Luis Fernando estará elegível em março de 2014

Luis Fernando, Max Barros e Edison Lobão no dia da filiação do primeiro ao PMDB

Luis Fernando, Max Barros e Edison Lobão no dia da filiação do primeiro ao PMDB

O assunto não muda desde a renúncia de Washington Oliveira para assumir vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão: afinal, o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, pode ou não ser candidato na eventualidade de uma eleição indireta para governador?

A resposta é sim. Desde que a escolha ocorra a partir de março do ano que vem.

Ocorre o seguinte: Luis Fernando filiou-se ao PMDB em março deste ano. Para ser mais preciso, no dia 22 daquele mês.

Sendo assim, se a eleição pela Assembleia Legislativa ocorrer a partir do dia 22 de março de 2014, não há qualquer óbice a uma candidatura do peemedebista.

Como não há notícia de que a governadora Roseana Sarney (PMDB) deseje deixar o cargo antes do prazo legal que lhe permita decidir se será ou não candidata a senadora, o seu auxiliar – se assim também desejar – estará apto a disputar uma eleição indireta.

13 pensou em “Luis Fernando estará elegível em março de 2014

  1. Jornalista e blogueiro o Governador a ser eleito indiretamente pela assembleia legislativa, vai ser o Senador João Alberto, para substituir a Governadora Roseana que sai antes para ser candidatar ao Senado e o único que tem coragem e carisma para tomar conta desta policia militar e coordenar a campanha do secretário Luís Fernando. estou só conjecturando que fique bem claro.

      • Pois é, não creio que Luís Fernando aceitará participar dessa safadeza. O bom senso mandaria que Roseana ficasse no cargo. Se deseja concorrer ao Senado, a Assembléia deveria eleger um entre os 42 deputados para terminar o mandato.

  2. A única chance – no desespero – da Família Sarney escapar do naufrágio político, é justamente isso: a “boia” Washington ir pro TCE (…) Roseana, naturalmente , não queria concorrer ao Senado, justamente pra não passar pelo ridículo de perder a eleição do ano que vem pro “rocha” Roberto. Mas também não poderia figurar apoiando Luís Fernando diretamente ( maior queimação!)-, daí essa indireta de tornar LF Governador, o que passaria a dor dele (Luis) de ser apoiado pela “doença do Maranhão”. E assim, Fernandinho de camisa nova, poderá partir pro duelo em 2014 maquinado e atirando com sua própria munição. Preiteando a reeleição (…)

    (…) Gostei da análise do Jonh Cutrim. Segundo ele, essa manobra nada garante na disputa entre Flávio Dino e o golpista “Fernandinho Sarney”, pois o formatado ex-prefeito de São José de Ribamar não terá tempo (só 9 meses) para reverter o quadro caótico em está atolado o nosso estado de calamidade. Vamos aguardar o desenrolar…

    Marco Antonio Carvalho Diniz

  3. Me tira uma dúvida, se possível: qualquer um poderia se candidatar a governador nessa eleição indireta?

    • qualquer um que tenha condições de elegibilidade para o cargo de governador:
      “Art. 14, 3º – São condições de elegibilidade, na forma da lei:

      (…)

      VI – a idade mínima de:

      b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;”
      Fora a filiação partidária há pelo menos um ano.

  4. Aqui no sertão comenta-se que Arnaldo Melo assumirá. Se Luis Fernando assumir parecerá golpe para a comunidade. Em tempos de manifestações LF e Roseana que se cuidem. Até mais Leda.

    • eu tb tenho notícias de que ele está mais forte no jogo. mas a oposição por aqui acha que não. até mais, colinense

  5. O tiro ainda vai sair pela culatra. Se Roberto Rocha continuar crescendo nas pesquisas Roseana não terá coragem de sair candidata. Se Luís Fernando aceitar essa palhaçada, ele só terá direito há quatros anos de governo, não poderá se reeleger, o que prova que ele será somente uma salvação pra segurar o poder da oligarquia, até que se passe pra mão de: Adriano Sarney? o certo meu caro é que os dias da sarneyzada estão contados., o povo do Maranhão está acordando depois de um pesadelo de 50 anos.

  6. Situação complexa essa do Maranhão. Tudo são conjecturas. A família Sarney ainda é muito poderosa, entretanto pode ser que Luis Fernando não aceite essa desfaçatez, mas dizem que na política e no amor vale tudo. O mais importante é o eleitor maranhense por um fim nessa oligarquia que assola o Maranhão há tempo tempo. Por outro lado não podemos nos esquecer de que as regras do jogo são estabelecidas em lei e valem para todos. E qualquer lei que mude o processo eleitoral deve ser promulagada com um ano de antecedência no mínimo, para valer para as eleições seguintes. Isso é uma garantia para o processo e para os eleitores. Entretanto ainda temos muitas conquistas em aberto. Precisamos do instituto recall, por exemplo. Nossa democracia deve evoluir e amadurecer. Fonte: http://www.eleicoes2014.biz

Os comentários estão fechados.