Juiz do CNJ admite que não tinha certeza da veracidade de vídeo com suposto interno de Pedrinhas dilacerado

douglasO juiz Douglas Martins, coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), confirmou ontem (28), em contato com o titular do blog, que não tinha mesmo certeza de que do vídeo em que um rapaz aparece com a perna dilacerada era um registro de cenas capturadas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Segundo ele, o material lhe foi entregue pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários e encaminhado ao ministro Joaquim Barbosa, conselheiro-presidente do CNJ, com a indicação da fonte, mas sem a garantia de que fosse verdadeiro.

“Recebi o vídeo do Sindicato, não fazer referência a ele no relatório seria uma omissão.  Quanto a veracidade ou não, o tempo vai dizer. O [Sebatsião] Uchoa [secretário de Estado de Justiça e Administração] é honesto e está fazendo o seu papel de secretário de Estado. Não garanti no relatório que seja verídico. Eu disse que recebi e indiquei a fonte. Resta à polícia investigar”, disse.

Armação?

Também no sábado, Sebastião Uchôa havia considerado uma “irresponsabilidade” a inclusão do vídeo no relatório que pode embasar até um pedido de intervenção no sistema prisional do Estado.

“Trata-se de uma irresponsabilidade de líderes do Sindicato dos Agentes Penitenciários que induziram ao erro o juiz Douglas Martins, do Conselho Nacional de Justiça, muito embora ele tenha sido advertido disso”, destacou o secretário.

fakeEle garantiu que havia entrado em contato com Martins, na sexta-feira (27), para advertir-lhe sobre o fato. O vídeo acabou se constituindo na parte grotesca do relatório. Nele um rapaz que rola no chão, com a perna dilacerada, é dado como um preso torturado dentro da Penitenciária de Pedrinhas.

“É mentira. O juiz Douglas Martins ligou-me ontem [sexta-feira] à noite e eu disse a ele que aquilo era uma armação. Ainda assim ele levou adiante o seu intento de fazer daquilo parte integrante do relatório”, lembrou.

A TV Folha publicou as imagens em seu site (veja aqui), também como se fosse de um detento. “Preso é dissecado vivo em presídio do MA”, diz a manchete. O homem, no entanto, foi vítima de acidente de trânsito, segundo informou o titular da Sejap.

“Aparece o rosto e fica fácil identificar a pessoa. Quando isso for feito, vai ficar provado que o juiz Douglas Martins carregou o seu relatório com informações falsas”, afirmou Uchoa.

Apesar da possibilidade de haver um equívoco no relatório, Douglas Martins acredita que deveria ter encaminhado as imagens aos presidente do CNJ. “Qualquer denúncia, inclusive oriunda de sindicato, não deve ser desmentida antes de investigar. O momento é esse. Eu sou defensor da máxima transparência. Tudo que me foi entregue está no meu relatório com a fontes citadas. O relatório tem muitas denúncias. É possível que algumas não se confirmem e outras sejam provadas. Isso é natural. É exatamente o Poder Executivo que tem essa obrigação esclarecer o que é ou não verdade e mandar para o MP”, completou.

2 pensou em “Juiz do CNJ admite que não tinha certeza da veracidade de vídeo com suposto interno de Pedrinhas dilacerado

  1. O video é de um acidente?
    Como pode ser de um acidente e os ossos não terem sido fraturados?
    Se os presos degolam os bandidos mais fracos, imagine só se não fariam uma dissecação dessas!!!

  2. Se o vídeo realmente referir-se a um atropelamento e não ao “escalpelamento” de um preso, esse Juiz ( confessou que foi informado sobre o assunto) deve ser afastado em DEFINITIVO da função, claro, a “expulsão” do incompetente e mal intencionado Juiz será um premio, já que mesmo defenestrado o indigitado continuara recebendo o polpudo salário pago por todos nós.

Os comentários estão fechados.