Seduc discute políticas educacionais em Barra do Corda

A comunidade escolar, abrangendo gestores, professores, pais e alunos, além de prefeitos, vereadores, secretários de educação e a população em geral do município de Barra do Corda, participam de segunda (20) até esta terça (21), no auditório da Katedral Eventos, no Bairro Altamira,  da 22ª Conferência Intermunicipal de Educação, com a finalidade de discutir políticas educacionais voltadas para melhoria do ensino público no Maranhão.

comaeAs Conferências Intermunicipais de Educação estão sendo realizadas em todo Maranhão, organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Fórum Estadual de Educação (FEE). Ao todo 28 conferências, ocorrerão até o mês de junho, envolvendo os 217 municípios maranhenses.

Na abertura do evento, o secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, ressaltou a importância da participação dos prefeitos e de toda a comunidade escolar na discussão de melhorias para a educação pública. “Garantir um ensino de qualidade, deve ser um compromisso de toda a sociedade. Ver aqui a efetiva participação de prefeitos e de toda comunidade escolar é extremamente gratificante. Demonstra o interesse da população de Barra do Corda pela educação. Essa é uma oportunidade ímpar, não só para identificar os problemas, mas para construir soluções no coletivo”, disse.

O secretário afirmou, ainda, que as discussões realizadas nos sete eixos componentes da Conferência  – O PNE e o Sistema Nacional de Educação; Educação e Diversidade; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável; Qualidade da Educação; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação e Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos – são fundamentais para a Seduc, por estarem diretamente ligados aos quatro grandes objetivos norteadores da educação no estado.

“É por meio dessas discussões que poderemos programar ações para a melhoria do nível de aprendizado no Maranhão; a universalização do ensino médio; a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estado e municípios, e o combate ao analfabetismo”, enumerou o secretário.

As principais propostas tiradas das conferências intermunicipais que servirão para subsidiar a Conferência Estadual estão relacionadas aos seguintes pontos: plano estadual de educação; formação continuada e valorização profissional; e melhoria do nível de aprendizagem em sala de aula, entre outros.

Segundo o prefeito de Barra do Corda, Wellik Oliveira Costa da Silva, por meio da iniciativa da Seduc será formalizado um processo educacional avançado. “Aqui estão reunidos educadores, de oito municípios para discutir os problemas da educação. Nessa oportunidade ímpar que a secretaria de Educação está nos proporcionando, sairão as ideias e as propostas. Tenho certeza que a partir de hoje vamos formalizar um processo educacional bem avançado para nosso Estado e nosso país”, enfatizou o prefeito.

O secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc, Fernando Silva, que articula e coordena a realização das Conferências, também destacou a necessidade de parceria entre todas as instâncias governamentais. “Não dá pra fazer educação só. É preciso a colaboração de todos os entes. União, Estado e Municípios têm que discutir juntos as políticas públicas para o desenvolvimento da educação”, afirmou.

2 pensou em “Seduc discute políticas educacionais em Barra do Corda

  1. Desde a secretaria das cidades tem se mostrado um grande administrador e gestor de mão cheia,está aí um exemplo de competência e caráter para nossa politica maranhense.Deputado Pedro Fernandes o nosso Estado precisa de pessoas assim.

  2. ISSO É PIADA NÃO É? UM SECRETÁRIO QUE NÃO TÁ NEM AI PARA AS ESCOLAS, ATÉ HOJE NÃO RECEBEMOS NENHUM CENTAVO DA SEDUC PARA MANUTENÇÃO DAS ESCOLAS, É ISSO QUE ELE VAI DSICUTIR? SERIA BOM ESCLARECER AONDE FOI PARAR O DINHEIRO DAS ESCOLAS DO ESTADO.

Os comentários estão fechados.