Ricardo Murad pede desculpas a jovem que deu à luz na calçada e anuncia sindicância

ricardo_muradO secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, usou sua página pessoal no Facebook para pedir desculpas públicas à família da jovem que deu à luz na calçada da Maternidade Maria do Amparo, em São Luís.

Ela foi para a unidade após ser encaminhada pela Maternidade Marly Sarney, que não a recebeu sob a alegação de superlotação.

Na mensagem, Murad reconhece que “desculpas pública não resolvem”, e informa que determinou a abertura de uma sindicância e a realização de uma auditoria para evitar que novos casos como esse aconteçam.

“Determinei não só a abertura de uma sindicância rigorosa, como também uma auditoria em todo o sistema para evitar que situações inadmissíveis como essa possam voltar a ocorrer”, escreveu.

Veja abaixo a íntegra da nota.

Amigas e amigos,

Lamentável sob todos os aspectos o ocorrido com a jovem que deu à luz na calçada da Maternidade Maria do Amparo encaminhada pela Maternidade Marly Sarney sob a alegação de superlotação.

Desculpas públicas não resolvem, mas eu peço desculpas à jovem Natália e ao seu esposo.

Nada justifica esse tipo de atendimento.

Determinei não só a abertura de uma sindicância rigorosa, como também uma auditoria em todo o sistema para evitar que situações inadmissíveis como essa possam voltar a ocorrer.

Lamento não ter sido informado do fato tão logo tenha ocorrido.

12 pensou em “Ricardo Murad pede desculpas a jovem que deu à luz na calçada e anuncia sindicância

  1. Grandes gestos definem grandes homens. E o homem se faz grande não é quando se exalta, mas é exatamente quando reconhece nas limitações da sua humanidade finita e passiva de erros uma falha cometida. Eu não tenho a menor dúvida de que muitos críticos desprovidos de sensibilidade e coerência aparecerão dizendo: “ELE NÃO ESTÁ FAZENDO NADA ALÉM DO SEU DEVER!” Verdade! Porém, em muitos casos até piores do que esse em questão, casos recentes em que vidas foram perdidas, a mesma atitude de humildade e reconhecimento do erro cometido foi requerida e apenas o silêncio foi ouvido por parte dos gestores relacionados ao fato. O secretário da saúde do Estado do Maranhão, Deputado Ricardo Murad, certamente que dará a esse episódio lamentável, que todos nós repudiamos, o tratamento rigoroso, devido e necessário. Por fim, acredito que vale dizer GRAÇAS A DEUS, porque DEUS toma a vez quando nós homens falhamos. Graças a DEUS porque a jovem mamãe Natália e a sua filhinha estão vivas e saudáveis! Graças a DEUS pelo bom pré-natal feito por Natália na maternidade Marli Sarney. Graças a DEUS porque Natália, mesmo tendo sido erroneamente transferida de unidade de saúde, esteve o tempo inteiro assistida por uma profissional da saúde estadual, lotada na maternidade de origem, que a acompanhou lado-a-lado até que a mesma desse à luz uma nova vida. Pela integridade de duas vidas e pela humildade de reconhecer o erro e de trabalhar para evitar, a todo custo, que falhas como essa jamais voltem a ocorrer: GRAÇAS A DEUS!

    • É fácil pedir desculpas, principalmente quando o objetivo é ficar bem na fita. Também é muito fácil para alguns, puxar saco, notadamente quando é de alguém que maneja o dinheiro público como se fosse seu. Esse cidadão Fábio Câmara deveria permanecer calado pois contribuiria muito mais com o seu patrão autoritário e perdulário.

  2. Muito provavelmente a pcte não foi examinada na Marly, até porque é fácil, durante o toque vaginal, detectar o periodo expulsivo do parto e, se foi examinada, cometeu-se um crime em envia-la, ainda mais sem pedir previamente o leito ou pelo menos avisar o destino…
    Mais uma sindicância que não vai dar em nada, isto é pratica comum na Marly e UPAs há muitos anos, até porque o Estado não tem uma central de regulação de leitos decente e efetiva…

  3. QUEM DEVE SER APURADO COM RESPONSABILIDADE SOBRE O FATO? QUEM É RESPONSÁVEL PELA GESTÃO DA SAÚDE DO ESTADO? PELA SUPERLOTAÇÃO DA MARLY SARNEY? SE TEM ALGUÉM QUE PRECISA SER DEMITIDO OU EXONERADO SERIA O CÍNICO DO RICARDO MURAD, QUE AINDA TEM A CARA DE PAU DE DIZER QUE VAI ABRIR SINDICANCIA PARA APURAR… APURAR O QUE TODOO MUNDO JÁ SABE? QUE ELE É O RESPONSÁVEL PELO CAOS DAS MATERNIDADES?? FORA MURAD

  4. Lamentável é ter que aturar o cinismo das pessoas, a séculos sabemos que o sistema de saúde em todo estado é péssimo, pediu desculpa apenas por causa da repercussão do ocorrido, não é de agora que os hospitais estão super lotados, mal conservados!

  5. eu queria saber se o fato fosse com a mulher, namorada ou irmã do excelentíssimo vereador acima, ele estaria escrevendo a mesma bajulação para o incompetente secretário de saúde do estado.

  6. Sarney está internado no Sírio-Libanês, mas jovem maranhense dá à luz em calçada de São Luís[…]

    • Caro Leda, é querer demais? mas, pq censurar uma coisa que é nacional?.
      Todo munda já leu, mais aqui não, é isso que pensas?.

  7. SE FOSSE EM UM PAÍS DECENTE OU EM UM ESTADO ADMINISTRADO POR PESSOAS DECENTES, ESSE SECRETÁRIO DE SAÚDE E OS DIRETORES DAS DUAS MATERNIDADES JÁ TERIAM SIDO EXONERADOS A BEM DO SERVIÇO PÚBLICO.

Os comentários estão fechados.