Boatos são mais perigosos que guerra de facções, opina Sarney

Da Coluna do Sarney

boatoA sociedade maranhense se viu traumatizada e abalada por outra rebelião em Pedrinhas. Dela valeram-se alguns inocentes úteis, outros por interesses políticos querendo o “quanto pior, melhor”, e outros por instinto anarquista e niilista. Espalharam boatos e tentaram semear o pânico na cidade, anunciando arrastões e vinganças do Bonde dos 40, desbaratado pela Polícia.

Todos sabemos o grave problema da segurança no Brasil. Somos o 1o país do mundo em homicídios, com mais de 52 mil por ano, e em 30 anos matamos 1 milhão e 90 mil pessoas, mais do que morreram em todas as guerras do período. O sistema penitenciário é um dos mais precários e desumanos. Cadeias lotadas, a teoria da ressocialização das prisões tornou as penitenciárias em universidade do crime.

Agora o Estado de S. Paulo publicou a mais completa investigação sobre as facções criminosas dentro dos presídios, que abrangem 22 estados e 3 países (Brasil, Paraguai e Bolívia). O famoso PCC – que tem um braço no Maranhão, o PCM – tem uma organização sofisticada, como se fosse uma empresa, com conselho de administração, domina 50% dos presídios, fatura R$ 120 milhões, só em São Paulo, R$ 8 milhões por mês com tráfico de drogas e planeja desembarcar na política, como a Máfia italiana. Inclui entre suas ações assaltos, sequestros, atentados e toda espécie de ilícitos. Constante das investigações está o mapeamento dos membros, seis mil presos, 1.800 em liberdade e 3.582 espalhados em outros estados além de S. Paulo.

O que aconteceu nesta última rebelião em São Luís – nove mortos e 16 feridos (divulgados 14 mortos e 34 feridos, para aumentar a repercussão) -, resultou de assassinatos entre facções rivais. Nenhum atingido por guardas ou polícias, tudo entre eles.

Devemos apontar algumas ações que ajudaram o confronto. O secretário determinou que os presos fossem separados por regime de prisão, “semiaberto” e “fechado”. O Juizado de Execução Penal mandou modificar e prender todos juntos sem distinção de regime. Isso colocou na mesma habitação, antagônicos, membros de facções rivais e o confronto aconteceu. Isso não só aqui mas em todo o Brasil, todos os estados. O problema é mais complexo e a violência no Brasil ganha a cada dia proporções alarmantes que desembocam na tragédia que é o nosso sistema penitenciário.

Esse problema é de Estado. Deve merecer uma conjugação de esforços de toda a sociedade. A OAB, Comissão de Direitos Humanos, Pastoral Carcerária, Secretaria de Segurança, de Justiça e Administração Penitenciária e Juízo de Execução Penal têm de ter essa visão e agir em conjunto sem sucumbir à sedução de condenar as pessoas à escuridão e buscar culpados.

A verdade é que o Brasil e os estados, sem exceção, são incapazes no lidar com essa chaga da violência.

Agora, aproveitar a internet para espalhar boatos, terror e alarme é crime qualquer que seja a motivação. Devem, estes sim, ser tratados severamente, processados e responsabilizados.

As ordens para queimar os ônibus saíram do presídio, a Seção de Inteligência da Secretaria de Segurança tem gravações nesse sentido. Há conexões criminosas com esses que divulgam essa onda de inquietação e de alarme.

O problema dos presídios é grave. Não se resolve da noite para o dia, nem o Maranhão pode ficar isento dessa organização nacional do crime, exportada e endêmica em todo o território nacional.

Os governos federal e estaduais estão mobilizados para enfrentar a situação e a população pode ficar tranquila que jamais essas facções criminosas poderão dominar a paz pública.

Os boatos e querer tirar proveito político de uma situação provocada por infratores penais são mais perigosos do que um trágico e lamentável entrevero entre facções criminosas e marginais que destroem suas próprias vidas.

19 pensou em “Boatos são mais perigosos que guerra de facções, opina Sarney

  1. A polícia terá que se desdobrar esse fds, porque se os números forem desfavoráveis, será manchete no jornal de segunda, aí o caos está devidamente implantado. Contra os fatos todos os argumentos caem por terra.

  2. O Sarney está tentando , mas não conseguirá convencer o povo de que os CULPADOS estão fora das penitenciárias e do governo.

  3. Sarney parece que ainda não se recuperou da forte pancada na cabeça, boatos somente se propagam pela REAL situação de insegurança que a grande maioria da população manhanense que não dispõe de um aparato particular de segurança sente.
    PERGUNTE PARA O PRESENTE PORQUE OS BOATOS DE ” INSEGURANÇA VIRTUAL” NÃO PEGOU.

  4. Agora entendi. O problema não e do Maranhão, mas do Brasil. Por aqui tudo funcionava como um relógio suico, até que um Juiz da vara de execuções penais cometeu uma barbeiragem. Então ta.

  5. Rapaz só se for pra família Sarney que as coisas estão acontecendo só em Pedrinhas, fui uma das vitimas no assalto no Mister Burg na quarta e passamos 30 min esperando uma viatura e sai de lá sem te chegado se quer um policial, na sexta minha esposa estava na Tama e foi assaltada ,ontem a noite fomos a farmácia extra Farma do retorno são Francisco por volta das 22:00 fiquei no carro esperando no estacionamento e um cliente q estava chegando no seu veiculo foi assaltado por dois bandidos armados ,tenho mais de VINTE AMIGOS ASSALTADOS ou invadiram a casa ou sequestro relâmpago se vc quiser passo todos os nomes no seu email ,agora vc vim publicar uma palhaçada dessas eu e nem a sociedade aceita isso!!! Vc meu caro sabe o q se passa em nossa cidade os bandidos tomaram conta da nossa cidade e esse governo q esta aí não ta nem aí, agora pra eles não existe insegurança pq são protegidos por policiais e seguranças pago com O NOSSO DINHEIRO se eu fosse o SARNEY TINHA VERGONHA NA CARA e publicar um texto desses ,e vc de apoiar só posso sentir o sentimento de pena por vc q sabe da verdade mais compactua com as mentiras dessa família e DEUS NÃO DORME pense nisso meu caro!!!

    • voce tem razao a segurança ta um caos . Mas voce tem o pé frio , eu nao quero ser o seu amigo nem ficar perto, se nao vou ser a proxima vitima. Toma um banho de sal groso

  6. Isso é verdade, a situação do Brasil é caótica, mas aqui no Maranhão tudo é diferente, não existe crise alguma e os “boatos” foram implantados na mídia por grupos políticos irresponsáveis, cujo interesse é prejudicar a imagem do governo de Roseana Sarney. O povo é o grande culpado porque anda apoiando essa trama maldosa de Flávio Dino e Holandinha.

  7. Caro Gilberto, aguardo a publicação do meu comentário na matéria Boatos são mais perigosos que guerra de facções.
    Atenciosamente,
    Marilse Medeiros

  8. Gilberto o Sarney não prestou nenhum comentário a respeito do grau de confiança e competência que a população possui com os Secretários de Segurança Pública e Administração Penitenciária? Se Sarney diz para ficarmos tranquilos e Roseana diz para dormimos de portas abertas, é só recordar quando Roseana e sua trupi invadia nos lares com o bonde do 15. Preciso que eles me deem confiança, já que Sarney é dono do Maranhão a mais de 40 anos. Será se eles não vão parar este bonde? Afinal de contas precisamos de Segurança;

  9. Quer dizer que o senador do Amapá acha que é só boato………..quando os bondes chegarem bem perto da turma dele, talvez ele mude de opinião…….

  10. Tive a oportunidade de caminhar na litorânea, e, por varias vezes, olhei o senador José Sarney sempre escoltado com dois ou três seguranças. E isso não é boato!!!
    Com relação aos acontecimentos em SLZ, muitos assaltos ocorreram e simplesmente as informações não estão chegando a imprensa, com a finalidade de que o povo maranhense acredite em uma ” falsa segurança”.
    Na verdade temos que nos cuidar, porque os poderosos possuem segurança particular e ainda andam de helicóptero, ou seja, o que realmente acontece com a população “eles” só sabem porque escutam falar.

  11. O presidente da AMMA, com todo respeito, educado e moderosamente, deu uma bela resposta ao senador sarney em sua pagina pessoal na net. O senador deveria ficar sem essa!

  12. Bom, só pra explicar um pouco, segue manifestação do Presidente da AMMA em sua rede social:

    Gervásio Protásio Santos
    há 20 horas via celular

    Em sua tradicional coluna no Jornal Estado do Maranhão, o Senador José Sarney atribuiu aos recentes episódios ocorridos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, entre outros fatores, segundo suas palavras, ao fato de que “o Juizado de Execução Penal mandou modificar e prender todos juntos sem distinção de regime” fechado e semi-aberto. É natural que, em face de suas múltiplas atribuições, o senador… não tenha sido corretamente informado, pois a Portaria assinada pelos juízes da execução da capital DETERMINAVA justamente que os presos fossem separados por Regime, como prevê a Lei de Execução Penal – LEP (e não o oposto, como consta do artigo). Portanto, a decisão de mandar cumprir a LEP não está entre as causas do trágico episódio (que se repete, praticamente, semanalmente). Porém, faltou incluir na análise que o principal fermento das rebeliões no Maranhão é a superlotação carcerária (que facilita a atuação das facções criminosas). Hoje, o sistema precisaria, no mínimo, duplicar o número de vagas (o deficit supera a 2 mil vagas), além da necessidade de construir presídios no interior do estado e um destinado a presos de segurança máxima. Também faltou registrar que o tema não está entre as prioridades do Executivo estadual, que não tem sequer sinalizado como solucionará a falta de vagas em nosso sistema. Enfim, mas quem sabe esses tristes acontecimentos e as palavras do Senador Sarney não sirvam para acordar o governo, afinal, antes tarde do que nunca.

Os comentários estão fechados.