Começa a urbanização do espigão e da península da Ponta d’Areia

De O Estado

As obras de urbanização da Península da Ponta d´Areia, que inclui a complementação do espigão costeiro construído pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Infraestrutura, foram iniciadas esta semana e transformarão a área em um grande polo de lazer e turismo em São Luís. Máquinas e equipes da empresa de engenharia que executarão o serviço trabalham no local. O projeto, orçado em mais de R$ 32 milhões, deve ser concluído em 240 dias.

espigaoSegundo o responsável pela obra, o engenheiro civil Aloísio Duailibe Pinheiro, uma das primeiras ações será a construção do braço do espigão com extensão de 128 metros e 8,2 metros de largura, que proporcionará a edificação da Marina da Ponta d´Areia, que tornará a chegada das embarcações na região mais segura. Para isso, será utilizado um volume de 104.714 metros cúbicos de pedras de grande porte.

O projeto inclui a construção de um deque de madeira, que utilizará madeira reaproveitada e palmeiras imperiais como item de ornamentação, iluminação e pavimentação do espigão, fixação de proteção das laterais, bancos, locais para coleta de lixo, pontos de observação, entre outros espaços paisagísticos.

“Ao longo de toda a orla da Península da Ponta d´Areia, serão construídos banheiros, quiosques para venda de artesanato maranhense, lanchonetes, além de calçadão e ciclovia para oferecer aos visitantes maior conforto”, comentou o engenheiro.

Melhorias

Segundo Aloísio Duailibe, também está incluída no processo de melhoria urbanística do espigão costeiro, a revitalização do Memorial de Bandeira Tribuzi, que deve ser transformado em Centro Cultural, guardando toda a obra do poeta ludovicense. O memorial servirá ainda de apoio para a marina a ser construída na região.

Nas proximidades do Forte da Ponta d´Areia (Forte de Santo Antônio da Barra de São Luís), que hoje abriga grupamento do Corpo de Bombeiros e foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 1975, o trânsito de veículos será interrompido para que sejam incentivados os passeios familiares a pé e em bicicletas.

Para o secretário-adjunto de Infraestrutura, Aparício Bandeira, São Luís só tem a ganhar com essa grande obra. “Esse espaço vai transformar a cidade. A Ponta d´Areia, que já era um polo turístico, vai ficar ainda melhor para receber os visitantes. Não serão apenas os moradores da área que serão beneficiados, toda a população da cidade poderá usufruir desse projeto”, destacou.

Espigão já apresenta efeitos na orla

O espigão costeiro da Ponta d´Areia, também conhecido como quebra-mar, foi construído para recompor a faixa de praia que já existiu no local, de forma a conter o avanço da erosão, que atinge bares, restaurantes e prédios residenciais. A obra já apresenta efeitos visíveis, como o aumento da faixa de areia.

Outro papel importante desempenhado pela obra é o desassoreamento do canal da Ponta d´Areia, existente entre a península e o banco de minerva, uma espécie de banco de areia. O local serve para o tráfego de embarcações, que estavam encalhando por causa do assoreamento no canal.

De acordo com estudo elaborado pela Universidade de São Paulo (USP), encomendado pela Vale e doado ao Governo do Estado, as transformações ocorridas com a construção da barragem e do Aterro do Bacanga modificaram a velocidade dos rios Bacanga e Anil. Isso acarretou mudanças na corrente marítima na área da Ponta da Areia, aumentando a intensidade da erosão e diminuindo a faixa de praia, o que acentuou ainda mais o assoreamento do canal.

8 pensou em “Começa a urbanização do espigão e da península da Ponta d’Areia

  1. SR. GILBERTO, PORQUE MEUS DADOS, NOME E MAIL, SEMPRE APARECEM DEPOIS DOS MEUS COMENTÁRIOS?

      • OBRIGADO SENHOR GILBERTO. AGORA FICO TRANQUILO E CONTINUAREI ASSÍDUO LEITOR DE TUDO QUE SAIR NO SEU BLOG. AQUI A PESSOA FICA SABENDO DO DESENVOLVIMENTO DO ESTADO, É UM TRABALHO DE ALTO NÍVEL E MUITO DEMOCRÁTICO, POIS ATÉ IDIOTA TEM VEZ. ( e muitos vão procurar o cipó de aroeira e arrancar o coro dos meus lombos. ) CEGOS! CEGOS DE MENTE E DE ESCOLARIDADE.

  2. Fico imaginando o tamanho da mãozada que essa turma deu na execução dessa obra. Ricardo deve ter um ciúme danado de não ter participado dessa.

  3. Ótima iniciativa do governo do Estado,vai criar mais um espaço muito aprazível para o lazer em São Luís mas,meu caro Gilberto acabei de ver a placa(02)onde diz:Urbanização da Península da Ponta da Areia,valor R$ 362 milhões!!! vão construir uma nova península?a urbanização do espigão conforme anunciado,o custo é de 32 milhões(10% do valor das duas placas).O que vão fazer mais?Se souber por favor nos informe.Publique,pelo menos,por favor.

  4. EXCELENTE NOTÍCIA!!! MAIS UM BELO CARTÃO POSTAL PARA SL!
    INCRÍVEL COMO A URBANIZAÇÃO DE SL VAI SENDO FEITA SEMPRE PELO GRUPO POLITICO QUE A ILHA TEIMA EM NÃO ELEGER PARA ADMINISTRÁ-LA.
    O QUE CONCEIÇÃO, JAKCSON, TADEU E JACKSON NOVAMENTE FIZERAM NÃO CHEGA NEM PERTO DISSO TUDO.
    E PIOR: A DITA OPOSIÇÃO VAI FINGIR QUE NADA ACONTECE OU VAI INVENTAR UM MONTE DE SANDICES COMO SEMPRE

Os comentários estão fechados.