Trânsito, segurança, união

buracoDa Coluna do Sarney

Foi o governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos, do PSB, quem melhor definiu o aproveitamento dos movimentos de rua da juventude idealista que manifesta seu desejo puro de melhorar o mundo, por estranhos que se infiltram neles, procurando tirar proveito. São suas palavras:

“Tem muito político cabra safado que se aproveita das manifestações para se beneficiar”, e conclui: “Não queremos vigaristas se aproveitando do povo”.

Ora, é o que estamos vendo. As Centrais Sindicais são, por definição, entidades apolíticas constituídas para defender os direitos dos trabalhadores, os principais deles, salário e condições de trabalho.

Pois bem, no país inteiro elas foram às ruas, não tanto pela agenda que defendem e que há muito expressam através de muitas de suas fortes lideranças, mas para medir forças com a rapaziada que tinha ocupado as ruas em seus protestos. Sua intenção era mostrar que também não tinham perdido as ruas e ainda podiam ocupá-las. Não foram muito felizes porque nem de longe atingiram o número daqueles jovens. Mas disso se aproveitaram alguns agitadores descompromissados com tudo e, para terem visibilidade, ocuparam estradas, avenidas e vias de circulação, prejudicando a população, não só os que iam trabalhar como principalmente os enfermos de consultas marcadas e o atendimento dos hospitais e postos de saúde.

policiaOutros mais irresponsáveis, misturados com vândalos e egressos das penitenciárias, saquearam e ameaçaram a vida e o patrimônio das pessoas. Todos grupos pequenos, de não mais de 50 pessoas, cujos objetivos eram outros e bem subalternos. Mas piores do que estes foram aqueles políticos “cabras safados” – como diz o governador Eduardo Campos – que aproveitaram para portar cartazes contra pessoas, fazendo propaganda política fora de época e, muitas vezes, indo para as casas particulares de adversários atirar pedras e impropérios. O corregedor do Tribunal Eleitoral tem em suas atribuições evitar propaganda política fora de época e promover a responsabilidade criminal dessas pessoas.

Aqui já afirmei que realmente existem dois problemas que em profundidade estão atingindo as grandes cidades. Um de ordem municipal, o tráfego, as condições das ruas, a falta de planejamento do trânsito, cuja mobilidade, segundo as estatísticas, é de 18 quilômetros por hora, graças aos engarrafamentos, com baixa velocidade, paradoxalmente, igual à das carroças da Idade Média! Outro é de ordem estadual, a segurança, que cada vez mais atemoriza as pessoas, vítimas de bandidos e drogados, de gangs interestaduais, quadrilhas que assaltam bancos, transportes públicos e estabelecimentos comerciais. A polícia apreendeu dezenas de mochilas com coquetéis molotov em posse do grupo organizado Black Bock, criminosos com que é preciso ter muito cuidado.

A política tem a luta democrática que se realiza nas eleições. Mas, passadas estas, há um terreno do interesse público, que não deve ter partido nem ódios ou ressentimento a pessoas. Aí temos o exemplo de um deles, a segurança e o trânsito, Prefeitura e Governo do Estado. Que se unam os dois e assim dêem um exemplo de boa política, com um só objetivo: melhorar a sorte do povo.

6 pensou em “Trânsito, segurança, união

  1. Como os anos pesam sobre a consciência de Sarney, dizer que a democracia só deve ocorrer em época de eleição é um grave erro de quem desconhece o valor deste princípio.
    O povo foi às ruas e protestou em frente a casa dele mesmo sendo cabras safados meros 50 ainda o incomodou demasiadamente. Você não perde por esperar Sarney,a História a grande juíza já te condenou ao ostracismo da indignidade perpétua.

  2. Engraçado é Sarney chamar os manifestantes de “cabras safados”.. Mas quem rouba o MA há anos é você,o ladrão aqui é você Sarney,é culpa sua a fome e a miséria que esse povo vive. Ainda se acha no direito de ofender as pessoas que estão insatisfeitas com a merda que você anda fazendo?Acha certo o que você faz? Devia criar vergonha na cara,o povo não vai se calar,pode esperar!

    • leia com atenção. primeiro que a declaração não é dele. segundo que ele chama os vândalos infiltrados de “cabras safados, não todos os manifestantes

  3. Com certeza não foi a presença de manifestantes em frente a sua residência q incomodou
    Sarney, mas é o nome e o poder de sua família não mais aturáveis pelo povo, não só de
    São Luís, mas do Maranhão, que é proclomado com outra conotação. Se vc ta incomodado, Sarney, faz um cálculo o povo. Esse portão é comentado a muito, mas isso não é nada comparado à sujeira política, através de articulações, ao enriquecimento absurdo de sua família e de tantos outros à custa do dinheiro público. Mesmo, eu acho disperdício investigar algo irrelevante. Fora, sarneys. Mas não esqueçam q um dia vcs pagarão.

Os comentários estão fechados.