Inaugurados mais 13 leitos de UTI no Carlos Macieira

Mais 13 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram inaugurados na manhã deste sábado (13) no Hospital de Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira, pelo secretário de estado de Saúde, Ricardo Murad. Com os novos leitos o hospital passa a oferecer 39 vagas de UTI.

utiTambém foram reativados 29 leitos de clínica de especialidades localizados no 5º andar daquele hospital, e que foram desativados em agosto do ano passado devido ao incêndio que atingiu a unidade de saúde. Com isso, o HCM passa a contar com 82 vagas destinadas a clínica especializada. A unidade de saúde, que atende pacientes considerados de alta complexidade, dispõe ainda de 13 leitos de UCI (semi-intensivos) e 10 máquinas de hemodiálise.

Ricardo Murad destacou, durante a inauguração, que brevemente o Maranhão atingirá o número de leitos de UTI preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para se ter ideia, havia em 2009, na rede estadual em todo Maranhão, apenas 88 leitos de UTI e UCI. Hoje a rede estadual conta com 325 vagas, sendo que, destas, 237 foram implantadas na atual gestão.

O secretário disse ainda que os novos leitos de UTI são resultado da reforma pela qual o hospital vem passando e que deverá ser finalizada no começo do ano que vem. “Nossas UTIs não deixam nada a desejar a nenhuma outra, quer seja do sistema público quer seja do sistema privado de saúde em todo o Brasil. Temos equipamentos modernos, de primeiro mundo à disposição para a tendermos não só os maranhenses, mas os brasileiros que estejam no Maranhão”, destacou ele.

uti2Equipada com respiradores mecânicos, monitores multi-paramétricos, estação cardio-pulmonar, entre outros modernos aparelhos, a UTI dispõe ainda de equipes médicas e de enfermagem especializadas no atendimento às mais diversas doenças. “Quero destacar que sem as equipes que operam o sistema com muita competência, isso não seria possível”, agradeceu Murad.

O secretário aproveitou ainda a oportunidade para anunciar novos projetos para a área de saúde no estado. “Vamos implantar quatro unidades do Hospital Geral, os chamados Geralzinhos, que serão destinados a atender pacientes que necessitam fazer procedimentos e cirurgias de baixo porte”, disse o secretário. Essas unidades serão implantados em Matões do Norte e em São Luís – no Maiobão, Vila Luizão e Vila Palmeira.

(As informações são do Governo do Estado)

10 pensou em “Inaugurados mais 13 leitos de UTI no Carlos Macieira

  1. Hospital construído pelo dinheiro do servidor e usurpado por esse projeto de secretário para usar como propaganda pessoal, isso me causa muita indignação, mas só tem um jeito de reclamarmos, 2014 vem aí!!!!

  2. Ricardo Murad e a Gov. Roseana são mesmo muito bonzinhos. Tomam de assalto o Hospitl do Servidores do Estado, para pegarem milhões de reais do SUS, enquanto os Servidores, verdadeiros donos do Carlos Macieira são obrigados a procurarem um Hospital dentro do mato e sem as mesmas condições. Eles querem aparecer e fazer bondade com aquilo que não pertence a eles (O Estado)

  3. So nao entendi nessa foto o que sao essas cadeiras e essas bancadas em frente as macas.. Outra questao para levantar seria onde estao localizadas todas essas utis implantadas nessa gestao, acredito que sejam mais um fantasma no maranhao.

  4. O estado de Pernambuco tem o governador melhor avaliado do país e, recentemente anunciou seu feitos na Revista C. Capital, entre eles a construção de 04 ( quatro) hospitais ! Ou seja, em 06 anos, quatro hospitais. Sabe porquê ? Saúde se garante com atendimento médico e não só com prédios abandonados com estão os de Mirador e Bequimão. Fazem 03 ou 04 anos que só vejo inauguração em cima de inauguração e gente com farda bonita pra foto, mas era pra ter pacientes nessas camas bonitas, era pra estarem recebendo os acidentados etc.

  5. Caro Gilberto Leda,para que um Governo chegue a esse patamar de trabalho, desenvolvimento e serviço prestado ao povo, necessário é que se tenha uma boa equipe .Na Secretaria de Saúde,Roseana Sarney,colocou Ricardo Murad,homem trabalhador,acorda cedo, despacha com seus assessores,com Deputados,prefeitos e lideranças.Como se vê,o secretario de saúde do Maranhão,é uma maquina humana,pensamento sempre voltado para fazer melhorias na saúde. Valeu Roseana,Valeu Murazão!2014 ta chegando,taca de votos do século Roseana Sarney X Zé Traíra Reinaldo-te segura velhão!

  6. LEDA,
    POR FAVOR ME DIGA QUANTOS HOSPITÁIS FALTAM PARA OS 72 PROMETIDOS ATÉ DEZEMBRO/2010.

  7. Meu pai já ficou nessa uti, sei onde ela fik, bem no térreo sei também quantos leitos tem perfeitamente, vou dá um jeitinho d visitar alguém e v se realmente foi inaugurada alguma uti, pois é muito estranha essa inauguração, kd a imprensa? só o Murad? não sei não, é bom reforçarem a segurança pq se eu conseguir e for mentiras, vou tirar fotos e colocar na net. Ah só mais uma coisinha, gostaria d saber quando é q os funcionários do estado vão receber os anos q pagaram, p sustentar este hospital e nunca foram bem atendidos, e agora vem esse laranja com esse papo furado, com um hospital q foi mantido anos pelos servidores do estado.

Os comentários estão fechados.