Roseana e Washington discutem instalação de fábrica bielorrussa no MA

A governadora Roseana Sarney e o vice-governador, Washington Luiz de Oliveira, receberam na tarde desta quarta-feira (31), no Palácio dos Leões, executivos de empresas da Bielorrússia e do Brasil, com a finalidade de firmar parcerias envolvendo a instalação de uma fábrica de fertilizantes e a comercialização da produção via Porto do Itaqui, em São Luís. Presentes os diretores da bielorrussa Bieloruskaly, ValeryKirywnko; e da brasileira Sertranding, Alfredo de Goeye.

(Foto: Antonio Martins/Secom)

(Foto: Antonio Martins/Secom)

Roseana Sarneyl embrou que o Maranhão tem uma carteira de investimentos avaliados em R$ 120 bilhões e a parceria com os europeus vai gerar empregos para os maranhenses. “O estado tem crescido graças aos empreendimentos que estão se instalando, como a fábrica de celulose, a aciaria, entre outros. Com a vinda dessa fábrica, temos a certeza que o Maranhão ganhará ainda mais destaque no cenário internacional”, avaliou.

Também acompanharam o encontro os secretários de Estado Chefe da Casa Civil, João Abreu; e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo; além de representantes da Belneftkhim, conglomerado bielorrusso de mineração, óleo, gás e energia; da empresaBelaruskaly, de fertilizantes da Bielorrússia; e da nacional Sertranding.

No encontro, o vice-governador Washington Luiz ressaltou que a visita faz parte de uma parceria iniciada há mais de ano entre os bielorrussos e empresários brasileiros, intermediado também pelo Governo do Estado, no sentido de acelerar as negociações relativas ao projeto no Porto do Itaqui. “Os executivos da Bielorrússia vieram conhecer as instalações do Porto do Itaqui com vistas a instalar no estado uma futura fábrica de fertilizantes. O Brasil é um dos grandes importadores do materialno mundo e, inclusive, da Bielorússia e, a partir de agora, com a instalação desta indústria vamos poder fabricar o fertilizante que o país precisa”, detalhou.

De acordo com Alfredo de Goeye, presidente da Sertranding, o Maranhão é um estado importante no cenário econômico por conta da localização privilegiada do Porto do Itaqui. “Essa é a quinta ou sexta vez que visitamos o estado com a finalidade de utilizar as instalações portuárias e desenvolver projeto no Itaqui. O produto a ser o precursor desse projeto é o potássio, que é um dos elementos fertilizantes produzido na Bielorrússia. A ideia é que parte do produto importado venha via Itaqui e vamos tentar desenvolver um terminal específico para isso, para ter uma assistência melhor, armazenamento próximo ao porto, e eventualmente uma misturadora de fertilizantes”, disse.

Para o diretor do grupo Belaruskaly, ValeryKiryenko, o Maranhão é um estado que tem muito a oferecer para o crescimento da produção agrícola no país. “O Brasil tem interesse em dobrar a produção agrícola ea Bielorússia, tem toda condição para fornecer fertilizantes para melhorar essa produção, tanto em quantidade quanto em qualidade. Para que a parceria aconteça, é preciso que haja interesse das duas partes e isso já existe”, ressaltou ele.

(As informações são do Governo do Estado)

13 pensou em “Roseana e Washington discutem instalação de fábrica bielorrussa no MA

  1. Putz to vendo q vai recomeçar essa conversa fiada de sempre: empresa da china, investidores do japão, empreendedores dos eua e bla bla bla. Po e essa tal carteira de mais de 100 bilhões de reais?? Putz eu pensei q isso já tinha passado. Po vão desenterrar essa mentira de novo agora? Po pessoal muda um pouco pelo menos nas promessas, pq de governo ta complicado. São 50 aturando essa cambada meu amigo. É demais!!!

  2. Bastou chegar a proximidade da eleição que começa a mesma falácia, se fosse atrás que tudo Rosinha promete ou faz parceria, a refinaria já estava a todo vapor também. Pelo o tom das declarações, não vai sair do papel. Se é a sexta vez que o executivo biolerusso veio ao Maranhão e ainda nem fechou nada, é porque o interesse é mínimo, só se importa pela questão pela posição logística do porto e nada mais.
    Que os maranhenses não comecem a fazer cursos técnicos com manuseio de fertilizantes. O que mais vejo de técnicos com esp. em petróleo e gás sem emprego por conta dessa refinaria que não saiu, não está no gibi.

  3. Lá vem a mentira ,perto das eleições. Cd a Refinaria,fabrica de Rosario,Salamgo,?Nao caimos de novo

  4. PRE-PA-RA…ai vem mais uma trambicagem…vamos fazer ‘caixa’ pra campanha pro governo que se aproxima…basta lembrar do Pólo de Rosário…

  5. Prq será que é tão difícil se instalar aqui???? É a sexta tentativa dos empresários bielorussos. Será que é a “taxinha administrativa” cobrada pelas autoridades???? Lembrando o caso BUNGE, quando a empresa acabou se instalando em Uruçuí/PI.

    Bom ao menos mudaram a nacionalidade dos empresários. Agora são os bielorussos.

    Vamos esperar e ver a biela bater de novo???? Quem aposta????

  6. O q mais na area do porto na margem da BR 135 são fabricas de fertilizantes não agrega nada ao Ma e emprega pouca gente e mexe c produtos quimicos contaminantes.
    O q querem esse empresarios espertos e isenção de ICMS por tempp infinito, só isso nada mais.

  7. Essa é a nova USIMAR dos anos 90. A empresa que foi, sem nunca ter sido. Aí, desse saco de promessas, temos Polo de Confecções de Rosário, Salangô, a Refinaria que nunca sai. Fala sério, já deu de tanta mentira, Rosengana Sarney Murad!!!!! E o mais novo engodo: LUÍS FERNANDO. Só por que fez uma administração mais-ou-menos em uma cidade que não deve ter 70 mil habitantes, já acha que pode governar um Estado? LF está inaugurando até cemitério por aí, no afã de ser conhecido no Maranhão. É muita apelação!

  8. É realmente tem pessoas que não conhecem ainda a gestão do Luis Fernando. Sinto muito quem não é a favor da candidatura do LF estão perdendo a oportunidade de ver quem sabe trabalhar. Leiam e procurem saber da vida profissional do LF pra depois falarem…ok!!
    LF é um nome forte sabe se posicionar e tenho certeza vai governar para o povo prque ele sabe fazer e ja mostrou isso o outro candidato não sabe e não pode mostrar por que nunca fez gestão.

  9. A governadora já encontrou um novo jeitinho de colocar dinheiro dos maranhenses e mais uma de suas barcas furadas.

Os comentários estão fechados.