TJMA: desembargador acusa juízes de vender sentenças

Desembargador Antonio BaymaO desembargador do Tribunal de Justiça Bayma Araújo resolveu ontem (20) “jogar m… no ventilador”, como se diz no popular.

Em sessão na qual se votava a necessidade de abrir, ou não, processo investigativo contra o juiz Fernando Mendonça, Bayminha, como é também conhecido, defendeu o colega magistrado e acusou juízes de vender sentenças. E mais: insinuou que a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) faz “vistas grossas”.

“Senhor presidente, ao invés de estarmos aqui causando constrangimento a um juiz sério, nós deveríamos era estar apurando denúncias contra juízes que não julgam processos e os que vendem sentenças ao que se faz vista grossa”, denunciou.

Cleones Cunha, o corregedor, reagiu, é claro. Disse não ter conhecimento de nenhuma denúncia parecida com a do colega e pediu que ele declinasse os nomes.

“Quero pedir ao desembargador Bayma que me dê nomes, me apresente uma lista de juízes que vendem sentença, para que possamos apurar. O que chega ao conhecimento da Corregedoria é apurado. Só posso mandar apurar uma denúncia concreta”, retrucou.

Mas Bayminha foi ainda mais longe. Citou um caso em que um juiz teria pedido dinheiro a uma parte envolvida em processo prometendo, com ele, pagar inclusive pelo voto de um desembargador.

“Nós aqui sabemos dessas denúncias. Chegou ao meu conhecimento até que um juiz pediu dinheiro a uma parte dizendo que era para pagar desembargador. Isso deveria ser apurado, para nós sabermos se isso tem alguma verdade”, completou.

No fim das contas, o Pleno votou por não se investigar Fernando Mendonça.

Sem papas na língua

O desembargador Bayma Araújo já é conhecido por não ter papas na língua quando o assunto são as discussões mais polêmicas. Em 2009, ele e o desembargador Jorge Rachid trocaram insultos no plenário, quando se julgava o juiz Fernando Barbosa, de Barreirinhas, acusado de grilagem de terras.

Bayma disse que os desvios de conduta de Fernando eram conhecidos de todos. Rachid, que é tio do magistrado então sob julgamento, o defendeu, chamando o decano do TJ de mentiroso. O áudio das sessões foi gravado e vazou à época.

Veja abaixo a transcrição do diálogo:

Rachid – Você é um mentiroso, você é meu inimigo pessoal, deveria se dar por suspeito.

Bayma – Você, excelência, é sócio dele. É sócio dele, é sócio dele. Tem terrenos em Barreirinhas.

Neste momento e sessão é interrompida, mas os microfones seguem abertos.

Bayma – Você vive de esquema. Moleque. Tu passaste neste tribunal e fazes uma rapinagem aqui.

Rachid – Você é mentiroso.

Bayma – Mentiroso és tu cachorro, safado.

No mesmo dia, Bayma Araújo ainda tentou explicar a confusão. “Eu fui provocado, chamado de mentiroso, agressivo. Então, eu também o agredi no mesmo tom”, disse.

27 pensou em “TJMA: desembargador acusa juízes de vender sentenças

  1. Fico estarrecido não com a discussão, mas com as supostas agressões verbais transcritas. Tenho a visão que o Tribunal de Justiça é um colegiado com figuras exponenciais, de altíssima respeitabilidade e honorabilidade. Penso até que tenha ocorrido um engano e que esse diálogo não foi travado.

    • já, já… estava agendado para as 10h, mas, como vc deve ter visto, o dia começou movimentado… ainda hoje sai

  2. Caro Gilberto Léda, Cleones Cunha e Cleomar Tema, são responsáveis por mandos e desmandos em Tuntum, lá eles são reis e como tal podem tudo…todos sabem que Tema só tem o fôlego e a ousadia que tem por conta do seu queridissimo irmão que há tempos faz vistas grossas a todo sorte de atrocidades.

  3. EU QUERO DIZER UMA COISA PQ SE LEVA CINCO ANOS PRO UM JUIZ DA UMA SENTENÇA CONTRA UMA LOJA DE DEPARTAMENTO, OU SERIA MOROSIDADE DA JUSTIÇA OU SERIA UM ESQUEMA PRA SE MANTER O PROCESSO PARADO, PQ EU NÃO VEJO PQ PASSAR TANTO TEMPO COM UM PROCESSO DESSA NATUREZA, DE FICAR PARADO, EU VEJO QUE TUDO ISSO NÃO PASSA DE UM GRANDE ESQUEMA OU SERÁ QUE ESTOU ENGANADO?

  4. O Desembargador foi irresponsável e leviano fazendo acusações sem citar nomes. Não adianta não ter papas na lingua e levantar uma suspeita em vão, devendo então falar os nomes desses magistrados.
    Ele deve estar fazendo isso pra defender Fernando e tirar o foco das atenções.

  5. Esse Magistrado Fernando é aquele que é ou era da comarca de Barreirinhas??
    Se for ele está defendendo a pessoa errada e ele sabe disso.

  6. Gilberto não tinha lido a reportagem toda e já vi que esse Fernando não é o mesmo.
    Mas mesmo assim o Desembargador agiu errado

    • Ele não cita nomes por que toda a corte, inclusive ele é omissa, aliás omissão é pouco para qualificar o tribunal, é tudo ladrão mesmo. Começa pelos concursos público, até mesmo de juiz, tanto é que o egrégio parece uma cadeia hereditária, ou seja, têm muitos parentes entre si, fora que ultimamente vem entrando várias menininhas novas. Se fizermos uma pesquisa, em outros tribunais, os caras antes de serem juízes, passam em concurso para analista, delegado, enfim, mas no tribunal daqui os caras entram bem cedo. Prova disso tá aqui http://www.pciconcursos.com.br/provas/tj-ma, olhem a prova para juiz de 2001, a prova foi feita pelo próprio tj ma e a prova foi super fácil, mesmo sendo fácil, deve ter sido capaz do pessoal ter ido com o gabarito em mãos.

  7. Vem cá: não era o Bayminha que tinha a […], como assessora dele, quando estava na presidência? Vai saber qual a “qualificação” que moça possui para ter lhe garantido tal cargo.
    Outra: pelo que entendi do texto, o Bayma AGORA resolveu não apurar as condutas do Dr. Fernando Mendonça mas antes queria o couro do sobrinho do Rachid? Isso é mudança natural de opinião ou claudicância conveniente mesmo?

  8. “Tem algo de podre no Reino da Dinamarca”, éis a questão, Disse me disse, acusar, dizer que ouviu, é um zunzumzuuuu danado, ninguém faz nada ou diz nada, a podridão começa a impestar, quando vier a explosão causada pelo gás acumulado desta podridão, ai meu amigo, só tem um jeito; Apelar para o CNJ, os pouco honestos que tem, não tem coragem de falar. Quem vai denunciar esses poderoso e intocáveis, esses incomuns? Será que freud explica?…

  9. É lamentável termos um juficiário deste nível.um desenbargador dizendo q o outro vive de esquema e o outro rettuca afirmando que o outro e cachorro e falta um cnj eficiente q de razão a ambos e livre a socidade dessas autoridades que nos envergonham

  10. Esse juiz Fernando Mendonça ficou com um processo crime na casa dele por mais de 04 anos, dando ensejo para que o feito fosse extinto pela prescrição. Não sei se o fez por má fé ou puro esquecimento. A corregedoria tomou conhecimento do fato. Quem era o acusado? José Gerardo de Abreu.

  11. Por que o Judiciário maranhense não apura, instrue os autos de um processo cujo investigado é um DESEMBARGADOR, ex Presidente do TJ, carcamano, que foi acusado pelo MINISTÉRIO PÚBLICO, de desvio de recursos do FERJ ??
    O próprio STJ (Brasilia) determinou que o judiciário local maranhense apurasse isso tudo! Por que até hoje o processo enocntra-se adormecido ???
    Quer dizer que contra JUIZES a coisa anda, e contra o DESEMBARGADOR ??
    Apure jornalista!!!

      • POR ISSO ESSA ONDA DE CRIMINALIDADE NO MARANHAO ESTA CADA VEZ MAIOR. POLICIA PRENDE, DELEGADO ENQUADRA DE ACORDO COM AS CONVENIENCIAS DA LEI PRA DELE SE BENEFICIAR COM OS PAGAMENTOS DAS TAXAS DE …………… E AÍ OS MILITARES VOLTAM PRA RUAS PRA BRINCAR COM BANDIDOS E AINDA SUJEITOS A SE DAR MAL COM UMA BALA OU VARIAS E TER SEU NOME RELACIONADO PARA FUTURA VINGANÇA………………..ENQUANTO ISSO NOS POVO POBRES COITADOS VENDO TUDO ACONTECER E SEM PODER E TER UMA SOLUÇAO PARA ESSAS BARBARIES. PODER SEM PUDOR E PIOR DESPUDORADOS COM PODERES.

  12. […]
    Esse é um dos maiores vendedores de senteça, principalmente pra empresário, politicos e banqueiros…

  13. Por que nao apuram sobre FILHOS DE DESEMBARGADOR que fazem papel de lobistas e ganham muita grana vendendo influência e decisões que mudam do dia para noite????? Vamos apurar, gente!!!!

  14. O QUE EU SEI É QUE SE PEDISSEM PARA QUE NÓS ADVOGADOS FIZESSEM DENUNCIAS ANONIMAS O DESEMBARGADOR CLEONES IRIA TER TRABALHO PARA 10 ANOS FICAR NA FRENTE DA CORREGEDORIA; PORÉM COMO A OAB É UMA ENTIDADE FRACA QUE TAMBEM FAZ PARTE DESTA CORRUPÇÃO, NENHUM ADVOGADO É LOUCO DE DAR A CARA PRA BATER E SER OBRIGADO A SE MUDAR DE ESTADO PQ AQUI NO MARANHÃO SE ALGUEM DENUNCIAR O QUE NOS ADVOGADOS SABEMOS, PODE CRER QUE SERÁ O FIM DA CARREIRA!!!!

  15. Não é só no Maranhão: conheço juiz que é promotor em São Paulo.

    JUIZ QUE É PROMOTOR
    EXISTE (E EU NÃO CRIA),
    PROMOVENDO, AGREGADOR,
    A FARSA E A COVARDIA.

    Att. MARIAN DE ARAUJO

Os comentários estão fechados.