“Um facínora não tem credibilidade”, diz Amma sobre declaração de Beira-Mar

Desembargador citado seria Luis de Almeida Teles, aposentado, que atuou na defesa do traficante em 2003

A Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma) repudiou, em nota emitida na manhã desta segunda-feira (12), a insinuação do traficante Fernandinho Beira-Mar de que teria relações com um desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão que poderiam facilitar a transferência de outro traficante, o Marcinho VP, do presídio federal de Catanduvas, no Paraná, para uma unidade maranhense (reveja).

No comunicado, a Amma trata Beira-Mar como “facínora” e alega que uma “declaração genérica” dele não pode ter crédito.

“A Associação dos Magistrados do Maranhão – Amma […] vem a público REPUDIAR tais insinuações contra o Judiciário estadual, acrescentando que a declaração genérica de um reconhecido facínora não tem credibilidade para pôr em dúvida a honra dos componentes do Tribunal de Justiça do estado”, diz a nota, cuja íntegra está ao final do post.

frozAposentado

Em entrevista coletiva mais cedo, o desembargador Froz Sobrinho, coordenador da Unidade de Monitoramento Carcerário do TJMA, negou a existência de qualquer pedido judicial ou administrativo para transferência do preso para o Maranhão, explicando que nenhum desembargador possui competência legal para decidir acerca desse tipo de pedido, que são de exclusiva responsabilidade da 1ª Vara de Execuções Penais da capital. Ele concedeu entrevista junto com o juiz Carlos Roberto Oliveira de Paula, da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís

teles_folhaSegundo Froz Sobrinho, o “desembargador” citado pelo traficante pode ser Luis de Almeida Teles, já aposentado. “Todos sabemos da contratação do ex-desembargador Teles como advogado de Fernandinho Beira Mar, talvez esteja se referindo a ele [sic]”, disse.

Teles assumiu a defesa de Beira-Mar em abril de 2003 (veja recorte da Folha de S. Paulo ao lado).

Abaixo, a nota da Amma, e aqui, nota do TJMA.

NOTA PÚBLICA

A Associação dos Magistrados do Maranhão – AMMA, em face de reportagem exibida no Programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, neste domingo (11/08), quando, em conversa gravada entre dois dos maiores criminosos brasileiros, um deles mencionou que teria como obter “apoio” junto a um desembargador do Maranhão, vem a público REPUDIAR tais insinuações contra o Judiciário estadual, acrescentando que a declaração genérica de um reconhecido facínora não tem credibilidade para pôr em dúvida a honra dos componentes do Tribunal de Justiça do estado.

A incongruência da referida declaração salta aos olhos, pois, é sabido que não há no Maranhão presídio de segurança máxima estadual ou federal e que os crimes perpetrados por esse perigoso traficante, alcunhado de “Fernandinho Beira-Mar”, não tem relação com o estado, de sorte que não se justificaria sua eventual transferência.

A AMMA reitera, por fim, a sua confiança na magistratura estadual, que é composta de homens e mulheres que têm compromisso com a Justiça, coragem para enfrentar os desafios diários e vontade de contribuir para o bem coletivo.

São Luís, 12 de Agosto de 2013.

GERVÁSIO PROTÁSIO DOS SANTOS JÚNIOR

PRESIDENTE DA AMMA

7 pensou em ““Um facínora não tem credibilidade”, diz Amma sobre declaração de Beira-Mar

  1. Onde tem fumaça, tem fogo e essa justiça corrupta do Brasil tem seu preço!
    Basta ver o resultado da pesquisa feita sobre a credibilidade dos órgãos públicos do Brasil…ninguém confia mais nessa justiça brasileira.

  2. Muito me entristece essa declaração,pois se as palavras de um facínora nao tem credibilidade,como e que a do facínora JORGE MERES teve para lascar com a vida do delegado Luís Moura ? Todo o Maranhão sabe que o Jorge Meres foi criado dentro do sistema para encriminar uns e para que outros conseguissem virar DEPUTADO. Valeu.

  3. Caro Gilberto, tem algo de estranho em tudo isso, até porque os dois bandidos sabiam que a conversa entre eles estava sendo gravada e que poderia ser usada contra eles; outro ponto é que eles não deveriam conversar entre si, mas mesmo assim foi permitido. Acho que estão querendo tirar atenção de algum outro fato, que poderia ser o massacre da família em São Paulo.

  4. Por que o criminoso Fernando Beira-Mar iria fazer insinuações, se não sabia que estava sendo grampeado? A não ser que tivesse um propósito específico e tivesse sido alertado do grampo. Mas, em sendo assim, a coisa só piora. Estranho. Muito estranho.

  5. Como se pode conseber que um ex desembargador nao tenha amigos proximos, exercendo cargo de desembargador no TJ MA. Dai pode se inferir que Froz e Gervasio estao falando abobrinhas…….Se Cuidem……..

  6. Ele simplesmente disse isso do nada, pensou uma bobagem e simplesmente falou…hahah hahaha…a amma pensa que somos otários, burros, asnos? francamente, as palavras foram claras, objetivas e com ênfase. TJ corrupto por um bandido do RJ, era o que faltava!!

  7. Essa desculpa aí da AMMA e do TJ serve apenas para colocar um ex-desembargador como bode expiatório!!! Para esconder quem é o verdadeiro nome do desembargador que tem ligações diretas com Fernandinho Beira-mar e quer esconder isso a todo custo. Eu aposto que é peixe grande!!!

Os comentários estão fechados.