O mito da rejeição de Luis Fernando

luis_fernandoInteressante como setores da oposição comemoraram a suposta “rejeição” do secretário de Estado da Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB), na última pesquisa Econométrica de intenção de votos. O peemedebista é pré-candidato ao Governo do Estado pelo grupo da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Em primeiro lugar porque revela que, apesar de repetirem como um mantra que a fama de Luis Fernando não passa do Estreito dos Mosquitos, os oposicionistas se preocupam, sim, com o desempenho dele. E muito. Por isso tentam massificar a ideia de um politico rejeitado.

Em segundo, vêm os fatos. Segundo a Econométrica, o pré-candidato governista teria 33,5% de rejeição no Maranhão. Contra 25% de intenções de voto. E é nesse ponto que mora a contradição.

Como pode um candidato que sequer é conhecido no estado ser rejeitado dessa forma? Outros levantamentos já apontaram, por exemplo, que pelo menos 60% do eleitorado não sabe de quem se trata Luis Fernando.

Se 60 em cada 100 eleitores não o conhecem e algo em torno de 20 ou 25 em cada 100 votam nele, como outros 30, nesse mesmo universo, poderiam não votar “de jeito nenhum” no peemedebista? A conta não bate.

Mas faz todo o sentido do mundo se o caro leitor trocar o nome de Luis Fernando pela forma como ele é apresentado nessas pesquisas: Luis Fernando, o candidato do grupo Sarney.

Aí, não se pode negar, a rejeição cresce, porque a imagem do grupo – essa sim muito conhecida em todo o Maranhão – já tem o desgaste natural do tempo. E, ao ser apresentado assim, Luis Fernando atrai pra ele a rejeição de quem historicamente já não vota na situação.

Ocorre que essa é uma estratégia que só funciona em pesquisa, porque na eleição pra valer é que o candidato se apresenta tal e qual o eleitor o enxergará. E o esforço da oposição para tentar desqualificar o adversário – criando-se até um mito de rejeição – só mostra o quanto o desempenho de Luis Fernando os tem preocupado.

24 pensou em “O mito da rejeição de Luis Fernando

  1. Gilberto, basta tomar como exemplo a campanha do vice governador Washington com todo apoio do grupo Sarney e deu no que deu.
    Roseana aparecia a todo instante em seu programa eleitoral…

  2. Alguns jornalistas sabem analisar pesquisas, outros nem tanto. Vc e o Deça se enquadram no segundo grupo. A rejeição dele neste momento é por desconhecimento, o que significa que pode cair na medida que ele passar a ser mais conhecido. Contudo, o nível de conhecimento de LF crescerá proporcionalmente a percepção do eleitorado de que ele é indicado pela família Sarney. Isso, meu caro, pode atrapalhar o crescimento eleitoral. Entendeu? O que era bom pode ficar ruim

    Ahh, e esse cálculo maluco que vc fez aí de 60 p/ um lado, 30 p/ outro e depois mais 20..Bom, isso não existe pq essas variáveis são independentes entre si.

    Política não é fácil!

  3. Prezado Léda.
    Sua análise é interessante, o questionamento tem sentido. Na matemática da oposição 2 +2 = 5.

    O que eles tem mesmo que fazer é procutar apresentar um projeto para o Maranhão. Esse negócio de ficar otempo todo só contando lorotas e endeusando Lula não garantirá a eleição de nenhum candidato da oposição. Importante dizer que o Sr. Luis Fernando é um excelente administrador, um técnico competente, um político testado e aprovado. À frente do poder executivo maranhense certamente fará um governo marcante.

  4. MESMO COM OS 5 MILHÕES DESVIADOS PRA CAMPANHA DE PICOLÉ DE CHUCHU ELE NÃO DECOLA SUA PATROA TEM QUE GASTAR TODO O EMPRÉSTIMO PRA VER SE GANHA DO FLAVIO DINO.

  5. Quanta manipulação hein Léda? Então para ele ter uma rejeição em alta justificável, necessariamente ele tem que tá com a popularidade em alta? Nada disso meu caro. O candidato do Palácio dos Leões, tem essa pífia aceitação, justamente, por ser altamente rejeitado em vários municípios, e não ao contrário como você tenta manipular. Típico da oligarquia essa distorção dos fatos.

  6. Começo até a duvidar que o candidato a o governo seja o Luís Fernando mesmo, pois até o João Alberto leva mais votos que esse cara. O Luís Fernando de fato tem mais competência que todos esses outros do governo, o problema é que ele é pouco conhecido ainda, como vc mesmo afirma em seu comentário acima. O Lobão certamente será o candidato, a não ser que eles queiram perder apostarão no picolé de chuchu.

  7. Nunca ouvir falar que Flávio Dino tem um projeto para 2013??? Só se fala em eleição de 2014???? Eleição de que??? O que esse lixo já fez de beneficio concreto??? Por favor me cita pelo menos 1(um).
    Quam não tem projeto para 2013, só fica com esse blá, blá, blá para 2014. Tenho muita pena quando esse cara enfrentar LF em um debate, vai ser humilhante ver uma aula de gestão publica. Aguarde….

    sem mais,

  8. A rejeição de Luis fernando se da por ele ser o candidato do grupo sarney e a tendência e aumentar ainda mais…

  9. O fato de não conhecê-lo, quer dizer que não ele possa ser rejeitado???
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Todo candidato é uma representatividade de um partido, de uma ideologia política. Como está mais que certo que LF será o candidato de Roseana, ela por osmose transfere toda a sua rejeição pra ele, por bem ou por mal.
    Simples assim!
    Não seja um D’eça da vida.

    • Vc talvez não o conheça pessoalmente. Mas não é desse “conhecer” que se trata o post, Victor. Trata-se não saber da existência mesmo

      • Não falei de conhecê-lo pessoalmente a pessoa, e sim pela figura pública, que o LF foi um gestor competente foi, não há sombra de dúvidas, mas se for candidato da situação vai levar o DNA de Roseana com ele. Os governistas se querem levar próximo ano, vai ter que pisar em ovos, para que convença o eleitor sobre o seus feitos em SJR e fazer com que a figura da Roseana fique em 2° plano, apenas como figurante, pois já está desgastada, principalmente no sul do MA..

  10. Leda, a oposição ta pensando q a eleicao pra governador e igual a de prefeito, por isso vão perder d novo…em 2006 gastaram 1.000.000,00 e quase não ganham !

  11. Não existe mágica capaz de eleger Luís Fernando, Flávio Dino nem pensar. O próximo governador será Lobão com Edinho 30 e tudo.

  12. Caro victor pennha,

    seu comentário é inconsistente. Você diz que “Todo candidato é uma representatividade de um partido, de uma ideologia política”. E diz que o Luis Fernando representa o grupo Sarney. Mas ele também representa o PMDB, e ele também representa a ideologia que praticou em Ribamar! Ideologia de gestão pública eficiente! E Flávio Dino? Representa a oposição e a ideologia do COMUNISMO? Quer me convencer que o objetivo de Flávio Dino é implantar comunismo? Se fosse, ele jamais poderia ter as alianças que tem. Não defenda ideologia política, porque o seu candidato não tem ideologia nenhum. Tem sim uma vaidade doentia e uma inveja do líder político maior do Brasil.

    • Ideologia entre aspas meu jovem, hoje políticos trocam de siglas como se trocassem de camisas. Se o Flávio Dino irá implantar o comunismo? Claro que não vai, mas não significa que ele perdeu o ideal socialista partidário. E em resposta a tua pergunta, ele seria minha 2a opção de voto, já que a 3a via não se decide e estão perdendo tempo a meu ver.

  13. Gilberto, tu ja ta sabendo que a turma do Lobão anda com uma certa simpatia em relação ao Flávio Dino? É só pra dá o tiro de misericórdia nesse tal de Luis Fernando.
    Subestimaram as forças de Caxias e agora o negócio pode ficar muito sério.

  14. Caro Gilberto Leda,os oposicionistas ao Grupo liderado por Roseana Sarney estão desesperado com o percentual de 25% nas pesquisas em favor de Luis Fernando.Vejamos,estamos a um ano das Convenções para escolha do candidato a governador da coligação seja escolhido e seja registrado no Tribunal Eleitoral e,já conseguiu um percentual bastante significativo,se nos continuarmos na mesma proporção,vou ganhar minha aposta que fiz com um prefeito da região central do maranhão que,em setembro próximo Luis Fernando estará com 35% de aceitação oposição Fraca!

  15. “…a imagem do grupo – essa sim muito conhecida em todo o Maranhão – já tem o desgaste natural do tempo.”

    Desgaste natural do tempo, é!? Hehehe! essa é boa…

  16. Mito? É o que o sistema Mirante tenta fazer, e não é de hoje. Luis Fernando é apenas um projeto de Sarney, que há muito tempo tentam implantar na política, não vamos engolir à seco essa Ideologia , desde de lá da prefeitura de Ribamar, onde foi projetado pela oligarquia, pôde interpretar o papel a ele designado de um grande governante, graças as regalias e incentivos do grupo Sarney e de toda sua influência junto ao governo federal; impregnaram que LF é um homem de alta capacidade, no entanto qualquer um com todas essas facilidades faria um bom governo. Então vamos deixar dessa politicagem barata, parem de subestimar a inteligência do povo do maranhão, ja sabemos que a maquina do governo vem com tudo e já se esperava esse crescimento na pesquisas, até porque se não houver evolução nenhuma nesses índices a sarneyada vai se entrar em colapso antes do tempo. Os MITOS, graças à velocidade de propagação das informação não duram mais tanto quanto antigamente. A informação é o principal adversário do Grupo Sarney aqui no interior.

  17. Hááá´..Gilberto Léda, vamos fazer uma aposta regiistrada em cartório? Rapaz, mudo o meu nome, vou embora do Maranhão se esse cidadão aí ganhar esse eleição. O Maranhão está em um profundo buraco negro e quase sem retorno, nem a “Interprise no episódio star trek” seria capaz de retira-lo do local aonde chegou. Vivemos em um estado abandonado por seus lideres, violência, falta de saúde, educação básica, prefeitos do interior que não sabem admnistrar. Precisamos renovar e se o Flávio não der certo, que entre outro, pe nas tentativas que acertamos, Thomas Edison citou: “”Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez”. Se não der certo, mudança, Luís Fernando será o chamado” Fantoche” dos Sarney.

    • Faço a aposta com você, registrada onde você quiser, topa mesmo??? É só falar o valor e me dar seu telefone encontro você no cartório….rrsrsrsrsrs.
      Vai ser como tirar doce de criança….

Os comentários estão fechados.