PIADA, NÉ? Tricolor pede direito de resposta a jornalista que citou “tapetão” do Fluminense

tapetaoUm caso inusitado ocorreu na crônica esportiva do Maranhão. Na tarde de ontem (13), um torcedor do Fluminense, que se identificou como Fábio Pereira, de uma tal Associação dos Torcedores do Fluminense no Maranhão, pediu direito de resposta ao jornalista Edvan Fonseca, de O Estado, depois de este haver dito em sua coluna que “o nosso glorioso Tricolor das Laranjeiras” deveria pagar em 2014 a série B que deve desde 2000.

O torcedor, sentindo-se lesado, pediu então a resposta. No mesmo espaço, com os mesmos tipos e em edição regular do jornal, é claro. Tudo como manda o figurino.

“O que as pessoas não se lembram (ou desconhecem), é que, em nenhuma das situações em que o Fluminense não disputou a segunda divisão, ele foi protagonista delas, ou seja, não partiu dele qualquer ação judicial para requerer a sua permanência na 1ª divisão”, diz o torcedor no texto.

Uma piada, né?

61 ideias sobre “PIADA, NÉ? Tricolor pede direito de resposta a jornalista que citou “tapetão” do Fluminense

  1. Pelo jeito vc é um torcedor de modinha q n conhece a história do futebol apesar de ser jornalista. Vejamos:
    13
    Wagner Ferreira:
    27 novembro, 2013 as 20:13
    Para a “história mal contada – e canalhamente alimentada por gente venal – de que o Fluminense deve alguma coisa ao futebol…”
    A falta de conhecimento é um problema sério mesmo…
    1981 – Palmeiras saiu da Segunda
    para a Primeira divisão no mesmo ano.
    1983 – Vasco, Santos e Guarani não
    se classificaram para o Campeonato
    Brasileiro e entraram pela janela.
    1986 – Santos em penúltimo em 86,
    foi salvo pela Copa União assim
    como o Botafogo.
    1987 – Flamengo e Internacional
    descumpriram o regulamento e
    deveriam ser rebaixados por isso,
    como foi o Coritiba em 1989.
    1992 – O Grêmio ficou em oitavo
    na Segundona e o que fez a CBF?
    Mudou o regulamento para subir 8
    times e assim o Grêmio foi
    beneficiado.
    1993 – Botafogo e Atlético MG
    ficaram nas últimas posições, mas
    não foram rebaixados.
    1996 – A virada de mesa que salvou
    de tabela o Fluminense, na verdade
    foi pra salvar o Corinthians e
    Atlético PR envolvidos em um
    escândalo de arbitragem.
    1999 – A Copa João Havelange foi
    criada para salvar o São Paulo (que
    escalou o Sandro Hiroshi irregular),
    Botafogo e Internacional (clubes
    que fugiram do descenso no
    tapetão).
    O Fluminense disputou a Série C em 99 e só voltou pra Série A em 2001. O que teve em 2000 foi a Copa João Havelange, com time das Séries A e B somados.
    2000 – O Corinthians termina a
    João Havelange em penúltimo, mas
    também não é rebaixado…
    Ou seja, quase todos, inclusive o
    Flamengo, teriam algum tipo de dívida, se efetivamente a isonomia – mesma regra valendo para TODOS – fosse cumprida…

      • A PIADA NA REALIDADE É O FUTEBOL BRASILEIRO… ESSA É A GRANDE VERDADE!!!
        SE O FLUMINENSE CONSEGUIR FICAR NA SÉRIE A… SÓ SABEREMOS QUE O MESMO TEM FORÇA POLÍTICA NO FUTEBOL, COISA QUE OUTROS TIMES NÃO TIVERAM!!!

    • Perfeito seu texto. Qualquer jornalista de verdade, deveria saber dessas historias do nosso futebol. Alguns ate sabem, mas fingem o contrario por pura ma fe. Outros sao incompetentes mesmo.

  2. Ele tem razão e uma boa pesquisa mostra isso.Firam vários grandes clubes beneficiados ao longo de 20 anos e o Flu não foi protagonista.
    O Vasco lutou agora no “tapetão”, perdeu, e nguém disse nada.

  3. Caro editor. Direito de resposta, de qualquer natureza é pleno e qualificado em uma democracia. A todos é dado o direito à “…ampla defesa e ao contraditório…” (Vide Carta Magna). Talvez nessa sociedade que Vossa Senhoria “se formou” os cidadãos que requeiram direito de resposta (um tema tão pertinente) devem ser ridicularizados com esse tipo de comentário. Cercear direitos é coisa de sociedade atrasada. Daqui há uns dias ninguém nesse estado se atreverá a pedir nenhum direito de resposta porque sua contribuição nessa matéria irá de certa maneira, cercear esse cidadão de publicar, uma vez que será ridicularizado pelo senhor. O tema DIREITO DE RESPOSTA é de extrema importância para esse estado que não oferece CIDADANIA a seu povo. Em tempo: não torço para time nenhum.

    • Defesa de quê, cara pálida? Se o clube necessitase de reparação, o direito de resposta deveria ser pedido pelo jurídico do Flu, não por um torcedor

  4. Piada são vocês, que são jornalistas, e ironizam de forma ridícula uma situação que criaram contra Fluminense. Pior ainda é defender uma mentira, que com certeza é alicerçada na paixão por outro time, e não na verdade com a qual o jornalismo deve ser feita.

  5. Piada são vocês, que são jornalistas, e ironizam de forma ridícula uma situação que criaram contra Fluminense. Pior ainda é defender uma mentira, que com certeza é alicerçada na paixão por outro time, e não na verdade com a qual o jornalismo deve ser feito.

    • Minha cara, piada é o pedido de direito de resposta de um torcedor em nome do time. Se o comentário do colunista de O Estado houvesse gerado algum prejuízo ao Flu, era o departamento jurídico do clube quem deveria pedir o direito de reposta, não um torcedor.

  6. A pior coisa do mundo é uma pessoa publicar uma matéria sem ter conhecimento do assunto e ficar passando por desinformado.. Um jornalista imparcial tem obrigação de conhecer de leis antes de postar matérias polêmicas.
    Aproveite a oportunidade se informe antes de tomar uma posição, assistam outros programas esportivos, pois os verdadeiros jornalistas devem relatar os fatos e não serem tendenciosos, observo que de um tempo pra cá, muitos jornalista e blogueiros antes de mais nada, são antes de tudo torcedores e vivem defendendo interesses dos seus respectivos clubes, quanto a veracidade dos fatos, não há argumentos.
    Ainda há tempo de voltar a faculdade e se reciclar.
    Entrem no site da CBF, estudem as meterias e depois publiquem.
    Não vejo nada de irregular, dar o direito de resposta a um leitor.
    * até eu irei fazer um blog, assim está muito fácil; boa tarde amigos.

  7. Piada??? Piada é uma pessoa extremamente mal informada, ou mal intencionada, publicar algo movido pelo clubismo ou por mera ignorância sobre os fatos. Meu caro, mao te conheço, e sua expressão para o jornalismo nacional é a mesma que a minha para a academia de letras da China ( ou seja, nenhuma). Porém peço que se atenha apenas aos fatos, quando for usar um espaço que você conquistou sei lá como, antes de publicar, pesquise e publique apenas o ocorrido!! Sem opiniões levianas!! Seu MERDA!!!

      • Que feio sr. Gilberto. As pessoas participam do seu blog e vc os chamam de tricolete?
        Com certeza vc deve ter um time no Rio PARA AGIR DESSA FORMA, seja imparcial, nada de ser tendencioso.
        Não sei a sua formação, contudo se fvc for um jornalista, acho que as faculdades deveriam passar por um provão, assim como a OAB FAZ.
        agindo dessa forma, ficará difícil vc conseguir um emprego em um jornal sério.

        Simplesmente deprimente.

  8. E o tapetao do botafogo tu n comenta?

    Rebaixado em 1999 após a interpretação equivocada do STJD – que deu ao Botafogo os pontos do jogo, no qual perdeu do São Paulo por 6 a 1, com a escalação irregular do tricolor Sandro Hiroshi -, o Gama entrou na Justiça comum contra a decisão. Ganhou a ação e deixou a CBF de mãos atadas durante 250 dias. O Brasileirão acabou cedendo lugar para a Copa João Havelange, com mais de 100 clubes distribuídos em quatro módulos. O Fluminense, campeão da Terceira Divisão em 1999, acabou pinçado para o módulo principal, com a presença do Gama. Outros clubes foram beneficiados na reestruturação das divisões, como o Náutico, que não havia saído da terceirona no campo, mas acabou subindo para a Segunda Divisão em 2001, na volta do Campeonato Brasileiro.

    • Meu caro, não sei se vc percebeu, mas eu não discuto o mérito, chamei de piada o fato de um torcedor, de uma tal associação de torcedores, pedir direito de resposta em nome do time. isso é uma piada

      • O TORCEDOR NÃO TEM O DIREITO DE RESPOSTA, E O EDVAN PODE CRITICAR DA MANEIRA QUE QUIZER?
        QUEM É EDVAN ( VULGO BICUDO), É FORMADO EM JORNALISMO MESMO?!!!

  9. Gilberto, procure saber dos fatos antes de sair falando o que nao sabe!
    Uma tal de associação? Tenha mais respeito! Esse Fábio que vc cita é um homem integro e sabe o que diz… Cheio de amigos por sinal! Tanto amigos tricolores quanto de outros times!!! O seu ” digníssimo blog” deveria se limitar somente para falar sobre política ja que vc se diz tão “sabichão” dos assuntos diversos ….
    Faça um favor para você mesmo!!! Nao se meta com o que ouviu falar!!! Saiba os fatos antes de criar colunas a mais so para encher lingüiça!!!

  10. Meu caro flamenguista Gilberto Leda, li o comentário a respeito do direito de resposta de meu amigo Fabio. Gostaria de lembrá-lo o caso Ben Johnson e do ciclista Armstron, ambos ex atletas olimpicos porque foram punidos e banidos do esporte por descumprirem a regra do jogo. O que defendemos como “tricolores de coração” é que os resultados não devam se limitar só na atuação em campo, seria o mesmo que considerar que medalhas obtidas na base do doping tenham legitimidade. O que torna o esporte a paixão, “mulambo” Gilberto Leda, é o cumprimento de regras, coisa que a Portuguesa não fez .

    Saudações Tricolores!

      • ixi a merda fedeu de vez. Gilberto arrumou um assunto polêmico.
        Fabio estamos com vc.
        Esse blog é muito fraco e o jornalista que Gilberto foi contratado pra fazer essa piada , é mais fraco ainda. sem credibilidade. ele não deixa ninguém publicar nada lá, é um blog unilateral.

  11. Caro Gilberto
    Você um jornalista esclarecido e acredito investiga a informação antes de divulgar, dizer “uma piada” quando trata do assunto fluminense.

    Então você é um jornalista desinformado, recomendo mais leitura.

    Não tirar os pontos da Portuguesa é sim virada de mesa e tapetão.

  12. já que você como jornalista mostrou que não entende do assunto,como pessoa
    deveria ser mais educado, porque um tal de jornalista que não conhece uma tal associação mostra que é desinformado e não pode informar bem seus leitores.

  13. Gilberto, concordo com vc, é uma piada!
    A charge não é contra a torcida e/ou torcedor, no muito contra o time.
    Os torcedores do fluminense estão se sentindo vitimas de bully! Kkkkkkkkk
    O futebol cada dia mais perde a graça!!!!!!
    Aviso logo, sou flamenguista e vou processar os que chamaram flamenguistas de “mulambentos”, no mínimo uma interpelação, e vc vai responder junto Gilberto kkkkkkkkkkkkkk
    Foi uma piada: não me peça direito de resposta kkkkkkkkkkkkkkk

  14. piada maior é vc e sabe porque
    falar das outros agora é fácil
    pergunte aos seus antigos amigos o que é vc

  15. Quem dera se esses caras que tanto amam e defendem o futebol tivesse o mesmo zelo pela sociedade, política, que defendessem e lutassem para que as leis fossem cumpridas … Esse País seria o primeiro no mundo.

  16. O seu fanatismo é evidente…e não me refiro a futebol. O departamento jurídico do povo do Maranhão espera direito de resposta diante de tanta bajulação sua a um determinado grupo político ou melhor a um time de futibó.

  17. Caro Jornalista Gilberto Leda,

    Você considera piada um cidadão ter o direito de manifestar-se?

    Você considera piada “uma tal de Associação” a AMAFLU – Associação do Torcedores do Fluminense no Maranhão, formada por cidadãos cumpridores de seus deveres, composta de advogados, professores, jornalistas, contadores, empresários, políticos e profissionais liberais, pessoas de bem com interesses comuns?

    Falo pra você o que achamos piada:

    Piada é essa mídia fajuta que fala o que vende e o que dá ibope, independente do que seja, verdade ou mentira!

    Piada são os governos que se sustentam através de uma imprensa parcial, covarde e vil, com interesses próprios enquanto a população sofre com os piores índices econômicos e sociais!

    Piada é uma mentira que é dita várias vezes até que se torne uma “verdade”!
    Piada é o jornalista sem argumentos que insiste na mesma piada!

    A liberdade de expressão, é o suporte vital de qualquer democracia, como está prevista na Constituição de 1988, Art. 5º, IV e LV, A ampla defesa e a livre manifestação do pensamento são direitos constitucionais fundamentais.

    Somos a favor de uma imprensa que tenha como base a verdade dos fatos, independente qual seja a matéria, portanto caro “jornalista”, não vimos piada alguma solicitar a um meio de comunicação que atinge milhares de pessoas, que os fatos fossem mostrados na forma como realmente aconteceram, essa interação entre imprensa x leitor é muito salutar, e muito bem vista em alguns meios de imprensa que tratam os seus clientes como cidadãos e cumpridores dos seus direitos e deveres.

    Repense a sua conduta!

    AMAFLU – Associação do Torcedores do Fluminense no Maranhão

  18. “O que mais me impressiona nos fracos é que eles precisam humilhar os outros, para sentirem-se fortes.” Caro tal “jornalista” Gilberlete, Você deve ser o orgulho da classe jornalística desse país. E, voltando ao assunto, para sua infelicidade, o regulamento será cumprido, e tanto Portuguesa como Flamengo deverão perder 04 pontos cada. Não interessa se o beneficiado vai ser o clube A, B ou C que estiver na 17ª posição, o que realmente interessa é que se cumpra o regulamento, doa a quem doer. Eu não sou torcedor de clube algum de futebol, mas torço muito para que um dia as Leis desse País sejam cumpridas de fato e de direito, doa a quem doer, que a justiça seja feita e quem errou pague pelos seus erros.

  19. Diz pro teu amigo jornalista, assistir a matéria do resultado do STJD , para ele saber a diferença entre TAPETÃO e sentença da justiça.
    E se ele for macho, manda ele fazer uma carta ao presidente do STJD dizendo que ouve roubalheira. Ou se achar melhor, dizer que tudo foi comprado.
    Jornalista de verdade não se esconde, sem deixar o leitor sem direito de resposta. ele te chamou pra ser socorrido.
    Saiba que a justiça pode até as vezes cometer erros, contudo, nesse processo ela está correta.
    Vc acha justo outros clubes jogarem desfalcados para seguir o regulamento? Por que Portuguesa e Flamengo podem?
    Várias vezes o Fluminense jogou desfalcado e outras vezes jogadores foram convocados para seleção so pra desfalcar o Flu contra CORINTHINAS e Flamengo Da Rede GLOBO, muita coincidência, vc não acha?
    Quantas vezes foram escalados árbitros tendenciosos e omissos nos jogos do Fluminense?
    Quantos times como abriram para os times que estavam na disputa para prejudicar o Flu?
    A justiça de Deus prevaleceu, tomaram de uma lado e por erro tanto de Flamengo e Portuguesa O Flu voltou, agora aguarde em 2014, o Flu vem uma seleção, no final escolheremos quem vai pra degola, e reza pra não o seu time.
    Espero não te ver tão cedo, foi a ultima vez que vim aqui nesse blog, qualquer coisa me envia um email. seu blog é fraco de mais.
    Só deu uma melhorada, quando vc falou mal do Flu, e viemos aqui, se vc quiser ficar famoso, basta entrar nessa linha. “FALANDO MAL DOS OUTROS” e das entidades. by amigo.

  20. time do caramba ese fluminenC agora ta devendo 2 segundonas o timinho de,porra agora ve se esa merda merece estar na lista dos maiores clubes de todos os tempos do futebol ?? tala pesquisem e v