Pedro Lucas pede lista de restos a pagar da Prefeitura; transparência é pauta na Câmara

(Foto: Flora Dolores/O Estado)

O vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) pediu nesta quarta-feira (20) que a Prefeitura de São Luís informe à Câmara de Vereadores a lista de empresas e os valores correspondentes referentes aos restos a pagar do Orçamento 2013 do município de São Luís.

O pedido foi feito durante o painel sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, realizado na Câmara, quando os secretários Rodrigo Marques (Governo), José Cursino Raposo (Planejamento), Sueli Bedê (Fazenda) e Osmar Filho (Assuntos Políticos) expuseram o quadro financeiro encontrado na prefeitura no início da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

“Entendemos que o município passa por dificuldades financeiras, mas, até para podermos ajudar, é necessário que saibamos o tamanho exato dessa dificuldade”, disse o vereador.

Transparência

Aliás, o tema transparência foi o mais debatido hoje na Câmara. Logo cedo, o vereador Fábio Câmara (PMDB) protestou porque os enviados do município queriam uma reunião a portas fechadas com os parlamentares. Estava tudo preparado para uma audiência pública, no plenário.

“O que foi passado a este parlamento e à imprensa é que haveria uma audiência pública com os vereadores. Fiquei desapontado com essa atitude do prefeito. Até porque o que ele sempre pregou foi a transparência com a coisa pública e o que estamos vendo agora é o contrário”, frisou.

Ainda sem líder do Govenro oficializado na casa, coube a Rose Sales (PCdoB) dar a versão da Prefeitura. “O que foi repassado é que o prefeito estava solicitando duas datas, sendo uma com o secretariado vindo à Cãmara para uma reunião secreta com os vereadores e no próximo dia 27, uma audiência pública para publicizar a atual situação financeira do município”, justificou.

A reunião acabou sendo secreta mesmo.

Em tempo: por falar em transparência, quando será disponibilizado o Diário Oficial do Município para download no site da Prefeitura de São Luís?

15 pensou em “Pedro Lucas pede lista de restos a pagar da Prefeitura; transparência é pauta na Câmara

  1. Esse Fábio, porque ele não pede transparência nos valores pagos pelas obras do Hospital Carlos Macieira, que depois de uma reforma contratada, uma reforma emergencial por ter sido incendiado e uma novo pedido de reforma, depois de afundar um elevador e inundar após as primeiras grandes chuvas, continua uma porcaria?

    Enquanto isso, somos matéria nacional por falta de atendimento a doentes mentais potencialmente perigosos… Nossos índices de atendimento à saúde continuam sendo os piores do Brasil e nunca se gastou tanto com obras para a saúde!!! Isso aí, CÂMARA, por você ter sido co-responsável, é que você deveria estar preocupado em melhorar!!!

      • Pensei que inclusive você se encaixava nessa lista, pois, numa luta interminável a Castelo não demonstra ter notado que o prefeito já mudou e continua a dar espaço a cachorro morto. Sobre Holandinha, nem parece que alguns meses atrás era este quem critica a gestão passada por falta de transparência. Demagogo! Agora me diga, que história é essa de reunião secreta? Quem faz reunião secreta é bandido. Comandita. Conchavo. É seita demoníaca, a Câmara é um lugar para debates públicos. O povo precisa saber. Nenhum vereador foi eleito para fazer reunião secreta. Afinal, por que secreta? Só posso crê que é do povo que eles querem esconder algo. Quanto ao D.O posso dizer que certamente os fantasmas continuam rondando a prefeitura. Há gente nomeada com data retroativa a janeiro que nunca pôs os pés na repartição, mas, é de se esperar que tenham recebido seus salários integral. Assim fica fácil, constatamos que a crítica nada mais era que a mera vontade de fazer a mesma coisa. Coitado do Ludovicense!

        • Faça do pedido do vereador Pedro Lucas,uma bandeira e,porque o D.O.M.não está disponível no site da Prefeitura??com as devidas nomeações q receberam “in totum”,sem parcelamento.Votei do EHJ mas,tá na hora de mostrar pra q veio.Transparencia urgente>Valeu

    • O que eu acho engraçado é que pra dizer que o antecessor roubou eles abrem a boca no face, twitter, rádio, tvs, jornais, blogs, em rede nacional, etc. Mesmo sem apresentar nenhuma prova. Quando os vereadores querem transparência e pedem pra que digam a quem e o quanto é o real tamanho da dívida ai querem pra que a reunião seja secreta para que possam mostrar documentos. Tem coisa errada ai

  2. Caro Gilberto! O Dep.BIRA do PINDARÉ também cobrou transparência
    nos GASTOS do Governo do Estado e,em particular,a GASTANÇA com
    o CARNAVAL,2013,já foi informado? E a LEI de acesso as informações,
    quando o Governo do Estado do MA,vai cumprir?

    • Incrível essa tática de defesa dos oposicionistas… o que tem o Pedro Lucas Fernandes que ver com o Bira do Pindaré? Ele quer saber é das informações da Prefeitura

      • Meu caro Gilberto!Não estou me referindo somente
        ao nobre Ver.Pedro Lucas e,sim,sobre os gastos,
        transparência,e acesso as informações que v.sa.,
        tanto cobra da Prefeitura e não faz o mesmo com
        relação ao Governo do Estado,preferindo, sempre,
        a utilização de dois pesos e duas medidas,né?

        • Meu caro, posso enumerar aqui vários posts críticos ao Governo do Estado. Procure aí, por exemplo, e veja quem foi que denunciou um esquema de R$ 19 milhões na Seduc e acabou fazendo com que a sceretaria trocasse mochilas de péssima qualidade que seriam entregues aos alunos do Maranhão…
          Veja mais: quem foi que criticou a governadora e a sra. Graça Foster por aquela encenação que foi a visita da presiente da Petrobrás pra dizer que a refinaria é prioridade e que por isso foi “jogada”mais pra frente?
          E ainda: quem é que tem pressionado a governadora para se posicionar no caso de Alberto Franco, secretário denunciado por formação de quadrilha e que continua no governo?
          E mais recentemente: quem revelou em post que o jogo do MB no Castelinho ficou parado por causa de goteiras no teto?
          Sou governista, meu caro. Nunca escondi disso. Mas não sou cego. Agora, não me peça para fazer o auê que a oposição gostaria a cada espirro da governadora.
          Pra finalizar, eu pergunto: em que blog da oposição vc viu qlq denúncia contra Castelo nos 4 anos em que ele esteve na Prefeitura? Indo mais longe: quem dos balaios disse um “ai” para a roubalheira do finado Jackson Lago e companhia à frente do Governo?
          É na mídia de oposição, meu caro, que impera a lei da mordaça. Não aqui neste blog

          • Gostei da franqueza meu caro Gilberto.Agora se “existe”um débito de mais de 1 bilhão que,a atual gestão em nome da transparencia e moralidade,mostre os credores dessa vultosa quantia.Senão vão passar 4 anos reclamando sem comprovação.Aí tem…

          • Não vejo problema algum em se cobrar transparência do Governo do Estado. O que não concordo é com a utilização desse argumento para desviar o foco da discussão que está sendo travada aqui. O fato é que EHJ tem caminhado bem em diversas áreas, mas no quesito transparência, uma de suas bandeiras de campanha, ele ainda está claudicante…

Os comentários estão fechados.