Roberto Rocha participa das comemorações pelo 148 anos da Batalha Naval do Riachuelo

A Capitania dos Portos do Maranhão comemora os 148 anos da Batalha Naval do Riachuelo, data de maior expressão para a Marinha do Brasil. O vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha foi convidado para a cerimônia que ocorreu hoje que foi marcada ainda pela imposição da Medalha Mérito Militar e divisas a militares promovidos em razão de bons serviços prestados à Marinha.

A Batalha Naval do Riachuelo, um dos mais importantes fatos da História do Brasil que foi o triunfo da Esquadra Brasileira na campanha da Tríplice Aliança, início da retomada da soberania brasileira sobre terras do país, invadidos em 1864 pelo Paraguai. Esse feito completa 148 anos.

A Capitania dos Portos do Maranhão realizou cerimônia para comemorar a data. Para o evento foi convidado o vice-prefeito da capital maranhense, Roberto Rocha, que garantiu se tratar de um importante marco do Brasil que deve ser lembrado e comemorado.

“Essa data é a mais importante para a Marinha do Brasil e todos os anos aproveitamos para ratificar o que foi dito há quase um século e meio de que o Brasil espera que cada um cumpra seu dever”, afirmou Roberto Rocha.

O capitão de Mar e Guerra e capitão dos Portos do Maranhão, Jair dos Santos, explicou que a data é uma comemoração aos feitos do almirante Francisco Manoel Barroso da Silva durante a Batalha Naval do Riachuelo.

“Essa batalha foi o divisor de águas para a Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai, no momento em que nosso país estava em Guerra com o Paraguai”, disse.

Durante a solenidade foi lida mensagem do Comandante da Marinha do Brasil, almirante Jonas Soares de Mora Neto, e também da presidente da República Dilma Rousseff destacando a importância da batalha e seu significado e ainda os novos investimentos que estão aparelhando a Marinha do Brasil.

Histórico – Na manhã de 11 de junho de 1865, sob o comando do Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, notáveis brasileiros enfrentaram a ameaça estrangeira e reverteram a situação de desvantagem em que se encontravam, combatendo nas águas do Rio Paraná.

Em memória à decisiva atuação do Almirante Barroso, aos atos de heroísmo de marinheiros que perderam suas vidas durante a batalha e à conquista do sucesso determinante na vitória final da Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai, a Marinha do Brasil comemora, anualmente, o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, que foi instituída como a Data Magna da Marinha.

Um comentário em “Roberto Rocha participa das comemorações pelo 148 anos da Batalha Naval do Riachuelo

  1. “Quem usa besta, não compra cavalo”, este ditado popular, foi usado pela Inglaterra para manipular a Tríplici Aliança usou e abusou do Uruguai, Argentina e Brasil, para destruir aniquilar a nação Paraguaia, os três países foi usado como carneirinho para servir de massa de manobra da toda poderosa Inglaterra, para hoje o Paraguai ser o Pais que é hoje, pobre, sem desenvolvimento servindo apenas para entreposto de comércio de países desenvolvido, ou seja o país do contrabando…
    É preciso recontar a história do Brasil para as futura gerações saber que a guerra do Paraguai foi uma afronta da Inglaterra que usou o Brasil e destruiu o Paraguai…

Os comentários estão fechados.