Vaga de Helena Dualibe na Câmara gera queda de braço entre Edivaldo e PSB

severino_osmar

Severino Sales ou Osmar Filho: quem assume?

A posse da vereadora Helena Duailibe (PMDB) na Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a conseqüente abertura de uma vaga na Câmara Municipal da capital deram início a uma queda de braço entre o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e seus aliados no Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Com a saída da peemedebista do legislativo, sua cadeira deveria ser ocupada, em tese, pelo primeiro suplente, Osmar Filho (PSB), que atualmente é o secretário de Articulação Política da Prefeitura de São Luís.

Edivaldo Júnior, no entanto, quer mantê-lo na equipe para, assim, evitar a perda daquele que considera um dos seus melhores auxiliares no Executivo e, ainda, não esvaziar o líder do governo na Câmara, vereador Honorato Fernandes (PT), como avaliou o 1° secretário da Casa, vereador Ivaldo Rodrigues (PDT).

“O prefeito entende que o líder do governo tem cumprido seu papel na Casa, mas é claro que a vinda do Osmar Filho, que tem uma interlocução boa com todos os parlamentares, até pelo trabalho de articulação que ele já vem fazendo na Prefeitura, poderia acabar ofuscando o Honorato”, avaliou Ivaldo, que, ontem (7), chegou a confirmar que Osmar Filho assume na segunda-feira (10), tira licença para continuar na pasta que comanda, e abre o caminho para o segundo suplente, Severino Sales (PRP).

“Ele [Severino Sales] esteve comigo hoje [ontem] para acertar os detalhes da posse. Eu, como 1° secretário da Mesa Diretora, darei posse ao colega na terça-feira, um dia depois de o Osmar Filho tomar posse e tirar licença para continuar ajudando o prefeito na sua gestão”, disse.

Cargo

O desejo de Edivaldo Júnior tem sido confrontado, entretanto, com a busca do PSB por mais espaços. O surgimento de uma vaga na Câmara Municipal que pode ser ocupada por um socialista abriu para os aliados do prefeito no partido a possibilidade de, além de garantir mais um vereador na Casa – atualmente a legenda conta com Roberto Rocha Júnior e Francisco Chaguinhas -, indicar o substituto de Osmar Filho na Articulação Política, ampliando seus espaços de poder em São Luís.

A movimentação pode acabar inviabilizando a posse de Severino Sales, como ele mesmo revelou em contato por telefone, ontem à tarde. O suplente  garantiu que depende apenas da solução desse impasse a decisão sobre quem assume a vaga de Helena Duailibe.

“Ainda não está tudo certo, como antecipou o vereador Ivaldo Rodrigues. A vaga, obviamente, é do primeiro suplente, o secretário Osmar Filho, que ainda não decidiu se fica na Prefeitura ou se volta para a Câmara. Até onde eu sei o PSB quer que ele assuma o mandato para que o partido indique um novo nome na pasta da Articulação Política”, declarou.

6 pensou em “Vaga de Helena Dualibe na Câmara gera queda de braço entre Edivaldo e PSB

  1. Acho que o PSB tem toda razão……………é a ampliação do partido na gestão municipal……..mas isso é apenas o começo.Ainda vai rolar muita água até outubro/2014. Porque uma coisa, nunca foi muito convincente, como por exemplo, o líder do prefeito na Câmara, ser exatamente do bloco do PT que apoia o gov. do Estado. Será que não tinha um vereador que sempre esteve com o prefeito, para ser seu líder na Câmara???? É desprestigiar quem lutou desde o 1º turno.Agora a saúde com o PMDB…….não entra aqui o mérito da secretária, mas na realidade, acho que o pai do prefeito nunca saiu do lado de lá……….rsrsrsrsr!!!

  2. Se os dois permanecessem no PMDB estaria tudo certo. É por isso que este País não vai pra frente, a começar pelas autoridades, as leis nunca são cumpridas!!!. O TRE vai confirmar a infidelidade partidária de ambos, eles não param em partido nenhum… por isso não são eles a assumirem a vaga na câmara de vereadores, mas a pessoa que permaneceu fiel ao seu partido, que no caso é Dra. Kátia Lobão.
    E acho que o PMDB vai sim entrar em juízo para buscar a VAGA que É do PARTIDO.

  3. Nenhum dos dois assume a vaga. Ambos deixaram o partido PMDB da coligação (PMDB e DEM) sem justa causa, sairam porque não param em partido nenhum. Eles cometeram infidelidade partidadria, a vaga é do partido portanto o direito de assumir é do candidato que está na sequencia e que permaneceu fiel ao seu partido: KATIA LOBÃO.
    Você sabe disso, Gilberto Leda, porque não repercute a noticia com todas as informações pertinentes?

  4. Acho que essas mudanças fazem parte das articulações políticas mesmo. Não tenho profundo conhecimento de legislação eleitoral para afirmar a quem pertence o cargo. O prefeito deve ter dialogado com os suplentes que fazem parte da base aliada dele p/ chegar um consenso. E quem se sentir prejudicado deve intervir como achar melhor. Não creio que haja queda de braço internamente, talvez outras pessoas estejam se sentido incomodadas visando algum privilégio.

Os comentários estão fechados.