“Maior mentira estatística do Brasil”, diz Sarney sobre posição do MA em ranking de desenvolvimento

“Onde esses que insultam o Maranhão colocaram um prego para ajudar?”, questiona senador em artigo

Desqualificar o adversário foi um dos piores costumes incorporados nas ideias políticas do mundo ocidental, desde o discurso de Péricles aos mortos na Guerra de Peloponeso, considerado o documento fundador da Democracia. Onde o subdesenvolvimento político está implantado, como em estados como o nosso, a luta política não busca estabelecer um confronto salutar de ideias, mas transformar o debate político numa guerra pessoal na qual, quase sempre, a calúnia, a injúria, a difamação e porcalhada verbal dominam a cena.

jose_sarneyAqui a coisa tem sido pior. Como eu me transformei num líder nacional, não conseguindo me destruir, instalou-se uma campanha contra o Maranhão que passou a ser alvo de todas as desinformações e de agressões jamais imaginadas. Somos o caixão de pancadas daqueles que não desejam ajudar o estado, mas destruir os adversários.

Como exemplo dessa atitude hedionda, basta recordar que tivemos um governador que contratou uma campanha nacional, com o parco dinheiro dos impostos, para distribuir outdoor em todas as capitais com o slogan: “MARANHÃO, O ESTADO MAIS MISERÁVEL DO BRASIL”. Quando eu vi uma peça dessas em Brasília fiquei indignado e muito triste, vendo a que ponto a baixa política é capaz de chegar.

Tomou ares de verdade a maior mentira estatística do Brasil: de que o Maranhão é o último estado da Federação – com todas as mazelas que existem no Brasil e não só aqui. Na realidade somos o 17º estado do país. Atrás da gente estão 11 outros. Estamos na frente de Mato Grosso do Sul, incluído entre os grandes estados do Centro-Sul.

Agora, são estatísticas sobre o IDH, um índice contestado pelo governo brasileiro como não representativo da verdadeira situação de um país. Para dar um exemplo, o Brasil é a 6ª economia do mundo, mas tem o 85º lugar no ranking mundial, junto com a Jamaica. Os baixos índices do Maranhão, paradoxalmente, são contrariados por nosso desenvolvimento e crescimento. Somos o estado que mais cresceu no Nordeste, nossos números estão acima da média nacional, lugar onde mais cresceu o emprego, onde mais se investe, temos o 2º porto do Brasil e polo de atração de investidores e imigração. Basta dizer que, nesta última seca, que ainda estamos enfrentado no Nordeste, o Maranhão recebeu 250 mil pessoas. Assim, o nosso crescimento se dilui com o aumento das pessoas para dividir.

Estamos construindo 70 hospitais e o governo e o Maranhão apanham por isso. É o maior programa de saúde do Brasil e aqui os adversários perguntam “para quê?”, quando o que mais preocupa o povo é a saúde.

Mas nós continuamos a louvar, amar e nos orgulharmos com o Maranhão, a melhor terra do mundo. Mas onde esses que insultam o Maranhão colocaram um prego para ajudar ou melhorar a vida do nosso povo?

30 pensou em ““Maior mentira estatística do Brasil”, diz Sarney sobre posição do MA em ranking de desenvolvimento

  1. Quanta demagogia, quanto sensacionalismo, quanto cinismo. Subestimando a inteligência das pessoas, Sr. Sarney. Tal atrocidade só poderia ser publicada nesse Jornal daqui mesmo. Escreva uma asneira dessa numa Folha de São Paulo da vida… Duvido.

  2. O senador não mente, daí tanta credibilidade no cenário nacional. O povo brasileiro ama Sarney, sem dúvida é a maior liderança política desse país. Claro que o Maranhão é um estado próspero, um modelo a ser copiado pelos demais estados da federação que estão atolados no atraso, no subdesenvolvimento.

  3. Ele fala em 70 hospitais já excluindo o de Lago dos Rodrigues que tem médico um só dia por semana e o do Junco, que igualmente é precário. Essa coisa de renda per capita é assim: Num lugar que moram dois, um come frango todo dia e outro come um por semana. A renda per capita é 17 frangos per capita MÊS, mas isso não traduz a triste realidade do que mal se sustenta.

  4. Como sempre muito habilidosa mas igualmente sínico, essa corja parasita nossos recursos , mina as forças da população e o errado são todos os órgãos que apuram ad consequências desses desmandos.Ja se passaram muitos anos , não podemos mais confundir pilhagem com incompetência.

  5. Ele tem que negar,pois o mesmo é o responsável direto por esse cenário de penúria.
    Contestar dados do IBGE,UNESCO,PNUD, é como tentar explicar o batom na cueca.
    Esse inocente senhor criou um monstrengo politico-corruptor,que hoje é recordista de investigações da PF no Brasil.Um emaranhado de parentes,afilhados,aliados,que enriquecem e contam com a impunidade e morosidade da justiça para seus projetos de maldades e desmandos.Ora caro blogueiro se não temos nem água em nossas torneiras,nossas crianças nascem nas calçadas e vivem debaixo de casebres cobertos de palha,sem conhecer cartilha de abc e tabuada,possibilitando o ingresso nas cracolandias da vida ou nos canaviais paulistas.Falar de porto do Itaqui e refinaria de Bacabeira,soa como deboche e causa-nos asco.

  6. Se o nobre senador vivesse no Estado em que nasceu ou seja o Maranhão, com certeza teria opinião diferente do que acaba de escrever, e mais estes dados não são de adversários políticos e sim de órgãos governamentais, que segundo os governantes e os próprios políticos dizem serem extremamente confiáveis, portanto senador já passou da hora de sair do cenário político Nacional, visto ter sido a sua liderança totalmente prejudicial ao país, pois no meu ponte de vista sua contribuição foi e é extremamente negativa, e em relação ao Maranhão pior ainda, pois este estado lhe absolutamente tudo e vc não contribui com absolutamente nada, ah minto vc contribuiu bastante com extrema pobreza e o atraso em que vivemos, faça um favor a nação e em especial ao nosso combalido estado do Maranhão, vc e seus antecedentes deixem o Maranhão em Paz, pra poder respirar melhor.

  7. Sarney bem que poderia ficar calado, estas estatísticas seguem um padrão de elaboração e analise , sendo iguais para todos, infelizmente nosso estado é o mais pobre e menos desenvolvido, é só passear pelos outros estados do Brasil, todos tem mazelas , mas nenhum outro como o nosso.

  8. Não precisa de dados numéricos para ver que o Maranhão é pobre e miserável! Faça um visita rápida no Ceará, e veja a tamanha diferença que existe na capital e cidades do interior do Estado! O pior cego é aquele que não quer ver!

  9. é isso aí…o Maranhão está quase uma Suécia…Parabéns Senador, obrigado pelo lindo Maranhão que temos.

  10. A pergunta que deve ser feita é o quê a família sarnosa fez pelo Maranhão em mais de 50 anos de domínio?

  11. VOCÊS QUE CONTESTAM O SENADOR SARNEY E QUE FALAM UM BANDO DE BABOSEIRAS É PORQUE NÃO CONHECERAM O MARANHÃO ANTES SARNEY. SOU FILHO DESTE ESTADO E ACOMPANHEI A LUTA DO SARNEY PARA TIRAR O MARANHÃO DO ATRASO EM QUE VIVIA. QUANDO SARNEY ASSUMIU O GOVERNO DO MARANHÃO, SÃO LUIS NÃO TINHA UM METRO DE ASFALTO, NÃO TINHA ÁGUA ENCANADA PARA TODOS NA GRANDE ILHA, A LUZ ELÉTRICA ERA GERADA POR MOTOR A DIESEL, OS POSTES ERAM DE FERRO, O PORTO DO ITAQUI NÃO EXISTIA, ELE CONSTRUIU A BARRAGEM DO BACANGA PARA PODER TER ACESSO, A ÀREA ITAQUI BACANGA ERA TOTALMENTE DESABITADA, A PONTE SÃO FRANCISCO ERA UM SONHO, E O MARANHÃO NÃO TINHA AS RODOVIAS ESTADUAIS ERAM TODAS DE BARRO. QUEM FALA DESTE HOMEM É PORQUE NÃO CONHECE A NOSSA TERRA.

    • Meu caro Sr. com o devido respeito à sua opinião quero contestar suas colocações que são na verdade bajulação a um homem que poderia ter mudado o MA. de verdade. Porque quase tudo a que vc. se referiu com sendo ação do Sarney, na verdade ele apenas se apropriou como sempre fez. A BR 135, porto do itaqui foram obras do governo federal e o asfalto em São Luis, foi obra do Cafeteira. Sobra para o Sarney a barragem do Bacanga que deve ter sido construida com recurso do Gov. Federal também. O que eese senhor fez no MA. foi enriquecer às custas do povo.

    • Certamente o senhor se “beneficiou” muito bem da era Sarney – e deve ainda estar sendo beneficiado -, para dizer umas asneiras dessas…O Sarney teve muitas oportunidades de melhorar o Maranhão, pois sempre esteve ao lado de quem estava no poder; desde os militares até Lula e agora Dilma. Mas já que o senhor enumera tantos “benefícios”, por que não fez mais? Afinal, foi até Presidente da República. Amigo, acorde!!!

  12. O Maranhão do sr. Sarney é igual ao Brasil de Lula. Só existe na propaganda oficial. Afinal o Lula é o não é discípulo do sr Sarney.

  13. Esse pessoal da oligarquia não tem jeito mesmo, primeiro vem o secretário de saúde dizer que a saúde maranhense é igual ou tão melhor quanto a saúde da Inglaterra e agora vem o babarolichar da oligarquia dizer o Maranhão é um pais desenvolvido, até melhor que outros onze estados da federação, É muito cinismo, só falta ele agora vim dizer que a refinaria de Bacabeira ta funcionando e o povo que não quer trabalhar la. Olhe de Peroba neles.

  14. Éééééguas é dooooido esse cara! Parou no tempo foi!? Tu quer comparar épocas que se separam para mais de meio século! Doooooido! Hahahaha

  15. Só sei de uma coisa…a pior coisa que existe no Maranhão é a família Sarney, e a melhor coisa que existe no Maranhão é ser da família Sarney! Hahaha.. Nós sofre, mas nós goza…

  16. O Maranhão é um dos estados de menor nível educacional do Brasil. Não digo que é o pior porque Alagoas do amigo Renan é pior neste quesito. Por isso, ainda há muitos maranhenses que acreditam na família Sarney. E há outros que são esclarecidos mas que prestam serviços à quadrilha. Entre estes, diversos blogueiros…

  17. Valeu Sarney você é o kara , todos esses que te criticam queriam um terço do que vc conquistou , quem manda não serem inteligentes, não gostam de trabalhar se contentam com 120,00 d0 bolsa familia.agora querem falar do Maranhão . o Maranhão é sim lindo e muito lindo .Você fez continua fazendo e eles se roendo de inveja. quando eles pensam que você está fraco ,aí que vc se levanta com a força de Sansão.kkkkkkkkkkkk você karaaaaaaaa só Deus pode tirar de vc aquilo que eles mais desejam que é a vida.

  18. Só mesmo os lacaios e companhia aplaudem tanto cinismo deste velho murubixaba senador. ‘Eita’ Maranhão velho de peia.

  19. SARNEY DOMINA COM PULSO DE FERRO O MARANHAO HA MAIS DE 50 ANOS.
    O MAIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VE.
    QUANDO ESCRIVINHA SEUS IMPROPERIOS, SE ASSENHORA DAS OBRAS FEDERAIS CONSTUÍDAS NO MARANHÃO: ASFALTAMENTO DE ESTRADAS, PORTO DO ITAQUI, ENERGIA DE BOA ESPERANÇA, VALE DO RIO DOCE E TRALALÁ E TROLOLÓ.
    POR QUE NÃO CITA A REFINARIA TÃO PROMETIDA? OS 70 HOSPITAIS – A MAIORIA NÃO FOI ENTREGUE E OS OUTROS NÃO FUNCIONAM; A SEGURANÇA – UM CAOS, TODOS OS DIAS OS PRESOS SE MATANDO NOS PRESÍDIOS , COMO HOJE ESTÁ ACONTECENDO, E A POLPULAÇÃO A MERCE DOS BANDIDOS AQUI FORA;
    A EDUCAÇÃO – TEMOS O MAIS BAIXO NÍVEL;
    A POBREZA – DEMAIS.
    VEM ESSE SENHOR, COM TODA ESSA FALÁCIA, ELE NÃO VÊ, PORQUE VIVE MUITO BEM COM SUA FAMILIA, AMIGOS E APADRINHADOS.
    VIVE NO IMAGINÁRIO PAIS DAS MARAVILHAS, PARA ELES.
    ELE SABE MUITO BEM COMO GANHAM AS ELEIÇÕES, COMO O GOV. JACKSON LAGO FOI DESTITUÍDO DO CARGO – UMA DAS MAIORES INFÃMIAS COMETIDAS POR ESSE GRUPO CONTRA A DEMOCRACIA E O MARANHÃO.
    POR QUE ELE NÃO COMPARA O MARANHAO COM OS OUTROS ESTADOS, O CEARÁ, PERNAMBUCO E DEMAIS?
    ENTÃO DIGO: CALA A BOCA HONORÁVEL SARNEY !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. Devemos creditar esse artigo do Sarney à sua senilidade e desespero por vislumbrar o começo do fim do seu poderio político e quiçá econômico. Não há mal que sempre dure.

  21. O senador tem toda razão, os detratores do Maranhão mesmo tendo oportunidade de fazer alguma coisa pelo nosso Estado nunca o fizeram. E digo mais O Dr. Flavio Dino se eleito será mais um que nada fará exceto atrapalhar.

Os comentários estão fechados.