Gratuidades no transporte público e a responsabilidade da Câmara

onibusO blog do jornalista Marco D’Eça trouxe hoje uma informação impressionante: apenas 28,65% das pessoas que usam o transporte coletivo em São Luís pagam efetivamente a sua passagem. Todos os demais usuários são beneficiados pela Prefeitura de São Luís com algum tipo de subsídio ou compensação (veja aqui).

Segundo o jornalista, dados do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) revelam que só os passageiros que andam de graça – cerca de 100 mil – representam 20,95% do total de usuários. “Além deles, há benefícios para estudantes (23,46%); e para o trabalhador que usa vale-transporte (26,94%)”, diz na postagem.

Mas há um detalhe que precisa ser levado em consideração: os maiores responsáveis por esse absurdo que é o abuso das gratuidades são nossos excelentíssimos vereadores.

São deles, em larga escala, os projetos de lei aprovados na Câmara Municipal que culminam com, cada vez mais, grupos de beneficiários do transporte público de graça.

O problema é que, ao apresentar projetos dessa natureza, nenhum vereador pensa no sistema com o todo. Pensa tão somente em votos. E, para garantir o apoio de uma camada qualquer do eleitorado, lá se vão mais passagens de graça.

Quando a Câmara parar de fazer proselitismo político com o transporte público e a Prefeitura estabelecer uma relação mais institucional e ética do que política com o SET, talvez então haja transporte público barato e de qualidade em São Luís.

11 pensou em “Gratuidades no transporte público e a responsabilidade da Câmara

  1. Gilberto, o Superior Tribunal de Justiça concedeu a liberdade do empresário Norman Sá, a historia aqui em Barra do Corda, que encontraram vários indícios de envolvimento da família Teles em uma trama para incriminar o empresário, é uma avalanche de noticias envolvendo a sujeira dos metralhas não acha ?

  2. Gilberto, mas deve-se ponderar e verificar que a maioria desses usuários beneficiados com a gratuidade ou redução da tarifa são portadores de alguma característica que justifique tal benefício. Idosos, Portadores de Necessidades Especiais, Estudantes, etc. A matéria do Marco Déça pode até trazer essa informação, mas se a intenção é ser uma crítica não concordo. Esse benefício é uma ação afirmativa, uma medida do poder público que tem como condão reduzir desigualdades. Pode até ser feito uma revisão, mas no final das contas, a maioria dos beneficiados realmente necessita.

    • Será que 75% da população são portadores de algum tipo de deficiência ou doença que justifique a gratuidade? E mais: o post não questiona o fato de serem “portadores de alguma característica”, mas os critérios para a definição, pela Câmara, de que tem e quem não tem direito à gratuidade.

  3. A verdade é que o sistema de transporte publico é um lixo na capital e que tudo isso é retrato da péssima administração.

  4. Vendo por esse lado é até um pouco justificável o chororô dos donos de empresa de ônibus, é muita gratuidade rolando solta, se for vê na ponta do lápis, o empresário com certeza tem lucros, mas deve ficar engessado pra investir na renovação da frota.

  5. Querem culpar a gratuidade como a causa de todas as mazelas dos empresários, nada sai de graça coisa nenhuma!. Esta foi a maneira que os empresários usam para mostrar todas as suas incompetência em gerir suas empresas, ninguém olha os desvios de conduta deles, cadê os lucros das empresa? pra onde vai?. Está na hora de fazer licitações das linhas para dar nova oportunidade para outro empresários mais experiente e com capacidade de administrar suas empresas. Tudo é subsidiados nada sai de graça, tolice quem afirma o contrário.

  6. Quer dizer que eles estão anos sem receber esse repasse, sem entrar na justiça e sem tomar nenhum outro tipo de providência? Isso, no meu ponto de vista é mais um golpe da passagem! O pior é o M.P que não se manifesta nessas situações, só quando lhe convêm…

Os comentários estão fechados.