Prefeitura desativou unidade de queimados do Socorrão II e deixou vítimas sem atendimento, diz secretário

muradO secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad (PMDB), revelou hoje (4) que, por conta do episódio envolvendo o incêndio de ônibus na capital que culminou com quatro queimados, descobriu-se que a Prefeitura de São Luís simplesmente desativou a unidade de queimados do Socorrão II.

O peemedebista classificou o ato como “irresponsabilidade”.

Segundo ele, apesar de não contar mais com uma unidade especializada no tratamento de vítimas de queimaduras, o Município continua recebendo recursos do Ministério da Saúde para isso, pois decidiu não comunicar ao Governo Federal o fim do atendimento.

“No meio de tanta atrocidade, eis que descobrimos mais uma: sem levar ao conhecimento de ninguém, inclusive do Ministério da Saúde, a Prefeitura de São Luís desativou a unidade de queimados do Socorrão II. Serviço de responsabilidade do município, que recebe recursos federal para isso. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior e seus auxiliares, irresponsavelmente deixam a população sem atendimento especializado, e ainda permanecem recebendo recursos como se o serviço estivesse funcionando normalmente, em uma atitude de dupla má-fé”, escreveu Murad em sua página no Facebook.

O secretário explicou que a solução foi transferir as vítimas para os hospitais Geral e Juvêncio Matos. “Ciente do problema e da gravidade da situação, transferimos os pacientes covardemente vitimas da bandidagem para os hospital Geral e Juvêncio Matos, onde instalamos leitos especiais para o tratamento de queimados”, completou.

As vítimas foram um idoso, uma mulher, e suas duas filhas, uma de seis e uma de um ano e quatro meses.

Crime

Também por meio de sua página na rede social, o vereador Fábio Câmara (PMDB), líder da oposição na Câmara Municipal, comentou o assunto.

“Uma criança de 6 anos e uma outra de 1 ano de idade são as mais atingidas pelas queimaduras (80% a 90% do corpo) e tão criminosa quanto a ação dos bandidos que atearam fogo nessas crianças é a incompetência e omissão do prefeito e do seu secretário de saúde que, apesar de terem oficialmente registrada junto ao Ministério da Saúde uma unidade especial de queimados no Socorrão II, inexplicavelmente a mantém inoperante e FECHADA”, disparou.

37 pensou em “Prefeitura desativou unidade de queimados do Socorrão II e deixou vítimas sem atendimento, diz secretário

  1. Parece brincadeira, mas infelizmente não é. Será que o senhor Ricardo Murad e o seu filhote vereador esqueceram que as lesões nessas pessoas teve origem no desgoverno praticado pela sua governadora, que de segurança pública não entende nada??? Que o Prefeito explique se procede ou nao essa notícia, mas seu Ricardo pede pra sair! Seu filhote também!

    • esse é o tipo de ser humano que defende a oposição. quer dizer que se alguem sofre um acidente por conta desse trânsito caótico a Prefeitura que se vire? se o cidadão esiver perto de uma unidade do estado ele não deve ser atendido então?

      • Meu caro Gilberto, em atenção a sua resposta, queria dizer, que ao contrário do que imaginaste, não tenho nenhum tipo de simpatia pela classe política do Maranhão, isso porque acho que situação e oposição são todos farinha do mesmo saco, com rarissimas, põe rarissima nisso, exceções. Logo quando me manifestei antes, não foi em defesa da oposição, mas sim contra o oportunismo barato do senhor Ricardo Murad e o seu filhote vereador em quererem politizar uma situação de desespero passada pelas pessoas lesionadas. Cabe a pergunta, qual foi a mensagem postada por esses senhores em favor de todos aqueles que sofreram e sofrem com essa violência enraizada na nossa outrora calma São Luís???! Nesse grupo me incluo, pois fui assaltado e tive uma arma apontada para cabeça enquanto meliantes me tiravam bens materiais e a minha dignidade como ser humano. Pergunto: quando esses senhores cobraram publicamente uma posição mais firme da governadora para por fim a esses altos indices de criminalidade??? Como disse, entendo que o seu posicionamento político lhe faça pender para um lado, todavia queria deixar claro que não defendo a oposição, pelo contrário acho que o prefeito Edvaldo Holanda ainda está devendo muito como gestor e precisa se manifestar para a sociedade sobre mais esses fatos negativos apresentados contra a sua “gestão”. Tampouco imagino que Flávio Dino possa ser a solução para os problemas do Maranhão. Caro Gilberto, embora imagine qual seja a sua linha partidária, queria enaltecer a sua postura quando resolve se manifestar publicamente sobre alguns temas polêmicos por natureza e respeitarei o seu comentário feito sobre a minha pessoa, mas quero deixar bem claro que não concordo com ele, pois, na verdade, sou sim um Eleitor indignado com a classe política do Maranhão, tudo farinha do mesmo saco.

      • Queria ver se fosse vc ou algm de sua familia nessa situação se vc teria o mesmo pensamento se nao iria cobrar das autoridades ajuda,soluçoes

        • claro… é exatamente o que cobro aqui. solução para o problema de segurança, mas tb solução para os problemas de saúde. a questão é que oposicionistas querem reduzir tudo a um problema do Governo do Estado, por motivos políticos. Eu, não. Não me interessa quem governa. Como cidadão, cobro ada governadora Roseana Sarney maior segurança a todos nós. E faço isso noticiando todo esse caos e essa barbárie em meu blog, mesmo sendo declaradamente um governista. Pq? Pq tenho bom senso. Agora quero ver um blogueiro ligado ao prefeito – unzinho só – ter coragem de cobrá-lo pelo caos na saúde da capital.
          Depois que isso ocorrer, volte aqui para continuarmos o debate

          • Meu amigo, o MUNDO inteiro está cobrando isso do governo do estado. Já é notícia até na BBC. É claro que você também vai entrar na onda de cobrar e não corre risco de ter seu ”prolabore” cortado, já que até a Globo misteriosamente tem noticiando isso com as reportagens da MIRANTE, que é do grupo do governo. É uma notícia que não se pode esconder, então não adianta minipular, melhor noticiar. Você não engana alguém que tem leitura e discernimento das coisas.

      • Não é nada disso. Ricardo deveria é assumir seus erros e deixar de joga-los para os outros. isso é coisa de incompetente mesmo.

  2. Avisem ao secretário de saúde Ricardo Murad e também ao vereador Fabio Camara, que se este fato for verídico é lamentável, mas no entanto, o Gov. do Estado através da cunhada do secretário tem culpa e muita culpa, pois o episódio se deu pelo caos na SEGURANÇA PÚBLICA QUE É RESPONSABILIDADE DO ESTADO.

    • o fato é verídico e lamentável, meu caro… agora, quer dizer que se alguém sofrer um acidente desviando de buraco em são luís as unidades de saúde do estado não devem receber e mandar pros socorrões? pensamento mesquinho e tacanho

  3. dizem que Ricardo pagou uma fortuna pra levar o cunhado que estar doente pra outro estado,porque não fez isso com os quimados?

  4. É o sujo falando do mal lavado… tanto no estado quanto na prefeitura estamos sendo representados por pessoas sem comprometimento com a população. Kd os 72 hospitais que o estado prometeu? Kd a melhoria na saúde que edivaldo disse no começo do ano que era prioridade dele? Uma vergonha.

  5. É um querendo colocar a culpa no outro. O fato é que estamos a mecer desses vândalos, bandidos, corruptos e nossa população é que sofre com isso. Todos os dias nós trabalhadores brasileiros saímos de nossas casas pro trabalho sem saber o que nos espera lá fora. Quando acontece esse tipo de coisa é que aparece governo buscando culpados pelos próprios erros. Se sabiam que essa unidade de terapia intensiva de queimaduras estava interditadas porque não colocaram novamente pra funcionar.? Quer dizer depois que acontece o que aconteceu procuram os culpados? Deveriam era ter VERGONHA, vcs devem é procurar soluções para os problemas e se unir porque se não somos nós vcs nunca seriam eleitos. No mínimo deveriam lutar por nós.

  6. Nobre secretário, por que não montam tal estrutura para dar atendimento aos maranhenses em tratamento de câncer, visto que nós precisamos sair daqui para Teresinha, implorar atendimento, pois o DESGOVERNO do Estado IRRESPONSAVELMENTE, não oferece tal atendimento aqui…??????????

  7. Cada uma mesmo, em plena crise dessa nojeira de governo na nossa segurança, essa porcaria de governadora vem da uma entrevista ridícula dessa, pior é que quem criticar vem esse blogueiro defender com pau e pedra. Ridículo.

  8. O de cima saiu na reportagem errada, mas aproveita pra chamar esse secretario de sem caráter, se aproveitar da desgraça dos outros pra fazer política, trípode gente da pior espécie.

    • putz… tem alguém que faça mais política com essa desgraça toda que a turma da oposição… estão é vibrando

  9. Caro Gilberto, peço a sua atenção, mais cedo respondi a sua réplica, mas infelizmente a sua moderação, ao que parece, não permitiu a sua publicação. Na verdade fiquei sem entender, pois lá não havia nada de ofensivo a sua pessoa. Bem, como dito antes, ao contrário do que você imagina, não faço nenhuma defesa da oposição, pois reafirmo que nao confio na classe politica do Maranhão, aí incluídas situação e oposição, com rarissímas, põe rarissíma nisso, exceções, continuo firme achando que ambas são farinha do mesmo saco. O que quis dizer, na verdade, é que discordava do oportunismo barato do senhor Ricardo Murad e seu filhote vereador em quererem politizar uma situaçao de desespero vivida pelas pessoas lesionadas no ataque criminoso praticado pelos meliantes. Como se isso já não fosse suficiente. Tentaram apenas desviar o foco. O que questiono: porque esses mesmos senhores nunca apresentaram um protesto público cobrando da Governadora uma resposta rápida para solucionar essa violência enraizada na nossa outrora calma São Luís?? Porque não se viu esses senhores levantarem uma bandeira de apoio a todas as pessoas que sofreram e sofrem com essa violência cada vez mais presente nas nossas vidas, aqui abro parentese para dizer que aí me incluo, pois fui vítima de um assalto, onde,enquanto tinha uma arma apontada para a cabeça, era despojado de bens materiais e da minha dignidade como cidadão de bem. Diferentemente do que afirmas, nobre blogueiro, não faço defesa da oposição, pelo contrário, entendo que o prefeito Edvaldo Holanda Júnior ainda está devendo muito como gestor e deverá responder a mais essa acusação tão séria levantada contra a sua “gestão”, tampouco imagino que Flávio Dino seja a solução para os problemas do Maranhão, aliás nenhum desses apresentados até agora me convence disso. Não sei qual a sua linha política, na verdade imagino qual seja, mas embora respeite a sua réplica, permita-me dizer que ela está equivocada, pois como disse sou apenas um Eleitor Indignado com a classe política do Maranhão, situação e oposição, todos farinha do mesmo saco, que infelizmente, a primeira, ainda se perpetuará no poder a qualquer preço ou você ainda tem alguma dúvida sobre isso??? Quanto ao atendimento, concordo com esse blogueiro, talvez a pessoa acidentada possa fazê-lo num dos 72 hospitais prometidos pelo Governo do Estado. Ah lembrei, essa promessa também não foi cumprida. Finalmente, agora só resta esperar que a moderação permita a publicação dessa resposta de um ser humano que não defende nem oposiçao nem situação, mas sim aguarda, oxalá, possa haver uma renovação de verdade na nossa classe política, o que parece um sonho distante, pois nas eleições nos confrontaremos com os nomes de sempre ou você também dúvida disso! Passe bem,

    • Obg pela participação. O comentário já foi liberado. Como tenho explicado a meus leitores, o blog tem passado por problemas, tentativas de invasão, acredito. Por conta disso, a quantidade de spams enviados nos útlimos dias tem sido absurda. leio todos antes de mandar para o destino correto. por isso a demora em liberar comentários de leitores de vdd como vc. agradeço a sua atenção e a compreensão

  10. TA, Ok. Tá TODO MUNDO INDIGNADO com essa barbaridade, mas eu quero saber mesmo é quem desses aí que PODEM e que estão indignadíssimos com tudo isso,que já foram lá no hospital e se disponibilizaram para ajudar a família que com certeza deve estar precisando de vários tipos de ajuda: material, psicológica, FINANCEIRA… alguém ai sabe que por conta da notícia, dos vídeos que circulam, do estado gravíssimo em que as netas e nora se encontram , o avô dela (da criança) faleceu neste sábado vítima de ataque cardíaco? é muita desgraça pra uma família só… que não tem culpa de ter nascido neste estado DE MISÉRIA que é o maranhão…

  11. Meu amigo, o MUNDO inteiro está cobrando isso do governo do estado. Já é notícia até na BBC. É claro que você também vai entrar na onda de cobrar e não corre risco de ter seu ”prolabore” cortado, já que até a Globo misteriosamente tem noticiando isso com as reportagens da MIRANTE, que é do grupo do governo. É uma notícia que não se pode esconder, então não adianta manipular, melhor noticiar. Você não engana alguém que tem leitura e discernimento das coisas. Fica tranquilo que Roseana não vai te perseguir por isso, ou então ela teria que perseguir o MUNDO inteiro.

  12. SERA QUE ESSE SECRETARIO NAO SABE QUE O SETOR QUE ERA PRA SER DE QUEIMADOS AQUI NO SOCORRAO II ESTA SENDO USADO JUSTA- MENTE PELOS PACIENTES ORTOPEDICOS;QUE ESTAVAM NOS CORREDORES….É SECRETARIO FALAR É FACIL DIFICIL É FAZER

    • mas se difícil é fz, pq o prefeito prometeu tanto? e fez parecer tudo fácil na campanha. eu votei nele, e me arrependo amargamente

      • ENGRAÇADO…QUANTO TEMPO FAZ QUE ESSE SECRETARIO E ESSA FAMILIA PROMETE E SÓ MASCARA TUDO E NAO FAZ NADA?JA DEVERIAMOS ESTAR ACOSTUMADOS ;VC NAO ACHA?

  13. Cara é vergonhoso de ver esse tipo de declaração de uma pessoa q representa a saúde e o bem estar dos cidadãos do Maranhão, pois colocar a culpa no prefeito diante de tudo q tá acontecendo é o cúmulo da forma de se aproveitar de uma situação triste, lamentável e impactante. Ao Invés de ficar procurando culpados, ele deveria se solidarizar e oferecer um atendimento digno para tentar salvar a vida da criança q foi horrivelmente atacada por um monstro sem dó e nem piedade. Até quando vamos ter q aguentar, essas picuinhas políticas q ñ levam a lugar algum, a ñ ser a desgraça da população?

  14. Na verdade não sabemos se a oposição se preocupa com a situação ou se aproveita o momento para se favorecer nas eleições.

Os comentários estão fechados.