“Falam em liberdade de expressão, mas não deixam a imprensa trabalhar”, diz jornalista da Mirante

thamirysA jornalista Thamirys D’Eça, de O Estado do Maranhão, veículo ligado ao Sistema Mirante, escreveu um desabafo, hoje (20), em sua página pessoal no Facebook, após ser insultada pro criticar a incoerência de quem normalmente busca os veículos do grupo para divulgar ações e agora “embalado pela onda dos protestos, menospreza, ameaça funcionários e promete jogar pedras e incendiar a empresa”.

“Para manter o discurso do “Fora Sarney”, vale fazer o que fizeram ontem, por exemplo, depredando o veículo de reportagem da TV Mirante durante o #VemPraRuaSLZ. Vale também jogar pedras no repórter que estava cobrindo a manifestação e fazendo nada além do seu trabalho. Teve equipe que teve de ir embora escoltada pela polícia. Quem estava lá trabalhando pelo jornal O Estado teve de esconder o crachá para não ser hostilizado”, disse.

Veja abaixo a íntegra do desabafo.

Fui chamada de “vagabunda”, “sem noção”, “burra”, “alienada”, “vaca” e “jornalista baba ovo”. Mandaram eu “enfiar o microfone no cu” (apesar de ser repórter de jornal impresso e não de TV), disseram que sou “advogada do ‘Sistema Mentira’” e fizeram referências sexuais que vou poupá-los de descrever aqui. Fui também desafiada a aparecer no protesto que vai acontecer neste sábado na Maria Aragão.

Tudo isso em uma página do Sampaio Corrêa, que eu não sei por qual motivo – afinal, era para fazer postagens sobre o time de futebol, mas agora usa o espaço para discussões políticas – resolveu publicar o print de uma postagem que fiz aqui na minha linha do tempo considerando incoerente quem procura a Mirante quando precisa divulgar algo e agora, embalado pela onda dos protestos, menospreza, ameaça funcionários e promete jogar pedras e incendiar a empresa.

É lamentável saber que passei anos estudando para conseguir uma vaga em uma universidade pública, anos estudando para conseguir concluir as disciplinas do curso de Comunicação Social, anos trabalhando como estagiária até conseguir carteira assinada, perder feriados, festas de fim de ano, carnaval, São João, noites de sono e tantas outras coisas por ter estado, por exemplo, subindo em morro, entrando no mangue, encarando sol e chuva para fazer uma reportagem.
Para muitos, nada disso importa. Para manter o discurso do “Fora Sarney”, vale fazer o que fizeram ontem, por exemplo, depredando o veículo de reportagem da TV Mirante durante o #VemPraRuaSLZ.

Vale também jogar pedras no repórter que estava cobrindo a manifestação e fazendo nada além do seu trabalho. Teve equipe que teve de ir embora escoltada pela polícia. Quem estava lá trabalhando pelo jornal O Estado teve de esconder o crachá para não ser hostilizado.

Ontem, durante o #VemPraRuaSLZ, vários gritavam “Ei, ei, ei, a Mirante é de Sarney”. A pergunta é: o ônibus lotado que eles pegam todos os dias é culpa de quem? A fila nos hospitais é culpa de quem? O engarrafamento diário em diversos pontos da cidade é culpa de quem? É do poder público. Uma empresa privada nada tem com isso. Dentro dali são cidadãos comuns que saem todo dia de casa e trabalham o dia inteiro para receber o salário no fim do mês. Gente como eu, gente como muitos que estavam ali protestando.

E se engana quem pensa que essa “repulsa” acontece só com a Mirante. A imprensa, em geral, sofre esse tipo de represália descabida. Vejam só os exemplos de equipes de reportagens cobrindo os protestos em todo o país. Repórter da Folha que levou um tiro de bala de borracha no olho, carro da Record incendiado, repórter da Globo quase linchado. Vários casos de profissionais que, para cumprir a sua pauta, estavam ali encarando bomba de gás lacrimogêno, spray de pimenta, correria. Falam em liberdade de expressão, mas não deixam a imprensa trabalhar. Os valores estão distorcidos.

Fica realmente muito difícil esperar uma mudança nos rumos do país com um povo que não consegue diferenciar o que é dever da imprensa e o que é dever do poder público, que não respeita o profissional que está exercendo o seu trabalho ou, como aconteceu comigo e expliquei no início do texto, faz um cidadão comum ser tachado por uma coisa ou outra por razões ideológicas.

_________________Leia mais

Blog do Daniel Matos: Sindicato repudia agressão a jornalistas

34 pensou em ““Falam em liberdade de expressão, mas não deixam a imprensa trabalhar”, diz jornalista da Mirante

  1. Achei foi pouco! Vocês, escribas de aluguel, que sabem que possuem um imenso poder de persuasão, procuram sempre induzir as pessoas, pobres de conhecimento, a pensamentos errôneos! Muitos de vocês deviriam estar presos, por serem especialistas em extorsão! Não foi a toa que um colega de vocês acabou morto… Só muita borracha em vocês, meros escribas de aluguel… ou seria melhor chamá-los de capachos?! Acho que o último é mais apropriado a vocês do Sistema Mirante!

    • Você é um alienado. Se não tivéssemos imprensa (mesmo a que não é confiável) estaríamos igual a Cuba ou a Coréia do Norte. Ademais um homem que agride uma mulher é um moleque safado.

    • ô valentão. Quando tu tiver lá, vai SOZINHO e chama qualquer repórter pra porrada, mas SOZINHO. Ou então, marca com essa tamires e chama o namorado, irmão ou pai dela pra briga. DUVIDO! Tu deve fazer parte da meia dúzia de xiiita ou parte da meia dúzia de vagabundo infiltrado sendo valente por tá em grupelho.

  2. Que grande texto! Pena que esse povo mesquinho e idiota não entenda. No mínimo sabem soletrar F-O-R-A S-A-R-N-E-Y pois ouviram isso a vida toda de uns auto-intitulados inteligentes que acham os babacas quem também gostariam de serem vistos como tal e repetem a mesma idiotice. Manipuláveis! Facilmente manipuláveis! Inclusive em sair na rua sem ao menos saber a verdadeira causa. Cara jornalista, não se desgoste da sua profissão, não te ensinaram a pensar como a eles. Aproveitando a deixa, caro Gilberto, é muito prazeroso ler teu blog, a linguagem é outra, percebe-se a diferença de alguém que o faz preparadamente. Parabéns!

  3. Luiz Jr., quem “DIVIRIA” ser preso era você pela conotação violenta e ameaçadora do seu infeliz comentário. Respeite os parentes, amigos, profissionais! Respeite pessoas! Você não conhecia certamente nosso saudoso Décio que foi um mártir dessa política vergonhosa de agiotagem que se espalha no nosso estado com gente que, com o voto de alienados como você, chega ao poder e afunda as cidades interioranas e colocam culpa no governo estadual e surrupiam tudo que vem tanto do federal quanto do estadual. Respeite ao menos a vida e os sentimentos, sr!

  4. LEMBREI DE UMA BLOGUEIRA DO AMAPA FOLHA DE SÃO PAULO SOBRE OP BOI BARRICA, QUE FOI PROCESSADO POR UM CORONÉ DO MARANHÃO, AGORA O SISTEMA DELE FALA EM LIBERDADE DE IMPRENSA.

  5. Sinto muito Thamyres, mas voce foi logo trabalhar um jornal “pastelão”, como O Estado, que só serve para divulgar mentiras, atacar as pessoas de bem, jornal que está a serviço de uma oligarquia odienta você queria o quê?
    São os ossos do ofício, mais cautela e procure anda pelos caminho certo da verdade, quem sabe num futuro bem próximo as pessoas passe a indentificar-la como uma jornalista honesta, embora trabalhem para um pasquim e as pessoas leve isso em consideração.

  6. Abram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!!!
    Eu disse em comentários anterior que essa manifestação, que nasceu legitima, deveria se limitar a se posicionar nas praças públicas. Seria uma forma de não partidarizá-las, e evitar depredações ao patrimônio publico e privado. Até agora eu não entendi porque se dirigir até as prefeituras ou casas legislativas, principalmente aqui em São Luis. Em São Paulo até que se entende, pois ali tivemos um motivador imediato que foi o aumento das passagens decretada pelo prefeito, o que não é o caso de nossa cidade.
    Essa manifestação aqui em São Luis tá se tornando antipática por conta disso. Estão partidarizando-a, esquecendo-se que esse movimento vai muito mais além do que essa nossa politica tupiniquim de Sanrney e ati-Saney. Não é isso. Esse movimento tem que ser visto como parte de um movimento nacional, São Luis é apenas parte de uma engrenagem maior que tomou conta do Brasil. Mais uma vez vamos ficar para trás, tudo por culpa desses alienados que não entenderam a mensagem.
    Aproveito a oportunidade para repudiar a ação desses bandidos, vagabundos, idiotas que praticaram esses atos de vandalismos contra o nosso patrimônio. São bandidos da pior especie, cadeias neles!
    E minha solidariedade aos profissionais do Sistema Mirante, continuem com o grande trabalho de vocês, esses bandidos não podem nos calar!

  7. Uma pena, mas é o preço que se paga por ser funcionária do sistema miranteano, se o próprio pessoal da Globo quando estão fazendo matérias sobre protesto em SP estão tirando as manoplas nos microfones e colocando repórteres estagiários, pra evitar qualquer tipo de anarquismo, porque aqui seria diferente?

  8. Realmente… é lamentável que vc tenha estudado “tanto” pra acabar assim.. vendida!!! SOU COMPLETAMENTE CONTRA A VIOLÊNCIA! Mas sim. Vc é sim um agente de manipulação das massas em favor do benefícios do grupo sarney.

  9. Tudo isso é o resultado da péssima educação proporcionada pelos governantes descompromissados, que acaba criando cidadãos sem discernimentos e sem conhecimentos. A revolta das pessoas resolveram vir à tona, num misto de muitas reivindicações. Querer exigir coerência para um povo sofrido é também descabível. Infelizmente, esse é o nosso povo, cansado de pedir por melhorias, agora resolveram ir para o confronto

  10. é amigo, isso que dá enjaular bicho por muito tempo, quando ele é solto sai arrebentando tudo. e do jeito que essa galera anda, é melhor ficarem esperto para que numa dessas passeatas não deem uma voltinha lá pelo rumo do S.Francisco e façam uma visitem a sede.

  11. Gilberto, chamei atenção de alguns blogueiros quando estavam insuflando o povo ir pra rua, preocupado com o vandalismo e a baderna, porque achavam que o a manifestação atingiram somente a prefeitura da São Luis, mas o tiro saiu pela culatra, agora estão provando do próprio veneno . cheguei até a responsabiliza-los que caso acontecesse algo que fugisse o controle e viesse a depredação dos patrimônios públicos e privados eles poderiam ser indiciados criminalmente. não sou contra as manifestações, mas deveríamos pensar melhor na fragilidade da segurança de nossa cidade e não querer incendiala.

  12. BEM EMPREGADO. PODE NÃO TER CULPA, MAS TRABALHA NO LUGAR ERRADO. QUEM CONTRIBUE COM ESSE SISTEMA DE MORTE NÃO INOCENTE

  13. Tu come ela neh? Ou ta na batalha ainda? Mas boto fé! se não conseguir, me passa o telefone! (Pode sensurar essa parte do comentário)

    Essa imprensa não forma mais a opnião pública, podem tentar controlar os protestos (chamando de vandalismo, ou o que essa ai ta dizendo), mas não vão conseguir, a internet é a janela da comunicação/informação deste século (Jornal Impresso e TV vão ter que ralar muito ainda)!

    Vandalismo é o que esses partidos corruptos vem fazendo a anos! Uma violência sem igual contra um povo reprimido!

    #NuncaMais

  14. Nossa, ela pergunta de quem é a culpa dos ônibus ruins, dos hospitais lotados… Acho que ela esqueceu que a grande parte da culpa é do patrão dela, o Sarney.

    Também repudio todo tipo de ataque a imprensa, principalmente a imprensa LIVRE e INDEPENDENTE. Agora a Mirante e o Estado que não se cansam de tentar manipular informações e dar ares perpetuos ao grupo Sarney eu desejo mesmo é o fim. Não agressão, mas o fim desse tipo de imprensa.

    Mirante essa que, por sinal, não enviou UM segundo da passeata e da manifestação pacífica para a Rede Globo. Mandou um pack completo de vandalismo e depredação que foi uma pequena parte do #VempraruaSLZ. Eu estava lá e vi tudo e como testemunha ocular eles mascaram demais a informação.

  15. Senhora jornalista, a minha solidariedade e respeito.

    Os vândalos deturpam a democracia.

    Aliás, eles nem sabem o que isso significa.

  16. Para contribuir no debate e um reparo fraterno à fala da colega: um repórter na rua de emissora qualquer não é um profissional qualquer – entenda: a mídia monopólica se tornou uma partido no sentido real da palavra. É a conjuntura, entenda isso e vc compreenderá o processo das ruas…

  17. Gilberto, bom dia! Os abusos em forma d violência, claro que é condenável…mas, nós já fomos adolescentes e achávamos que as vezes, se revolvia as coisas na truculência ! Agora me responda, vc está satisfeito com a nossa segurança, com a educação, saúde e transporte publico ??? Eu não estou. Eu tenho que pagar e caro, para educar minhas filhas, tenho que pagar por segurança, por planos de saúde e outras coisas que em outros países, são de primeira linha…e, os impostos, menores. O que está acontecendo, pode ser uma virada de mesa que nossos filhos ou netos, vão usufruir !! Forte abraço e bom trabalho

  18. Sinto muito por ela, mas achei o discurso muito generalizado. É lamentável que fizeram com ela mas foram poucos, uns idiotas. O problema é quem comanda as emissoras, A familia Marinho da globo, Edir Macêdo da record, e SARNEY da mirante. E como a maior parte da população maranhense tem raiva dos SARNEY, acabam confundido Eles, a mirante e os funcionários que trabalham lá

  19. Qual parte ela n entendeu de que o tal PODER PUBLICO que ela falou aqui no maranhão chama-se ” TUDO SARNEY” …culpa deles minha filha, por bus lotados, falta de hospitais, miséria enraizada nas pequenas cidades do estado!! Quer ser uma jornalista imparcial com profissionalismo?! aprenda um pouco com ARNALDO JABOR esse sim apesar dos pesares ainda poe a cara a tapa na rede globo pra falar sobre as mazelas do país fico triste pq trabalha na globo. Então, seja profissional e reflita sobre a situação deixada pela familia SARNEY no nosso estado ou tu vai se calar igual uma cadelinha por conta do teu sonhado emprego?? acabou teu faro jornalistico foi?? ti salva que nunca é tarde pra salvação alienada!!!! né não girafa malhada kkkk

  20. Apesar de saber que a imprensa deve fazer seu trabalho, sabemos que o Sistema Mirante costuma agir a favor dos interesses da família Sarney.

    Ninguém é idiota.

    O dono da Mirante é irmão da governadora Roseana e filho do maior bandido que o Maranhão já teve: José Sarney.

    O próprio Fernando Sarney é o clássico lobista, que atua nos bastidores e pode ser, talvez, um “spare tire”, um “backup” para o senador José Sarney.

    Qualquer pessoa mais antenada percebe o direcionamento que a Mirante faz em questões como segurança pública, estradas estaduais, rodovias, saúde e principalmente nas eleições.

    Essa jovem deveria entender que o que ela está passando não tem a ver com imprensa, mas com um veículo manipulador que foi elaborado pela familia Sarney para controlar a massa ignorante.

Os comentários estão fechados.