Bira do Pindaré é acusado de estimular invasão de unidades do “Minha Casa, Minha Vida” em Ribamar

biraUm morador e um invasor do Residencial Nova Terra, construído pela Caixa Econômica Federal com recursos do programa “Minha Casa, Minha Vida” no município de São José de Ribamar, acusaram o deputado estadual Bira do Pindaré (PT) e o policial civil Arnaldo Colaço (PSB) de incentivar a invasão de casas que começou no último fim de semana no conjunto.

Colaço, que foi candidato a prefeito em 2012, é aliado do deputado petista e, junto com ele, tem feito uma espécie de campanha contra a Prefeitura de Ribamar exigindo a isenção da cobrança de ITBI para os contemplados com unidades do “Minha Casa, Minha Vida” na cidade.

Em um dos vídeos com a denúncia – publicado em primeira mão no portal Ribamais -, o ajudante de pedreiro Wellington Santos, mutuário inscrito, sorteado pela Caixa e que já está residindo legalmente em uma unidade habitacional do Nova Terra, diz que tem medo de sair de casa e tê-la invadida. Ele confirma que foi o “advogado” Arnaldo Colaço quem garantiu que os invasores poderiam se apossar das casas e que trabalhariam, no futuro, para a campanha de Bira do Pindaré.

“Eu estou vivendo um momento de pânico com medo de sair e quando chegar encontrar um invasor na minha casa. Os invasores apareceram e disseram que teve uma reunião na qual o senhor Colaço, disfarçado de advogado, disse pro povo que eles podiam invadir as casas que ninguém ia tirar eles daqui, porque a casa é de direito deles. Ele [Colaço] garantiu na reunião que quem estivesse por aqui iria trabalhar na campanha para o deputado estadual Bira e para o senhor Flávio Dino também”, relatou.

Já o comerciante Manoel da Paixão, que invadiu uma das casas do Nova Terra, afirma que participou de uma reunião com o próprio deputado, quando foi estimulado a tomar uma das casas. “Invadi porque recentemente estive num reunião na qual estava o deputado  Bira, que garantiu que as pessoas podiam invadir as casas porque ele é amigo da Dilma e iria resolver tudo”, completou.

Os invasores já foram despejados pela polícia, que foi acionada, ainda no fim de semana, pela empreiteira responsável pela construção das casa.

Outro lado

Por telefone, Bira disse negar “peremptoriamente” as acusações. Segundo ele, a “responsabilidade [pela invasão] é do prefeito [Gil Cutrim (PMDB)], que não quer isentar o ITBI”.

“Estou revoltado com isso. É um excrescência, uma leviandade total. Na verdade, é um cortina de fumaça que tentam criar para esconder os fatos”, completou.

O titular do blog já entrou em contato também com Arnaldo Colaço, por e-mail, e aguarda posicionamento sobre o assunto. Veja abaixo os vídeos com os depoimentos do morador e do invasor.

5 pensou em “Bira do Pindaré é acusado de estimular invasão de unidades do “Minha Casa, Minha Vida” em Ribamar

  1. QUE COISA TRISTE! MAIS UMA AUTORIDADE POLÍTICA LEGISLATIVA ESTIMULANDO INVASÃO.
    LUIZÃO ERA INSTRUMENTO DE QUEM PROCURAVA SER ELEITO USANDO ESSE PROCESSO.
    MEU DEUS TENHA PIEDADE DO MARANHÃO. E FAÇA APARECER OPOSIÇÃO DIGNA E HONESTA.
    QUE TENHA NOBREZA E EQUILÍBRIO ALEM DE CAPACIDADE, PARA GOVERNAR NOSSO ESTADO.

    • Caro Manoel da Cruz Evangelista!Querendo ou não,a VILA
      LUIZÃO,hoje,é um grande bairro,onde vive muitas famílias
      que não tinham onde morar,graças a esse bravo e lutador que v.sa.,chama de instrumento político ou INVASOR,não
      é mesmo?Vale lembrar que,a grande maioria dos Bairros
      de São Luís,nasceram de INVASÕES,quem sabe,por pura
      falta de políticas habitacionais,inclusive,desse Grupo que
      MANDA no Maranhão a quase CINQUENTA ANOS e v.sa.,
      considera um DEUS na TERRA,certo?Por um acaso v.sa.,
      lembra-se da história do PT e de seu LIDER SUPREMO,
      hoje,o MAIOR POLÍTICO do BRASIL e um dos MAIORES
      do MUNDO?Já ouviu falar em, MST,etc.,?Não podemos
      confundir ou comparar,PROTESTOS,REIVINDICAÇÕES
      ou qualquer outro movimento SOCIAL,JUSTO,com CRIME,
      DESONESTIDADE ou BANDIDAGEM,tá?Será se todos
      tivessem onde MORAR e TERRA para TRABALHAREM, teríamos tantas INVASÕES?

      • Senhor Saraiva, não condeno Luizão. Ele foi usado. Foi instrumento. A própria S.Luis é produto de invasão por pessoas honestas e carentes. Conheço muito de invasão e ví muitas invasões que não condeno. Condeno é o uso de políticos aproveitadores. Condeno quem através dos anos nunca planejou assentamento para pobres desvalidos. A Prefeitura devia providenciar loteamentos urbanizados.
        Não digo o prefeito atual que não dispôe de recursos. O PROBLEMA É SECULAR.

  2. E uma grande verdade, varios bairros de slz procederam de ivasão, mais tem alguma coisa que garante ou que de esperança a esses invasores de se apossar da residencia invadida, a qual as casas estao se acabando por falta de moradores o conjunto habitacional nova terra, as casas ja estao construidas a mais de 3 anos, e as mesma jogadas as “traças” sinal que tem pessoas que tem direito de residir mais nao precisa, enquando tem muita gente pobre precissando de um teto !!

Os comentários estão fechados.