Médica cubana não receitou remédio para cavalo a paciente no MA

norma_rodriguez_facebook2

Desde já fique bem claro: o titular deste blog não concorda com a forma como o Governo Federal implantou o programa “Mais Médicos”.

Dito isto, vamos aos fatos.

Trata-se de uma injustiça com a médica cubana Norma Rodriguez, atualmente atendendo em Barra do Corda, no interior do Maranhão, a notícia de que ela teria receitado remédio de cavalo para um paciente com osteoartrose.

O não-fato já se espalhou pelas redes sociais como verdade há alguns dias e não é este humilde post que terá o poder de derrubar o mito já criado. Mas a verdade precisa ser dita.

metacarbomolPela receita acima, vê-se claramente que Rodriguez, receitou Metocarbamol em comprimidos.

A apresentação para cavalos é líquida, e injetada com seringa. O remédio em comprimidos é usado em humanos (veja ao lado), como relaxante muscular ou após traumas músculo-esqueléticos.

Na receita, é possível ver, ainda, que ela receitou também Dipirona 500 mg – 1 comprimido de oito em oito horas – e Complexo B. Nada mais normal.

metocarbamol2O que ocorre no fato é um problema que já se imaginava comum. No Brasil, não se usa normalmente o Metacarbomol como relaxante muscular. Em Cuba, pelo visto, sim.

O caso em questão, portanto, é de ordem cultural, e não de erro médico.

Em tempo: no Brasil, usa-se muito a quetamina como anestésico em cirurgias de humanos. Mas o remédio também é usado como anestésico em cachorros. E nunca se viu notícia de algum médico sendo criticado por usar “remédio de cachorro” em humanos.

quetamina-340x297

8 pensou em “Médica cubana não receitou remédio para cavalo a paciente no MA

  1. Nobre blogueiro,

    O grande problema é que esse tipo de factoide, e outros que surgem nos blogs locais, é espalhado como verdade pelo pessoal da oposição de Barra do Corda que ainda não se conformou com a derrota do Grupo dos Teles nas ultimas eleições,, mais especificamente o ex gestor Nenzin pai do Deputado Rigo Teles que inclusive está com sua reeleição ameaçada.

  2. Isso é total falta de respeito com o profissional.Isso fere a dignidade da pessoa humana.
    Acho bem possível que a “denúncia” seja de alguém do meio médico que se achou de alguma forma prejudicado(a) por conta do referido programa.
    Ocorre que, hoje em dia vivemos uma inquisição virtual. Um fato como esse se espalha em redes sociais sem qualquer apuração ou cuidado. Condenando moralmente o suposto agressor.
    Muito há ainda a ser visto e revisto nessas supostas denúncias em redes sociais. Isso tá se tornando algo cada vez mais perigoso!

  3. ISSO É ARMAÇÃO CONTRA A MEDICA CUBANA, OS MEDICOS DAQUI É QUE PRECISAM APRENDER A RECEITAR OS SEUS PACIENTES, E ESTUDAR MAIS SOBRE OS MEDICAMENTOS, BEM COMO PRATICAR CALIGRAFIA PARA RECEITAR, POIS SÃO VERDADEIROS RABISCOS EMPREGADO PELOS MESMOS, NÃO SE ENTENDE NADA DO QUE ESCREVEM
    É UMA TAL DE LETRA DE MEDICO!!!!
    LERAM O QUE A MEDICA CUBANA RECEITOU? DA PARA ENTENDER TUDO.
    LETRA DE MEDICO !!!! ME COMPRE UM BODE, E BEM CHEIROSO!!!!

  4. O fato é que os médicos do Brasil,estão incomodados com a vinda dos estrangeiros porque médico brasileiro só quer ser estrela,não querem trabalhar em lugares mais distantes,e quando vão pra esses lugares querem ganhar milhões pra atender o paciente com arrogância,nem olham na cara da pessoa,achando que são melhores que todo mundo.

  5. O preconceito com doses cavalares de torcida para que o Mais Médicos resulte numa desgraça contra os mais pobres. Pura maledicência ideológica.

  6. ISSO TUDO MERECE NO MÍNIMO UMA RETRATAÇÃO DO BLOG IRRESPONSÁVEL (POLITICO OU NÃO) QUE PRIMEIRO POSTOU TAL NOTICIA, PASSÍVEL AINDA DE IR ÀS “BARRAS” DA JUSTIÇA.

  7. SÓ SEI QUE ESSE GOVERNO ESTA UMA MERDA SE A DILMA NÃO PERDER AS ELEIÇÕES DESSE ANO É PORQUE AS URNAS FORAM SABOTADAS AI O POVO TEM QUE SAIR NAS RUAS IGUAL FEZ NA ÉPOCA DO COLLOR E DERRUBAR ESSA DITADURA DO PT QUE ESTA ACABANDO COM O NOSSO PAIS COMO PODE UM GOVERNO CONTRATAR MÉDICOS DE CUBA PARA PAGAR UMA MISÉRIA PARA ELES ENQUANTO EXISTEM TANTOS FORMANDOS EM MEDICINA QUERENDO UMA OPORTUNIDADE SE NÃO TEM MÉDICOS FORMA MÉDICOS QUANTOS JOVENS NÃO GOSTARIA DE FAZER UMA FACULDADE DE MEDICINA MAS NÃO FAZEM POR FALTA DE RECURSOS AGORA TRAZER MÉDICOS DE UM PAIS ESTRANGEIRO QUE NÃO CONHECE A NOSSA CULTURA E MAL FALA NOSSA LINGUA ISSO É UM ABSURDO MUITA BURRICE OU PILANTRAGEM DO GOVERNO !!!

Os comentários estão fechados.