José Sarney em São Luís: “nunca vi tanto buraco”

buracoDa Coluna do Sarney

Um amigo meu fez doutorado na Alemanha e recebeu em Brasília o seu antigo orientador. Veio numa viagem sem compromissos acadêmicos e apenas com a curiosidade de conhecer o Brasil. Contou-me ele que levou o professor a visitar Pirinópolis e na estrada caíram num buraco e ele, que viajava relaxado, tomou um susto e disse:

– Que foi que aconteceu?

Ele responde: “Atravessamos um buraco”. Admirado, o alemão exclamou: “Como, buraco em estrada?”. “É, as estradas brasileiras ainda são muito esburacadas”.

O alemão, pensando nas belas estradas alemãs, aquelas que foram as primeiras a revolucionar a construção de rodovias, um tapete, as vias expressas e bem conservadas, foi irônico:

– A última vez que tivemos buracos nas estradas na Alemanha foi em 1945, bombardeadas pelos caças da Real Força Aérea (RAF) britânica, durante a guerra.

Lembrei-me dessa história quando agora cheguei a São Luís e nunca vi tanto buraco. Primeiro pensei que fosse somente na estrada do aeroporto. Depois vim para o Calhau. depois para a Beira-Mar, para o Olho d’Água e quase não podíamos andar. Os carros, coitados, iam sofrendo de tanto sacolejar e os passageiros pareciam querer tirar pedras renais.

Já disse nesta coluna que o primeiro dever de quem governa uma cidade é cuidar dela. Desde o lixo ao estado das ruas que é por onde a vida da cidade circula. Dizem-me que os buracos são por causa da chuva, que a culpa é de gestões passadas e que agora é arrumar a casa e esquecer os buracos. Mas São Luís, se o alemão viesse aqui, acharia que estávamos em guerra, bombardeados por ingleses, alemães, russos e até meteoros. O buraco é uma pedra na imagem de São Luís, em vez de ser uma pedra dentro do buraco. Genolino Amado contava que o buraco, também, era um bom palpite para o jogo do bicho. Sua empregada sonhara com uma ceia de Natal com um peru bem assado. Levantou-se e disse: “Bom palpite para o jogo de hoje”. E, ao sair, meteu o pé num buraco e viu tudo: peru é 20, buraco é zero, então jogo na centena 200. À tarde, foi conferir o resultado. Deu 200 e ele ganhou uma bolada.

Os nossos buracos são tantos e, pior, não vi ninguém tapando buracos. Por que não se faz uma guerra para melhorar nossas ruas? Cesar, o Julio, dizia que as coisas pequenas são importantes.

Então, salve sua excelência, o buraco, que para os carros é solavanco e para o povo é perna e nariz quebrados.


34 ideias sobre “José Sarney em São Luís: “nunca vi tanto buraco”

  1. não é só em são luis que esta cheio de buraco, é o maranhão todo.
    as estradas e brs estão um caos.

    • O individuo que critica SARNEY, Não deve ter inteligência.
      Gente, Falar tolice é mostrar que é tolo.

  2. “50-ANOS” NO PODER A SARNEYZADA.
    E O MARANHÃO É UM BURACO, O ESTADO MAIS POBRE DO BRASIL, PORQUE ELE NÃO VER ISSO, TODOS FALAM MAL DO NOSSO MARANHÃO, A POPULAÇÃO QUEREM MUDANÇA EM 2014, CANSADOS DE SOFRER, E NÃO VER MELHORAS NO NOSSO ESTADO, EU FOSSE O SARNEY, EU FICARIA ATÉ COM VERGONHA DESSES BURACOS, É CONSEQUENCIAS DELE NO PODER ESSE TEMPO TODO.

  3. A guerra no Maranhão já dura 50 anos pois é buraco no Estado todo. Pior de tudo o Maranhão é o buraco do Brasil por culpa do Sarney.

  4. Este hipócrita fala como se as estradas estaduais do MA fosse um exemplo de cuidado (crateradas, sem sinalização e sem acostamentos), estradas estas de total responsabilidade do seu sobrenome. Se o alemão vir e ver os hospitais da ROSENGANA descobrirá o significado prático de “Elefante Branco” à beira das estradas do MA.

    Ainda vem, apologicamente, vangloriar o jogo do bicho, uma contravenção penal. Mulecagem. Sem bem que quando fala-se em jogatina a Sarneyzada brilha os olhos!!!!

  5. É,senador,JOSÉ SARNEY,a Cidade de São Luís,está ESBURACADA,o
    Estado do Maranhão está ESBURACADO e as ESTRADAS do Brasil é
    só BURACOS,mas os piores BURACOS mesmo,estão nas CONTAS
    PÚBLICA,de quem é a culpa mesmo?Será dos POLÍTICOS?Qual seria
    a reação do ALEMÃO se passasse na MA-008,PAULO RAMOS/ARAME,
    e lhe contassem a história?

  6. Até tu criatura. E o rombo nas contas públicas patrocinado pela tua cria predileta. Tu mesmo é sabedor como ninguém que todo mal causado no estado tem origem na tua peçonha.

  7. Gilberto convida esse velho ridiculo, para vim de Grajau para Formosa da Serra Negra, ou Grajau – Arame, para ele ver como estão as MA do Estado que o grupo dele acaba há mais de 50 anos. O ano que vem ele, junto com a Rosengana serão jogados num buraco sem fundo.

  8. GILBERTO, ELE ESTÁ ESPANTADO, PORQUE SÓ VOAVA, COMO DEIXA TODOS OS MARANHENSE VOANDO, PERDEU A OPORTUNIDADE DE FICAR CALADO, ERA BOM QUE PERGUNTASSE “O QUE MINHA FILHA ESTÁ FAZENDO PARA AJUDAR A CIDADE A NÃO TER BURACOS”:?

  9. Caro Sarney, porque nao falar que parte da miséria e dos problemas que Sao Luís e todo Maranhão passa e reflexo dos 50 anos de descaso do seu grupo político??? Melhor, em seu proximo texto fale sobre a falência da saude no estado, sobre as pessimas condicoes educacionais, sobre a corrupção no governo de sua filha, e ate quem sabe sobre o absurdo caso dos trabalhadores condicoes deploráveis que construíam o arraial do governo do estado, porque parece o que sistema de comunicao comandado por sua familia se esqueceu destes tópicos!!’

  10. Bem que Zé sarney podia mandar a filha roseana ajudar a prefeitura de sao luis manda recursos p asfaltar a cidade.

  11. “Sr” sarney sei que o desespero no seu grupo político ta grande, porém o maior buraco está mesmo o Maranhão os indicadores sociais são a grande prova disso. Quanto a cidade de São Luís essa maltratada a um bom tempo por falta também de um maior comprometimento do governo do estado governado por sua filha, mas vamos mudar essa triste realidade elegendo Flavio Dino governador junto com Edivaldo pra fazer muito mais por São Luís e pelo sofrido Maranhão.

  12. além de se deslocar pela cidade, imagina se o senador precisasse de um hospital, de uma delegacia ou de uma escola da rede pública? a sua coluna teria assunto para mais uns 40 anos, não?
    em berlin, as ruas foram pavimentadas com material que garantissem durabilidade superior, onde ninguém ouviu falar de operação tapa-buracos, simplesmente porque não se fazem pavimentos com material de fácil deterioração; se em slz as ruas fossem pavimentadas conforme foram contratadas não existiriam buracos.
    não há verbas disponíveis a curto prazo para se refazer os pavimentos dessa cidade.
    o Sr. vai continuar sentindo os solavancos das ruas!
    vamos recomendar aos pacientes renais a fazer tratamento nas rua de são luis-ma.

  13. Sarnay está realmente lúcido? Se tiver, em que mundo vive ele? Ele precisa mesmo é andar pelas estradas do Maranhão, principalmente as MAs, se quiser ver BURACOS.Como sugestão indico a estrada MA que liga o povoado Descanso ao município de Coelho Neto, aí sim não lhe faltará mais assunto para escrever.

  14. EH MUITA CARA DE PAU DESSE […], A CORRUPÇÃO E BANDALHEIRA QUE CERCA O O MELHOR GOVERNO DE SUA AMADA FILHA ELE […]NAO VE??
    VAI PRO INFERNO SARNEY, NAO TEM CORAGEM DE OLHAR PARA SEU PROPRIO UMBIGO??
    ANDAR DE HELICÓPTERO DA SEC DA SAUDE PARA SUA ILHA PARTICULAR ELE ACHA LEGAL, VA, DEVOLVE O DINHEIRO DESSES 50 ANOS DE CORRUPÇÃO QUE COM CERTEZA SAO LUIS SERA OUTRA.

  15. Putz mas que coluna ridícula! Esse cara ta de brincadeira! Sarney vc podia ficar sem essa! Ou ta de piada com os maranhenses? Só pode!

  16. Totalmente decrepito. Que tema mais ridículo e sem propósito para um homem de letras. Com o governo fajuta que a filha faz, é mesmo que estar falando de corda na casa de enforcado. A família não devia deixar se expor com tanta idiotice assim. Não foi a toa que A FOLHA lhe deu thauzinho.

  17. Hehehe chupa Sarney! ninguém t aguenta mais loroteiro, vai ser hipócrita assim junto a os fariseus.

  18. Sarney leia esta matéria e veja q ninguém concorda com as tuas besteiras… conclua q o erro é vc!

  19. Este homem tinha tudo para sair por cima na vida pública, mas escolheu elencar a escória deste país, muito triste, para nós, principalmente.

  20. Sarney olha que tu só andou em Sao luis, passa nos outros 216 municípios do teu quintal(maranhão, também conhecido como Sarneylandia), pra tu admirar o que tu conseguiu fazer…uma total falta de infraestrutura. 50 anos de destruição no poder.

  21. Sarney pode ser o homem das letras, mas é o hipócrita refém da realidade do Maranhão que tenta não expor. As estradas maranhenses são um buraco só, a exemplo, cito a MA-006 que corta os municípios de Arame, Grajaú e Formosa, esquecida pelo governo Roseana. Se o Senador tivesse um pouco de bom senso, mobilizaria a bancada maranhense no Senado e na Câmara para destinar emendas e ajudar na aprovação de projetos junto ao Governo Federal pra ajudar São Luís e o nosso spfrido Estado, mas só sabe criticar e mobilizar nossos representantes em Brasília para fazer lobby e conseguir cargos e benefícios em proveito próprio. Um hipócrita!

  22. São Luis nunca esteve tão prejudicada.Não da pra engolir, porque deixaram o Cão Castelo acabar com nossa Capital.Hoje tudo é informatizado,e só no final dos mandatados,é que damos de cara com desvios de verbas e desperdício do dinheiro público.Ainda dizem que nossa Cidade é Patrimônio da Humanidade..pra ser sincero,é um título injusto para uma Cidade que sempre foi um caos.Tenho até vergonha de ver um turista por aqui,se é que ainda existe.Em todo caso aqui vai meu slogan “Cuide bem do turista,não o deixe desaparecer num buraco”

Comentários encerrados.