ARTIGO: Homenagem à primeira turma

Nelma Sarney*

Em 1993, numa visão iluminada e pioneira no nordeste brasileiro, o Governo do Estado e a Universidade Estadual do Maranhão firmaram parceria e criaram o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão com o objetivo de formar oficiais dessas duas importantes corporações militares em nível superior.

Na época, eu já como integrante do corpo docente daquela instituição de ensino superior e ligada à Coordenadoria de Direito do Curso de Administração, fui designada para lecionar na 1ª turma do recém-criado curso de formação.

Aceitei prontamente mais esse desafio, que se tornou ao longo do tempo a mais enriquecedora e gratificante experiência de minha vida, pois logo depois o destino levou-me a abraçar nos percursos da outra carreira o desafio de ser Juíza Auditora da Justiça Militar do Estado entrelaçando assim de forma perene a minha vida com a do direito militar, a justiça militar e as suas instituições, deixando marcas especiais em minha mente e em meu coração.

Nesta semana, um fato fez de forma inesperada aquele tempo voltar como um filme do gênero romance à minha cabeça. Recebi o convite para a festa de comemoração dos 20 anos de formatura da 1ª turma do Curso de Formação de Oficiais que irá acontecer no próximo dia 30 de abril.

Foi um susto. 20 anos são muita coisa para lembranças tão presentes. o rosto a voz de cada um daqueles alunos ficaram eternizados em minha memoria, tal qual a foto no quadro por ocasião da formatura. O tempo sempre efemero passou muito rápido.

Hoje aqueles garotos iniciantes na universidade, trôpegos nos conhecimentos das normas rígidas da instituição, exaustos após as aulas práticas na Academia de Polícia, já estão na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros como comandantes de Batalhões de Companhias, na chefia de Assessoria Militar e nas mais diversas funções de destaque das Instituições Militares a que pertencem.

Daquela 1ª Estrela recebida de Aspirante a Oficiais, 20 anos se passaram, e muitas outras Estrelas foram honrosamente conquistadas.

O mestre Paulo Freire parafraseou um dia: “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”

Parabéns a todos os Oficiais meu queridos alunos, integrantes daquela 1ª turma do Curso de Formação e que Deus continue abençoando as nossas carreiras e as nossas vidas.

*Nelma Sarney é desembargadora e foi professora da Primeira Turma do Curso de Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão

11 pensou em “ARTIGO: Homenagem à primeira turma

    • MESMO QUE TENHA MUDADO, COMO DE FATO MUDOU, SERÁ QUE VOCÊ NÃO NOTOU?
      PENSANDO MELHOR, MUDANDO OU NÃO, DEIXE PARA LÁ!
      NÃO VAI ADIANTAR NADA.

  1. Poucas pessoas fora do contexto dos militares compreendem a importância da criação da Academia de Policia Militar do Maranhão-APM-MA, ocorrido em 1993, da qual tenho um imenso orgulho de ser integrante da primeira turma. A PMMA até aquele ano não tinha uma identidade própria em vistas que seus oficiais eram formados nas mais diversas academias militares do país. Esse cenário além de causar um inevitável choque de doutrinas exigia uma imperiosa necessidade de readaptação de ideias desses oficiais as particularidades da segurança pública do maranhão já que todos vinham com as percepções do estado em que se instruíam. A academia de policia militar do maranhão já nasceu majestosa. Conveniada com a Universidade Estadual do Maranhão iniciou um processo de capacitação que objetivava uma formação dos oficiais em consonância as aspirações de uma sociedade avida por uma policia preparada para o dialogo e pronta a compreender as suas angustias para com isso estabelecer uma relação de parceria no encontro de soluções as mais diversas problemáticas da segurança pública. A primeira turma de Oficiais do Maranhão logo se tornou uma referencia dentro da UEMA pela disposição em tornar aquela oportunidade no instrumento de transformação irreversível de uma policia que esperou 156 para formar seus comandantes. De certo que nem tudo era motivo de comemorações. A academia nasceu com limitações extremas propensas a criar um clima frustações e desmotivações em seus alunos que atentos e compreendendo o tamanho do desafio, responderam com ímpeto redobrado no proposito de fazer da APM-MA uma referencia entre todas as academias já existentes. O primeiro ano foi suficiente para que a APM-MA fosse notada por outros estados que ainda não tinham sua Academia. Não demoraram em solicitar vagas impressionadas com o novo modelo proposto para formação dos novos oficiais especialmente pelo desafio de integração com meio universitário conhecido pelos claros sentimentos de discordância com a PM alimentada ao longo de vários anos. Passados mais de 20 anos a missão da primeira turma na consolidação desse ambicioso projeto foi cumprido com méritos fato que se confirma pelos inúmeros espaços conquistados por esses bravos combatentes que não descansam em dignificar o nome da gloriosa policia militar do maranhão. A desembargadora e nossa eterna mestra Nelma Sarney os nossos mais profundos agradecimentos pela dedicação dispensada durante todo nosso período de formação em que sempre esteve presente não só como professora, mas como conselheira e colaboradora no enfrentamento dos mais diversos desafios que se revelavam naquele período.

    MARCELO DOS SANTOS JINKINGS – MAJ.QOPM

    • Agradeço a Desa Nelma pela lembrança, pelo elogio feito a nossa turma e principalmente a nossa instituição PMMA, estamos a 26 anos na labuta nas operações e na administração da PM, voltadas unica e exclusivamente para melhor servir, dentro dos parâmetros da lei e da ordem pública, justamente porque nós mestres sempre foram comprometidos com o ensino-aprendizagem, com a dignidade,moral e o comportamento ético- profissional voltados para a segurança e bem estar da comunidade, favorecendo o direito de ir e vim da comunidade. destacamos ainda além da Desa Nelma Sarney, Juiz Vaz, professores Benito Buzar, Thais e José Luis, bem como os Instrutores , Coroneis Cantanhende, Batista, Bastos, Salomão,Tenentes Coroneis Alves,Porto, Pedro Ribeiro, Santos, Ribeiro, Terra, Majores Tereza, Edilene, Rosario Junior, Eurico,Miguel Neto,Capitaes Estevão, Dutra, Ferreira e outros, todos são partes do processo de aprendizagem, obrigado pelo Governador Edson Lobão pela Criação da APMGD, SOMOS TODOS VENCEDORES ARITANÃ, BAYMA,BAZILIO,BERTOLDO, BRITO JR,BRANDÃO, CASTRO,CAVALCANTE,DIAS,DIOGENES,EDEILSON, EMERSON,HOLANDA, ILMAR JINKINGS, LENINE, LUONGO, MAURICIO,OLIVEIRA, OSMAR, PASSOS,PROTAZIO, ROBERTO, SÀ, SODRÉ, SPINDOLA,TUPINAMBÁ, VIEIRA OLIVEIRA, WELLINGTON, OS BOMBEIROS CELSO ALVES, FRANÇA, ISAAC, JOABE, JULIOS CESÁR, MARCELO,RIBAMAR, ROCHA SILVA,, SARAIVA, VERAS, ALÉM DOS QUE SAIRAM PARA OUTRAS INSTITUIÇÕES ENESIO E FREDERICO,Que Deus continue nos abençoando para todo sempre, que nossos dias na terra sejam de vitória e nas derrotas saibamos tirar lições de vidas, para aplicarmos no dia-dia, Obrigado Professora e Desa Nelma Sarney pela lembrança.

      TC Sá Cmt do BP CHOQUE

  2. As palavras de Drª Neuma certamente nos remete a uma reflexão sobre esses 20 anos onde tivemos oportunidades as mais diversas. Rogo ao Pai celeste que abençoe a todos e mui especialmente aos Oficiais QOPM da turma pioneira. Obrigado Drª Neuma Sarney por sua atenção, lembrança e deferência !

  3. As palavras de Drª Neuma Sarney nos remete a uma reflexão sobre esses 20 anos onde tivemos muitas oportunidades para prestarmos um serviço público de qualidade à sociedade. Rogo ao Pai celeste que abençoe diuturnamente a todos e mui especialmente aos Oficiais da turma pioneira. À Drª Neuma nosso agradecimento pela cooperação, atenção e deferência através das significativas palavras.

  4. A primeira turma de oficiais formados na Academia de Polícia vem cumprindo o seu papel. A ação inovadora e inteligente do Governo do Estado bem como do Comando da Polícia Militar do Maranhão e da UEMA deveria ser comprovada, com resultados, a sua viabilidade e a qualidade dos trabalhos dos dignos instrutores, em relação aqueles jovens que se lançavam aos desafios de se formar para contribuir positivamente com a sociedade maranhense.
    Dos tempos acadêmicos, hoje 20 anos após adentrar os portões daquela academia, fica a certeza de que a decisão dos governantes foi acertada, a lembrança dos amigos que dividiram espaço durante três anos, irmanados em objetivo único, assim como o respeito, carinho e a saudade dos instrutores e professores que estiveram conosco durante a jornada acadêmica.
    A Drª Nelma, foi uma pessoa muito importante para nossa turma, e hoje ainda é nessa nossa jornada, sua importância foi sentida pelos vastos conhecimentos que foram repassados, pela experiência transmitida e pelo exemplo de boa amiga, excelente profissional, qualidade demonstrada pelo sucesso obtido pela sua carreira profissional.
    Agradeço a ela por tudo isso e por mais. Até porque demonstrou o carinho que tem por nossa turma mesmo após 20 anos.
    Muito obrigado.
    Ten Cel Edeilson Carvalho
    Comandante do 3º BPM

  5. Gostaria de agradecer pelas palavras gentis e carinhosa com que Vossa Excelência refere-se a este fato tão importante para a história da PMMA que também se confunde com a nossa , saiba que nossa turma tem um grande e respeito e admiração por V.Exa.

  6. Há vinte anos, um grupo de pessoas obstinadas se encontrava pela primeira vez após serem aprovados em um concorrido concurso público. Formaram a 1º Turma do Curso de Formação de Oficiais PM e BM que traçou seu destino frente à realidade possível para aquele feito. Foi brindada com o melhor de todas as formações existentes em outras academias e também com o diferencial de que ela seria ministrada dentro de um ambiente universitário, em um curso regular de graduação específico voltado para a formação profissional em segurança pública, dentro da Universidade Estadual do Maranhão. Como se sabe, uma experiência inédita em todo o Brasil, que se consumou com o Bacharelado em Segurança Pública após a conclusão do curso e serviu de exemplo para outras unidades da federação. Jovens, esses Cadetes forjaram a mais alta amizade entre si, tornando-se verdadeiros irmãos, sentimento que nos une onde quer que estejamos servindo neste imenso Maranhão. O corpo docente também fez sua parte, quando escolhido para fomentar a construção do conhecimento requerido. E para homenageá-lo, agradeço a todos em nome da Professora e atual Desembargadora Nelma Celeste S. S Sarney Costa que foi muito importante nesta trajetória até aqui. Ela, mesmo depois de concluído o curso manteve um relacionamento profissional com todos os formandos, sempre pronta para instruir e ajudar no que fosse possível. Obrigado professora Nelma. Aos Comandantes do presente e do passado, nosso agradecimento pela confiança e oportunidade de servir nesta briosa corporação e demonstrar na prática o que aprendemos de forma continuada nestes anos todos. O pioneirismo dessa experiência só ganha a dimensão exata que ela merece após se verificar que nesses 20 anos quase 400 novos Oficiais foram formados com vistas a prestar um serviço público de qualidade, coerente com as particularidades maranhenses. Um abraço a todos. Tc Luongo

Os comentários estão fechados.