Morre Haroldo Tavares, o melhor prefeito que SLZ já teve

20130709-090733.jpg

Morreu na noite de segunda-feira (8) Haroldo Tavares, o melhor prefeito que São Luís já teve, aos 80 anos – completados em novembro do ano passado. Ele lutava há oito anos contra um câncer.

O corpo está sendo velado na Central de Velórios Santo Antônio, e o sepultamento está marcado para as 16h no Cemitério do Gavião.

Tavares administrou a capital entre 1971 e 1975 e foi responsável, dentre outras obras, pela construção do Anel Viário e da Avenida Médici.

Antes, como secretário de Viação e Obras do então governador José Sarney concluiu o asfaltamento de várias ruas da cidade, a ponte do Caratatiua e comandou, ainda, as construções da Barragem do Bacanga e do Porto do Itaqui, a edificação da vila do Anjo da Guarda e de novos conjuntos habitacionais, a reforma do Teatro Artur Azevedo, a pavimentação da rodovia São Luís-Teresina, e a construção da ponte do São Francisco, integrando as praias à cidade, segundo aponta Benedito Buzar em postagem que homenageava o ex-prefeito pelos 80 anos.

Importante ler aqui um pouco mais do legado de Haroldo Tavares para a nossa cidade.

11 pensou em “Morre Haroldo Tavares, o melhor prefeito que SLZ já teve

  1. MINHA ADMIRAÇÃO E RESPEITO A HAROLDO TAVARES. EU CONFESSO, PELA MINHA IGNORÂNCIA, QUE ELE JÁ TIVESSE MORRIDO.
    DEVERIA RECEBER AS JUSTAS HOMENAGENS DE UM EX-CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL

  2. Há de se lembrar que muito das execuções de Haroldo foram a partir de planos e projetos do anterior prefeito e secretário de Viação e Obras (no governo de Newton Bello) Eng. Ruy Mesquita, responsável pelo 1º Plano de Expansão da cidade de São Luís.

    • PLANOS QUE NUNCA SAIRAM DO PAPEL CARO BERNARDO.ALGUNS SÓ COM ROSEANA COMO A URBANIZAÇÃO DA LAGOA E PONTA D´AREIA
      JÁ NEWTON BELLO NÃO EXECUTOU O QUE EM SEU DISCURSO DE POSSE PROMETERA, INCLUSIVE A URBANIZAÇÃO DE SL.
      TE DIGO ISSO COM PROPRIEDADE. MINHA MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO, EM 2004, FOI TODO EM CIMA DE SEU GOVERNO

  3. Melhor prefeito?!?!
    Tu não eras nem vivo pra analisar… KKKKKkkkkkk
    Ou tirou essa conclusão a partir de comentários do teu avô? Só pode!!!
    Digo mais, se for por conta de obra, sem nunca ter sido, Roseana foi a melhor “prefeita” da ilha, depois do Governador João Castelo…

    • VERDADE EM PARTE WILL. HAROLDO TAVARES FOI UM ÓTIMO PREFEITO EM TERMOS DE URBANIZAÇÃO EM SÃO LUIS. PESQUISE, VEJA OS JORNAIS ,O DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DA ÉPOCA, CONVERSE COM PESSOAS DESSE PERÍODO, PRINCIPALMENTE OS NÃO POLÍTICOS, AS PESSOAS COMUNS, E VERÁS QUE O JORNALISTA ACERTOU!
      ROSEANA E CASTELO TÊM O SEU LEGADO CADA UM, MAS AMBOS FORAM GOVERNADORES E ESTE ÚLTIMO PREFEITO TB. NORMAL QUE O VOLUME DE OBRAS SEJAM BEM MAIORES Q O DE HAROLDO. CONTUDO, DENTRO DO QUE PODIA FAZER, FEZ BASTANTE E BEM FEITO!

      • Caro Will,eu também nem existia quando um grande brasileiro foi enforcado e esquartejado,tentando livrar esse País do domínio português:Tiradentes.História e arte não teem idade.Por coincidência próximo à residência do Dr.Haroldo Tavares,também um maranhense foi enforcado nos mesmos propósitos de Tiradentes,vc sabe que foi??ou precisa ter nascido para saber?

  4. Não tive a honra de entrevistar o ex-prefeito de São Luís, Haroldo Tavares, bem que tentei, mas faltou oportunidade para tanto. Pois bem, quero expressar minhas mais sinceras admirações pelo ex-chefe do Executivo municipal. Primeiro pela visão sobre locomoção urbana, o que vem a calhar em tempos de protestos por melhorias no setor em todo Brasil, visto que não dá nem para imaginar, São Luís sem o Anel Viário. O que hoje é um caos na capital nos horários de pico, seria praticamente intransitável. Então fica aqui meu agradecimento como ludovicense a este gestor que fez da caseira de prefeito um lugar de trabalho e busca da melhoria no deslocamento nosso de cada dia. Só acho deprimente que ao londo de todos estes anos e bote ano nisso, sai gestão e entra gestão e o cartão postal do Anel Viário é lama degradação e imundice, Será que ali tem uma ‘cabeça de Jumento’ enterrada, que ninguém liga para aquela horrível e degradante imagem, por onde milhares passam diariamente?

  5. Com a morte de Haroldo Tavares o Maranhão não perdeu somente o inventivo engenheiro, o homem público correto (coisa rara) e único prefeito – na verdadeira acepção da palavra – que São Luis já teve; morreu o sonhador da cidade que ainda não aconteceu: a mar-ave-ilha do real!

  6. Tá na hora do atual prefeito reformar o ANEL VIÁRIO, obra do já saudoso HAROLDO TAVARES.

  7. Para quem não estava vivo na década de 70, é necessário esclarecer que boa parte da atual estrutura viária de São Luís foi erguida neste período. É uma vergonha, mas estamos vivendo graças a iniciativas do passado. Tu já imaginaste se ele fosse gestor neste tempo? Não teria conseguido fazer metade do que foi feito, ainda mais num governo como de Roseana ou de Edivaldo Holanda, onde falta competência e sobra espaço para os apadrinhados inertes.

Os comentários estão fechados.