A máfia dos presídios maranhenses

pedrinhasExiste uma máfia atuando dentro do sistema penitenciário do Maranhão. O grupo, controlado de fora, atuou durante anos sem qualquer incômodo.

Segundo relatos de funcionários dos presídios, eles liberavam até saídas de presos de alta periculosidade para o cometimento de crimes à noite pela capital. O tráfico de drogas, muitas vezes, era também autorizado ou bloqueado sob ordens dessa turma.

Com a troca de comando ada Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), agora dirigida pelo delegado Sebastião Uchôa, fechou-se o cerco a essa quadrilha, que vem sendo minada pouco a pouco.

E a máfia, que ainda detém poder dentro das unidade prisionais, tem agido para desestabilizar o secretário.

Decorre justamente dessa disputa de poder a série nunca antes vista de fugas e assassinatos em Pedrinhas e outros presídios do estado. É uma reação, causada pela rejeição ao nome de Uchôa.

Na visão dos criminosos, os recentes incidentes enfraquecerão o secretário, que pode cair e deixar novamente o caminho livre para suas atrocidades.

A cúpula da Segurança, no entanto, está atenta aos movimentos da máfia e tem dado apoio ao titular da pasta, que seguirá afastando os envolvidos na facilitação de fugas e na abertura de espaço para a criminalidade dentro dos presídios.

14 pensou em “A máfia dos presídios maranhenses

  1. NÃO FORÇA LEDA, ISSO TUDO É PROBLEMA DE GESTÃO MESMO.

    O NUMERO DE FUNCIONÁRIOS AUMENTOU E A EFICIENCIA CAIU. O FREI CONTRATA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA , PRA QUÊ?PRA DAR CONDICIONAMENTO E FOLEGO AOS PRESOS PARA FUGIREM ?
    E VC FALA EM MÁFIA? ELA SEMPRE EXISTIU E SEMPRE EXISTIRÁ, NÃO IMPORTA O GOVERNADOR. SEMPRE EXISTIRÁ O MAU FUNCIONÁRIO, O MAU POLÍTICO E O MAU POLICIAL QUE SE JUNTARÃO À BANDIDAGEM. E O QUE FAZER? DIMINUIR O PROBLEMA EM NÍVEIS CONTROLÁVEIS.

    MAS É ESTRANHO O ALUÍSIO TER AS DUAS SECRETARIAS SOB CONTROLE E O QUE ERA PRA SER SUCESSO DE PARCERIA VEM SE MOSTRANDO UM FRACASSO DE GESTÃO.

    SÓ RESTA APELAR PRA REPORTAGENS COMO ESSA COMO CORTINA DE FUMAÇA PRA DESFARÇAR O INEVITÁVEL: A INCOMPETENCIA DA PARCERIA ALUÍSIO/UCHOA

  2. Há anos essa quadrilha mandava e desmandava no presidio pedrinhas. Já teve caso de traficante preso (em fragrante com grande quantidade de cocaína) pela policia federal ser solto em duas semanas.

    • COM CERTEZA ESSA SENHORA NÃO SABE O QUE DIZ, .CREIO QUE ELA NÃO SABE NEM O QUE É SER COMPETENTE.SUGIRO QUE ELA VÁ REZARRRRRR.!!!

  3. Caro Giberto Léda.

    1- Quer dizer que todos os Secretários anteriores e até mesmo o Uchoa que ja esteve na pasta sabiam desta máfia;
    2- Quer dizer que nos cidadãos estamos a merce de uma máfia prisional que controla: trafico, roubo a bancos, saidinhas bancárias e outros crimes na capital e no interio;
    3- Quer dizer que nosso sistema prisional esta falido e o Estado não consegue resolver este problema;
    4- A diretora do Centro de Detenção admite que existe falhas e elas devem ser revistas;
    5 – Cesar Bombeiro pergunta cade a vigilância dos presídios externa e ainda o pessoal que fica em frente não viram nada;
    Conclusão
    O Estado faz de conta que esta vigilante, a Mafia dos Presídios faz de conta que esta sendo vigiado e nos contribuintes sentimos na pele este faz de conta.

    • Tem mt gente que ainda tá lá q sabe. Poucos foram o se opuseram de forma veemente ao esquema

  4. O Secretário Uchôa é sério e as informações sobre a existência de interesses escusos que tentam manter o poder sobre a pasta do sistema de administração penitenciária procedem. As constantes fugas e demais incidentes recorrentes podem ser atribuídos a este fator e também à própria deterioração que há muito ocorre no sistema penitenciário, não apenas no Maranhão, mas em todo o Brasil. Resolver tais questões não é possível em curto prazo e apenas com uma ação regional. Dependem de um política nacional reestruturante e que perpasse por todos os setores da administração penitenciária: recrutamento de pessoal, remuneração, construção de unidades, legislação, etc.

    • Concordo,o Secretário Uchôa é um homem sério… não tenho dúvida. o pior cego éaquele que não quer ver.Vamos dá mais credibilidade a quem dedireitomerece.

      • DIGO,A QUEM DE DIREITO MERECE.QUEM TRABALHA CERTO SEMPRE SOFRE REPRESÁLIA,MAS, ELE É UM HOMEM DE DEUS,CORAJOSO,FIEL E NADA O ABALARÁ.AMÉM.PARABÉNS SR, SECRETÁRIO UCHÔA.ESTAMOS COM O SR.

  5. Com certeza não é falta decompetência do SR.secretário…pois trata-se de um homem justo, trabalhador, honesto e não é á toa que ele vem ao longo de muitos anos trabalhando com dignidade.No mais, sabemos que não é facil estar no lugar dele , porque os Secretários anteriores não resolveram tão situação???Gentem, rezem, orem, para que a paz reine nesses presídios.Quem ganha com pensamentos positivos é nossa sociedade.É lamen tável que ainda existem pessoas querendo ver o circo pegar fogo…já não basta esse mundo cruel em que vivemos?Todos os dias vemos nas tvs presídios e mais presídios em nivel nacional tbm com esses, e piores problemas.Vamos pensar positivo,para que tudo caminhem bem em todos os sistemas prisionais.Que a paz reine em nossos lares e em nós .Não pré julguém para que não sejam pré julgados pelo mestre Jesus . Nada é feito de imediato.vamos acreditar e confiar na fé e força que existe um grande HOMEM no comando de resolver tudo de acordo como manda a LEI. PAZ, PAZ, e PAZ!!!

  6. Amigo leda,
    Ate as pedras de pedrinhas sabem o que acontece naquele local.
    Uma meia duzia de marginais travestidos de agentes do Estado, pagos
    Com o nossos impostos criando fatos com o objetivo de desestabilizar
    O atual secretario. Sao os mesmos que em 2010, quando aquela pasta ainda pertencia a Seguranca, armaram a chacina que culminou com
    morte de 18 presidiarios. Aquela acao de impacto era pra derrubar o Sec
    Aluisio Mendes, que resistiu. Sao malandros mal acostumados que tinham o Ex secretario Tamer de refem, tomando todos os meses dinheiro
    Para diretores e chefes de seguranca das unidades. Uchoa chegou e acabou com essas benesses, expurgou parentes e aderentes de membros
    Do famigerado sindicato pendurados nas tetas da VTI, empresa terceirizada que consome 80% de todo orcamento da SEJAP. Te segura
    Uchoa, a sociedade Maranhense esta te apoiando e a banda boa dos
    Agentes Penitenciarios tambem……

    • Com certeza Uchôa está segurando essa onda de mal caráter..ele é altamente corajoso, honesto, no que faz e sobretudo Deus tá com ele.,me emociono quando sei, vejo o lindo e ardoo trabalho que ele vem desenvolvendo com dignidade.e vc Paulo Donato parabéns pelo sre justo e sabe o que diz.Bençãos para os que fazem o bem, para a sociedade maranhense!Obg, Gilbero Leda, pela oportunidade.Tbm fique com Deus!!!

Os comentários estão fechados.