ISSO PODE? Prefeitura de São Luís quer investir na saúde de Paço do Lumiar

semusA Prefeitura Municipal de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou este mês estudos que podem culminar (vejam só!) com investimento de recursos públicos da capital na saúde do município de Paço do Lumiar.

Isso mesmo!

Por meio de portaria assinada no dia 16 de setembro, o secretario municipal de Saúde, César Félix, instituiu uma comissão de inventário na pasta com o objetivo exclusivo de avaliar a viabilidade do aluguel de um prédio para instalação de uma unidade de saúde. O imóvel em questão é a Policlínica do Maiobão, localizada no município de Paço do Lumiar, um dos quatro da Grande Ilha.

Para “analisar, relacionar e inventariar, no que concerne à qualidade, quantidade e especificações, os materiais o bens permanentes, bem como os equipamentos alocados […] para eventual processo de aluguel”, segundo consta na Portaria 148/2013-SEMUS, estão designados 14 servidores, desde uma superintendente, até técnicos da secretaria.

Além da análise superficial, a Comissão de Inventário da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís que trabalhará em Paço do Lumiar está autorizada a requisitar aos setores competentes o envio de funcionários especializados para a avaliação de dados mais específicos e emissão de parecer, quando for o caso.

A questão é: se há dinheiro para alugar um prédio em Paço do Lumiar e equipá-lo para atender, por que não colocar para funcionar a UPA do Maracanã – que começou a ser construída na gestão João Castelo (PSDB), foi abandonada por ele e atualmente ninguém sabe o que será feito da estrutura?

Por que não reativar as unidades mistas e os Socorrinhos nos bairros?

Por que não reativar o Socorrão III, no Anjo da Guarda?

E, ainda: é legal o Município de São Luís investir recurso público numa cidade vizinha?

Questionamentos que precisam de resposta.

Com a palavra, a Prefeitura de São Luís e o Ministério Público.

18 pensou em “ISSO PODE? Prefeitura de São Luís quer investir na saúde de Paço do Lumiar

  1. A legalidade existe por conta da questão da metropolização todos os foruns todas as plenarias deixavam claro que deveriam haver parcerias na questão do saneamento infra estrutura e saude. Resolvida a questão do seu post de LEGALIDADE vamos a questão pratica. De fato onde os moradores de Paço do Lumiar procuram tratamento? Caso exista estrutura nas cidades que cercam São Luís desafoga o nosso sistema de saude. Dito isso o que não invalida completamente seu post é a questão das prioridades isso de fato pode ser questionado não tenho estudos e bases pra uma analise mais profunda mais como leigo no setor concordo que deveriamos ter outras prioridades.

  2. os recursos pertence a todos. Se não não é Legal para a prefeitura. É obrigação do Governo do Estado e Governo federal.

  3. METROPOLIZAÇÃO…………por acaso isso já está legalizado???????Será que no município de São Luís não tem um espaço para alugar???????? Pois é, mas na SEMUS é tudo importado……..Se a administração é toda do Pará, qual a diferença da Clínica para atender o povo de São Luís ser em Paço do Lumiar????? Realmente a “MUDANÇA” está sendo feita………….Aqui não tem gente competente para comandar a Saúde, muito menos espaço para alugar!!!!!!!!

  4. Carao amigo vcGilberto Vc esta equivocado!!! Isso é legal sim…é so vc procurar a base legal para isso!!!

  5. Basta aprovaçaõ da Camara de Vereadores do Paço do Lumiar caro Gilberto! O que provavelmente acontecerá, pois isso traria melhorias para o nosso bairro maiobão, esse esta esquecido pelo senhor Josemar, a saúde pede Soooocorrrrrroooo!

    • Intrigante, não? A Câmara de Paço do Lumiar aprovar investimentos da Prefeitura de São Luís no município?

  6. Este Alexandre Gomes do Santos, do edital, era um professorzinho do Rivanda e depois um reles telefonista concursado do SAMU. Agora virou o todo poderoso Coordenador do setor de urgências da SEMUS. Êêêta Maranhão sem futuro…

  7. ESSA TURMA DO HOLANDINHA É UMA LOUCURA. NIMGUEM SABE NADA. A SAÚDE TA JOGADA NAS MAOS DE UM TAL DE ZECA MARANHAO. ELE É EVANGÉLICO COMO O PREFEITO. PESSOA DE CONFIANÇA DA FAMIGLIA. SO NAO SABE É DE NADA RELACIONADO A SAÚDE. É UMA VERGONHA UMA CONVERSA COM ELE. ELE “OPERA” PARA O PAI. DESPACHA COM O VELHO TODOS OS DIAS EM SEU APARTAMENTO. O MINISTÉRIO PÚBLICO TEM QUE AGIR RÁPIDO.

Os comentários estão fechados.