TRE concede justa causa e salva mandato de Bira do Pindaré

Deputado agora só precisa se preocupar com TCU

BiraO Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão concedeu hoje (26), por sete votos a zero, justa causa ao deputado estadual Bira do Pindaré, atualmente no PSB, e garantiu que ele não corre o risco de perder o mandato por haver deixado o Partido dos Trabalhadores (PT).

Bira deixou o PT em setembro, para juntar-se aos socialistas maranhenses. Ele pediu desfiliação após ser autorizado, por carta, pelo presidente estadual da legenda, Raimundo Monteiro.

Mesmo assim, o suplente Valdinar Barros acionou advogados para pedir o mandato do titular na Justiça Eleitoral.

A decisão do TRE, no entanto, barra qualquer movimento contra Bira, que, agora, só precisa se preocupar mesmo com o TCU (entenda aqui por quê).

Cedral

Também na sessão desta terça-feira o TRE cassou, por cinco votos a um, o prefeito de Cedral, Fernando Cuba. Ele se mantinha no cargo por força de uma liminar, do próprio TRE.

Com a cassação, deve assumir a prefeitura Jadson Passinho (DEM), que perdeu a eleição de 2012 por 12 votos. Mas isso só ocorrerá depois que o caso passar pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e se a corte mantiver a decisão local.