Eliziane Gama, fiel da balança… de novo

(Foto: Biaman Prado)

(Foto: Biaman Prado)

Assim que terminou o 1º turno da eleição para a Prefeitura de São Luís em 2012, todos tinham uma certeza: qualquer dos candidatos – Edivaldo Holanda Júnior (PTC) ou João Castelo (PSDB) – que a deputada estadual e então candidata Eliziane Gama (PPS) escolhesse teria quase a certeza da vitória.

Este fenômeno se deu em virtude do surpreendente desempenho da popular-socialista. Com uma campanha modesta e pouquíssimo tempo de TV, Gama obteve 70.582 votos – o equivalente a 13,81% do eleitorado votante da capital. Ficou à frente até do candidato do Governo do Estado, o vice-governador Washington Oliveira (PT). Ela, no entanto, acabou optando pela neutralidade (relembre aqui) e não se envolveu nas disputas do 2º turno.

Com a eleição para o Governo do Estado, ano que vem, pode acabar acontecendo o mesmo. Desde o início do ano, a parlamentar trabalha pela construção de uma terceira via por meio da qual ele seria candidata a governadora.

Hoje, todos sabem, ela está mesmo engajada é numa provável candidatura a deputada federal. E a questão é: para onde irão os votos de Eliziane Gama?

Segundo dados de uma pesquisa Escutec realizada apenas em São Luís – que vem sendo dissecada pelo colega jornalista Marco D’eça -, a deputada tem 14,5% das intenções de voto no cenário espontâneo, quando o eleitor diz, sem ser apresentado a nenhum questionário, em quem votaria se a eleição fosse hoje.

Quando os discos com os nomes dos pré-candidatos são apresentados, o desempenho dela nos quatro municípios da ilha dispara: fica em 2º lugar – com 25,2% das intenções, se o candidato do governo for Lobão; e com 24,2% se a opção do governo for Luís Fernando Silva, ainda de acordo com o que revelou D’eça.

A grande diferença entre a disputa do ano passado e que se avizinha é o destino dos votos de Eliziane. Em 2012, mesmo sem escolher um lado, pesquisas apontavam que algo em torno de 70% do seu eleitorado migraria espontaneamente para o atual prefeito (reveja).

Segundo a Escutec, se Eliziane não entrar na disputa os votos dela são diluídos entre todos candidatos e o número de indecisos chega a 14,5%.

flavio_edivaldoOposição “assanhada”

A revelação do desempenho de Eliziane Gama medido pelo Escutec deixou “assanhados” membros da oposição. Usando os meios de sempre, eles passaram o dia de ontem (9) direcionando palavras de apoio e carinho à popular-socialista.

O governo parece nunca ter tido qualquer esperança de contar mesmo com o apoio da parlamentar. Mas a oposição… Essa na verdade sonha em resgatar Gama para o seio anti-Sarney no Maranhão.

Eliziane tem arestas a aparar com o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), desde junho do ano passado. Ela queria ser a escolhida do consórcio de candidatos formado pelo comunista e ficou, assim como Tadeu Palácio (PP), magoada a com a decisão em favor de Edivaldo Júnior.

No dia do lançamento da candidatura de Palácio ela apareceu na sede do PP e, ainda pré-candidata, disse que “de jeito nenhum” desistiria do projeto em favor do petecista. Acabou confirmando sua candidatura.

Inicialmente, imaginando que a popular-socialista seria um fiasco eleitoral, a turma da oposição não deu lá muita importância para o que consideravam “birra”. Mas depois da eleição – e da consagradora votação da deputada -, comunistas, socialistas e afins só ainda não estenderam tapete vermelho, porque o resto, já tentaram de tudo para que ela volte de onde, agora, eles acham que Gama nunca deveria ter saído.

Mas aí já pode ser tarde…

8 pensou em “Eliziane Gama, fiel da balança… de novo

  1. Ai meu Deus e agora situação!!! a oposição está com mais da metade do eleitorado maranhense e vocês assombrados com tudo isso, se der segundo turno entre ela e Flavio Dino, será quem a branca vai apoiar kkk

  2. Essa foto de Flavio simboliza a sua gulodice quando pegar o bolo (Governo do Estado) para mim isso não passa de gula pelo poder nada alem disso… Flavio no poder vai ser pior que o Grupo Sarney… por isso prefiro Luis Fernando pelo simples fato de que pelo menos é um Técnico e entende da maquina publica, não um jurista que se acha Deus

  3. Votei nessa moça no primeiro turno, ato que me arrependo até hoje. Jamais ela terá novamente um voto meu.

  4. Caramba,

    Vamos ser burros assim longe hein.

    Isso é só até o estreito dos mosquitos rapaz. Aqui no pindaré ninguém sabe quem diabos é essa aí.

    • meu caro, mas quem decide eleição é são luís… portanto, ela é, sim, o fiel da balança…

  5. Era uma baita candidatura ao Senado, mas essa vaga já foi prometida por Flávio à Roberto Rocha. Resta a Câmara mesmo. Eleição pra governador é coisa pra gente grande.

  6. a deputada possui uma variável favorável a uma campanha de sucesso: possui baixissima resistência psicológica junto ao eleitorado. em campanha, um cabo eleitoral consegue votos sem muito esforço. mesmo sem conhece-la o eleitor se mostra favorável pelo fato de ser carísmática, inteligente e com passado limpo! basta fazer um planejamento de campanha com várias células interligadas. prefiro ouvir dizerem que ela é desconhecida além do estreito de mosquitos que ouvir acusações que está usando a estrutura da assembléia legislativa para promover seu nome além dos limites da nossa ilha. a campanha 2014 ainda não começou e não seria ético uma deputada iniciar caravanas com intuito de se tornar conhecida. quando chegar a hora, o eleitor vai reconhecê-la como uma politica que não se utilizar da máquina pública para se promover. entendo que a moça está no caminho certo! parabéns gilberto por anunciar seu voto na ultima eleição para prefeito.

Os comentários estão fechados.