Magistrados viajam para curso em Orlando; sindicato pede providência do CNJ

O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Sindjus-MA) protocolou ontem (8), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), representação para que o órgão investigue o contrato firmado entre o Tribunal de Justiça do Maranhão e a US Police Instructor Teams, que ministrará curso de segurança pessoal a 20 desembargadores e juízes maranhenses.

Detalhe, o curso acontece em Orlando, na Flórida (EUA), desde a semana passada.

“Inicialmente participarão do referido curso um grupo de 20 (vinte) magistrados, mas ao que tudo indica, toda magistratura maranhense será agraciada com o referido curso em grupos de 20(vinte) magistrados por vez (sic)”, relata o Sindicato no documento protocolado no CNJ (veja a íntegra aqui), que questiona a racionalidade da despesa – passagens, hospedagens e diárias correm por conta do TJ – e sugere que o curso poderia ser ministrado por órgãos ou empresas brasileiros.

“Em um Poder Judiciário que alega não ter dinheiro sequer para garantir a salubridade e funcionamento de suas unidades […], não é justificável a priorização de curso de ‘defesa pessoal’, sobretudo feito em outro país com custos elevadíssimos e com o afastamento dos magistrados por quase dez dias de suas funções jurisdicionais. Acaso fosse imprescindível e de interesse público o curso […], seria mais razoável e moral que o Tribunal de Justiça do Maranhão buscasse alternativas mais racionais, baratas e sem prejuízo da prestação jurisdicional como convênios […] com Polícia Federal no Maranhão ou Academia de Polícia do Maranhão, bem como contratação de alguma empresa de segurança nacionais que faz esse serviço”, completa.

No pedido ao Conselho, o Sindjus pede que a portaria que afastou os magistrados e lhes concedeu as diárias seja anulada; que o dinheiro já gasto com o curso seja devolvido; ou, caso os dois primeiros pedidos não sejam acatados, que todos os magistrados que já participaram do curso sejam obrigados a ministrar aulas para repassar aos demais funcionários do TJ o que aprenderam nos Estados Unidos.

Veja aqui a lista da primeira turma de magistrados que já está nos Estados Unidos para o curso.

26 pensou em “Magistrados viajam para curso em Orlando; sindicato pede providência do CNJ

  1. ISSO É UMA VERGONHA !!! Daí pegam os prefeitos e os condenam por improbidade administrativa. Com que moral ? Quem contratou e quem viajou deveria sofrer processo por improbidade, devolver a grana, e ser condenado à prisão. Eles não estão acima da Lei !

    • Esse curso poderia ser ministrado pela nossa Policia Federal, pela nossa Polícia Militar ou mesmo pelas nossas Forças Armadas.Más os poderosos do Tribunal de Justiça do Maranhão preferem passear na Disney.

  2. Esse curso e apenas uma desculpa para esse juízes viajarem a passeio com dinheiro público, esse curso é uma vergonha. Cursos como esses já foram ministrados a juízes e promotores aqui mesmo no estado, por policiais do GTA, com especialização nesse tipo de instrução, policiais do batalhão de choque e vários outros profissionais do sistema de segurança pública do nosso estado. Ir a Orlando com nosso dinheiro, com essa desculpa esfarrapada de curso de tiro e um acinte a população do nosso estado. Espero realmente que essa denúncia chegue ao CNJ, que sob a presidência do Ministro Joaquim Barbosa com certeza não deixará isso sem uma punição exemplar. A que ponto chegamos, onde esta o ministério público que não se manifesta. Também, como pode o MP se insurgir contra esse absurdo se o mesmo ministério público acaba de aprovar um aumento dos ticket refeição para os promotores de mais de 200%. Hoje cada promotor ganha de auxilio alimentação em media 2.400 reais, o maior valor pago no Brasil. Que vergonha maranhão…….

  3. Como pode esse desembargador decidir, de maneira tão acintosa, contrariamente aos seis ministros do STJ que por unanimidade negaram esse Habeas Corpus ???? O Tribunal de Justiça do Piauí também na sua câmara criminal negou, também por unanimidade esse mesmo Habeas Corpus. Será que todos os ministros e desembargadores estão errados ???? Somente o nosso nobre desembargador entende não ser necessária a manutenção dessa prisão…..Aguardem, pois na esteira dessa decisão provavelmente outros acusados serão colocados em liberdade, e a família de Décio Sá, e nos maranhenses e que teremos que conviver com esses elementos soltos e cometendo os crimes que todos nos temos conhecimento

  4. Gilberto, esta Sheila Cunha é aquela amiguinha do Desembargador “Don” Jaime “Ruan”… Falando nisto: o que foi que deu aquele caso? Provavelmente nada… Nos esclareça, por favor…

    • Não conheço relação de amizade entre eles… lembro que, pelos diálogos divulgados aqui, inclusive, parece que ele “cantava” na prova oral.. O caso está no CNJ

  5. Gilberto….mobiliza a TV Mirante aí e faça esse caso chegar ao FANTÁSTIVO no próximo DOMINGO…ou mesmo no JORNAL NACIONAL…VERGONHA….

  6. que vergonha, estão mandado os juízes de férias para a Disney com tudo pago e deixando os tetos dos fóruns caírem na cabeça dos servidores. Tenho nojo desse TJ!!!!!! Dêem uma olhadinha na programação desse suposto “curso” que estão fazendo lá. Deve ter algum “tempo livre” para Disney, comprinhas nos shoppings, outlets… Vamos mais a fundo e vamos nos perguntar: quantos magistrados levaram a família junto enquanto fazem esse “curso” indispensávelà magistratura??

    Que vergonha!!!!!!!!!! Sindjus, por favor, tome providências urgentemente

  7. Isso é bobagem comparado com que os outros magistrados que não viajaram fazem neste Estado, por isso quando o Ministro do STF esculhamba uma meia dúzia de “pilantras” de terno e depoias as associações aí da vida vão querem cobrar explicações, aí não dá!! Quero saber do concurso que não chama ninguém, esse dinheiro aí da farra da viagem é fruto do arrecadado nos concursos do TJ/MA, eita Guerreirão guloso!!

  8. A associação dos magistrados publicou nota de repúdio a uma paralização desse sindicato marcada para o dia 10. Alega que essa atitude somente trará prejuízos à sociedade e, em especial, às partes e aos advogados.
    Será o fato desses juizes terem ficado fora das suas durante esse periodo não causaram nenhum prejuízo tabém? Se fosse possível fazer um levantamento de quantas audiências deixaram de ser realizadas, outros atos, serviço desperdiçado, material gasto, isso não é prejuízo não?

  9. Sabe-se que uns anos atras, alguns policiais do Estado do Maranhao, tiveram que fazer esse curso la em Orlando e pagaram de seus proprios recursos. Por que eles, que vieram de la com essa formacao, nao foram convidados para ministrar esse curso aqui no estado? Respondo: Por que assim nao seria passeio!!!!!!

  10. OS SERVIDORES QUE IRÃO SERÁ SÓ DA PANELINHA, POIS MESMO QUE O TJ QUEIRA MANDAR UM PÉ RAPADO QUALQUER (COMO EU), PROVAVELMENTE ELE NEM TERÁ PASSAPORTE OU VISTO AMERICANO PARA ENTRAR NOS ESTADOS UNIDOS.
    RESUMO DA ÓPERA QUE O SEU ANÍBAL ESQUECEU DE DIZER, É QUE ESSE CURSO É EXCLUDENTE POR NATUREZA, POIS OBRIGA O CURSANDO A TER NO MÍNIMO PASSAPORTE E VISTO DE ENTRADA DE CATEGORIA INCLUSIVE DIFERENTE DA DE SIMPLES TURISTA. CHEQUEM ISSO

  11. Realmente essa atitude do TJ/MA, ainda vai dar muito pano pra manga, aguardem as próximas semanas quando essa noticia tiver uma maior repercussão, por isso que o judiciário é uma das instituições que mais deixam a desejar, em relação a falta de credibilidade pela população.
    Só quero ver o pronunciamento da associação deles, como sempre, irão dizer que é importante, que precisam de proteção, e etc…
    Realmente, isso é uma vergonha para o Maranhão, aguardem o pinote que o Presidente do STF vai dar, quando souber disso, rssss….
    Vai dar um sermão daqueles no presidente, aguardem!

  12. Interessante é que visitando o site desta instituição, dirigida por um “Charles Saba” e analisado o conteúdo, vejo em uma de suas notícias, em geral voltadas para dar uma certa credibilidade sobre o conteúdo a que se propóe ministrar, esta: http://uspolice.com.br/index.php?pag=noticias&id=13

    Uma imagem de alguém trancado em uma garagem e sendo torturado por duas pessoas, e os dizeres em inglês: “Boyfriends: A heart to heart talk with my daughters boyfriend usually clears up any misunderstandings later on. If there’s a later on…”.

    Traduzindo: “Namorados: Uma conversa cordial com o namorado da minha filha geralmente esclarece qualquer mal entendido que venha a ocorrer depois. Se houver um depois…”. Ressalte-se que a palavra “Boyfriends” tem destacada as letras “fiends” (que em uma tradução livre seria “demônios”).

    Estes são os cursos de “segurança pessoal” que desejam ministrar? “Como torturar o namorado da sua filha”. Realmente, além de um site que visa também vender material militar, mas sem nenhum produto e vários problemas… Deve-se, com certeza averiguar que tipo de empresa é essa…

Os comentários estão fechados.