento mais importante do ano.

    Fala-se em alegria, festa, colocar para fora as angústias contidas durante o ano passado. Infelizmente os caminhos propostos nada têm a ver com alegria ou alívio de tensões.

    Ligamos a televisão e ouvimos a batida repetitiva das escolas de samba, cujo valor folclórico e cultural foi lentamente sendo perdido. Há muita gente que busca fazer do carnaval um momento de esperança, oportunizando empregos, abrigando menores e isso é muito valioso.

    Entretanto, o grande saldo da festa se resume em duas palavras: ilusão e sensualidade.

    Referimo-nos à ilusão dos entorpecentes, dos alcoólicos.

    A ilusão de grandeza, que falsamente produz um imenso contraste entre a beleza da avenida e a subvida dos barracos.

    Falamos da sensualidade que se torna material de venda, nos corpos desnudos e aparentemente felizes por fora, mas muitas vezes profundamente infelizes por dentro.

    As emissoras não cansam de exibir os bailes, os concursos de fantasias, os desfiles, levando-os a todos os que se comprazem em observar a loucura.

    Mas, ao longo do caminho, multiplicam-se os doentes de Aids, os abortamentos, a pobreza e o abandono, a violência.

    Com o risco de sermos taxados de moralistas, num tempo em que se perdem as noções de moralidade, não podemos deixar de analisar criticamente esses disparates do mundo brasileiro.

    Em nenhum momento nos colocamos contra a alegria. Porém, será justo confundir euforia passageira com alegria real?

    Alegria de verdade seria viver num lugar onde não houvesse fome, violência, tráfico de drogas e tráfico de influências.

    Não podemos nos colocar contra o alívio de tensões. Entretanto, alívio real seria encontrar um caminho para os graves problemas pelos quais o País atravessa.

    O carnaval é bem típico da alienação espiritual que a sociedade se permite. De um lado, as falsas aquisições sociais de alguns, negadas pela agressividade de muitos; de outro, a falsa felicidade de quatro dias de folia, e 361 dias de novas e renovadas angústias.

    Vale a pena?

    Nestas horas, pessoas embriagadas, perdidas, usam um segundo de falso prazer, em troca de um enorme tempo de arrependimentos.Por quê? – perguntamos.

    As pessoas pulam, vibram, e nem ao menos sabem o motivo da festa. Vão porque as outras pessoas também vão.

    Enquanto a sociedade agir desta forma, sem personalidade digna, dando valores justamente aos desvalores, as pessoas continuarão sofrendo as conseqüências de seus próprios atos.

    Vamos fazer destes dias de feriado, dias de alegria verdadeira, em paz conosco mesmos.

    Vamos meditar, ler, pensar. Vamos conviver com nossa família e amigos, trocar idéias salutares.

    Vamos orar também por aqueles que ainda não tiveram consciência de fazer o bem conforme o Cristo nos recomendou, e padecem nestes instantes de euforia descontrolada.

  24. CARO BLOGUEIRO , UMA BOA OPORTUNIDADE DE VC MOSTRAR SUA IMPACIALIDADE A RESPEITO DA BOA APLICAÇAO DO RECURSO PULBLICO DO MUNICIO DE SÃO LUIS NESSE MOMENTO DE CRISE ESTÁ DADA AGORA . A PREFEITURA ATRAVÉS DA FUNC ALEGOU ESTÁ SEM CONDIÇOES DE PAGAR O CACHER DE APRESENTAÇAO DAS ESCOLAS DE SAMBA E BLOCOS O QUE PROVOCOU A NÃO REALIZAÇAO DO CARNAVAL DE PASSARELA , MUITO SE COMPREENDE DESSE MOMENTO , NO ENTANTO , ONTEM 17 FOI ABERTO OFICIALMENTE O CARNAVAL COM A REALIZAÇAO DO BAILE DA CORTE NA CASA DE ESPETACULO PATRIMONIO SHOW , O QUE É MUITO IMPORTANTE PARA A CIDADE POIS ESSES BAILEIS FAZEM PARTE DA NOSSA TRADIÇAO . O QUE NÃO SE PODE ADMITIR É QUE ESSE MESMO GOVERNO QUE ALEGA A CRISE FINANCEIRA E FAZ O POVO ENTRAR EM DESESPERO AO PONTO DE TIRAR O PÃO DA MESA DAS SUAS CASAS PARA LEVAR COMO DOAÇAO AO SOCORRÃO , VEJA NA FESTA ORA CITADA , UM CAMAROTE ESPECIALMENTE PARA ASSESORES DO PRIMEIRO ESCALÃO DO GABINETE DO PREFEITO E SEUS SECRETÉRIOS MUNICIPAIS , COM DIREITO A PULSEIRAS DE IDENTIFICAÇAO BEBIDAS E COMIDAS FINAS E CARAS , SERVIÇO DE SEGURANÇA E TODO TIPO DE MORDOMIA PAGA PELO NOSSO DINHEIRO DE CONTRIBUINTE . ISSO É UMA VERGONHA E TEM QUE SER DENUNCIADO POR VC E OUTROS BLOGUEIROS QUE SE DIZEM SER LIVRES E IMPARCIAIS .

  25. WILSON ARAÚJO, SEU SEGUNDO E TERCEIRO PARÁGRAFOS ESTÃO MUITO BONS. MAS, SE ENGANOU NO PRIMEIRO. OS BLOCOS TRADICIONAIS RECEBEM PREMIAÇÕES HÁ MUITO TEMPO. UM OU OUTRO ANO, NÃO RECEBERAM DINHEIRO. EXCEÇÕES.

  26. QUANTO AO CARNAVAL EM SI, ESTE ESTARÁ LINDO E MARAVILHSO NAS RUAS, NAS CASAS, NOS CLUBES E ASSOCIAÇÕES. PASSARELA NÃO É PARA CARNAVAL, É PARA CONCURSO. UM CONCURSO MAL ORGANIZADO E QUE SÓ GERA CONFUSÃO. OS BLOCOS TRADICIONAIS ESTARÃO RECEBENDO PELO ESTADO E FAZENDO A FESTA NAS RUAS DE SÃO LUÍS E OUTRAS CIDADAES DO INTERIOR DO ESTADO. QUEM GOSTA DE PASARELA QUE A BANQUE E NÃO FIQUE ESPERANDO DE BRAÇOS CRUZADOS, SENTADO NO SOFÁ, COMO DISSE O RAPAZ.

  27. OS BLOCOS NÃO PODEM TER “AJUDA” NEM SER BANCADOS PELO PODER PÚBLICO. MAS, PODEM, SIM, SER CONTRATADOS PARA ALGUMAS APRESENTAÇÕES. E ELES JÁ SAEM DE GRAÇA PELAS RUAS BOA PARTE DO PERÍDO MOMESMO.
    TEM QUE ORGANZAIR O CARNAVAL. A FESTA POPULAR NAS RUAS.
    DO JEITO QUE ESTAVA, É SÓ DESPERDÍCIO.
    E TEMOS GRUPSO CARNAVALESCOS RESPEITADOS EM OUTROS RINCÕES DO PAÍS E QUE FAZEM BELOS TRABALHOS SOCIAIS.
    E TEMOS “COMPANHIAS” QUE SÃO FORTES SOMENTE POIRQUE MAMAM NAS TETAS DO ESTADO. UMA DELES COMEÇA COM B;

Os comentários estão fechados.