Policiais Militares entram em greve no Maranhão

Em 2011, militares permaneceram em vigília na Assembléia Legislativa

Em 2011, militares permaneceram em vigília na Assembléia Legislativa

21h27 – Após uma Assembleia Geral realizada na sede da Fetaema, no Centro, os policiais militares do Maranhão decidiram, há pouco, paralisar as atividades. Eles estão aquartelados na estacionamento da Câmara Municipal
De São Luís.

Desde fevereiro a categoria estudava a possibilidade de mais uma greve. Os militares criticam o reajuste de 7% concedido pelo Governo do Estado (reveja). Segundo eles, a medida não reflete aumento, apenas reposição de perdas salariais com a inflação.

Com o reajuste, um soldado, por exemplo, que recebia R$ 2.396,80 em 2013, a partir de março deste ano terá sua remuneração elevada para R$ 2.564,58. Exatamente o que foi proposto em acordo que possibilitou o fim da greve de 2011 (relembre todo o acordo aqui).

Mesmo assim, eles decidiram pelo aquartelamento, que já começou. Inicialmente, todas as viaturas que estão nas ruas estão sendo chamadas para  Fetaema, onde se decidirá o local do acampamento. Provavelmente na Assembleia Legislativa, mais uma vez.

19 pensou em “Policiais Militares entram em greve no Maranhão

    • O governo de Rondônia publicou decreto, nesta terça-feira (20), em que unifica os quadros de Polícia e Bombeiro Militar do Estado. O número de vagas para promoção será, a partir de agora, substituído por progressão funcional.

      O plano de carreira unificado começa com o posto de soldado e se encerra no cargo de coronel de polícia, com data-base de reajuste salarial no mês de março. A medida abrange policiais e bombeiros inativos, da reserva remunerados e pensionistas.

      O Governador do Estado de Rondônia, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 65° da Constituição Estadual, adota a seguinte medida.

  1. Nobre Blogueiro, você colocou as coisas realmente como aconteceu, não houve aumento, sim reposição de percas salariais e ainda dividido em 03 parcelas. E outra, exceto os militares todos os outros funcionários tiveram aumento e este anos a Nobre Governadora ainda concedeu outro aumento de aproximadamente 18%, além do aumento em passado recente. Será Nobre Blogueiro, que a PMMA e os BMMA, não merecem o mesmo tratamento, o mesmo respeito? Que outra categoria além dos Policiais e Bombeiros, juram dar a vida em prol da sociedade, que sai de casa e não sabem se voltam, e muitos voltam dentro de caixões pra defender a sociedade maranhense, esses Nobres Guerreiros não merecem um salário justo. Reflita um pouco, seu texto me pareceu crítico demais pra quem está buscando melhores condições de trabalho e de vida.

    • “não houve aumento, sim reposição de perdas salariais e ainda dividido em 03 parcelas…” exatamanete como o combinado entre a categoria e o governo, em 2011

  2. Com todo respeito, entendendo que o caso é nobre e que não podemos deixar de informar a nossa sociedade, porém como representante dos oficiais militares estaduais, no caso a ASSOFMMA – Associação dos Oficiais Militares do Maranhão concorda plenamente quando o meio de comunicação informa que a PM-BM já foi contemplada com o aumento salarial em acordo de “greve”, lamentavelmente, mesmo sendo feito por uma parte da representatividade dos militares, isto aconteceu, e na época comemorado por muitos mesmo atualmente já tendo caído a ficha, o que queremos ressaltar, foi a habilidade do Governo Estadual, que sabia que estávamos com 3 (três) anos sem aumento salarial e aquele acordo tratava-se de uma reposição salarial. O Governo dotado de uma malicia lastimável, convocou todos os representantes de segmentos estaduais, elaborou um projeto escalonado de valorização salarial, e de forma muito direcionada, “não contemplou os militares”, vindo com isto republicar no plano de cargos e carreiras do estado, o mesmo que já havia acordado no momento grevista, deixando com isto novamente os militares sem reajuste salarial, e como não bastasse essa maligna tomada de atitude, condicionou o percentual irrisório para 2015, a retirada da ação da URV e ao aumento da receita estadual.
    Amigos e amigas, não seremos e nem queremos ser candidatos a cargos políticos, porém temos o compromissos com a valorização do profissional de segurança, ressalta-se aqui a única categoria que por ocasião de sua formatura presta “o compromisso do sacrifício da própria vida”.
    Esta é a verdade dos fatos, estou a disposição para diluir as dúvidas, acredito que este governo que claramente demonstra ao longo dos anos por nunca ter valorizado e nem vai valorizar o profissional de segurança pública, mesmo sabendo que somos profissionais e resolvemos todas as situações, usa a sua mídia ao seu favor ludibriando a boa fé da sociedade, deturpando com uma informação mentirosa, as verdades dos fatos, e rasteiramente jogando a sociedade de encontro aos militares.
    Militar é que nem criança, perto as vezes incomoda mais longe com certeza faz falta.
    “Mesmo sendo bom, não só é importante ganhar bem, mas sermos respeitados e valorizados”
    Adelman Brito Barbosa – Maj PMMA
    Presidente da ASSOFMMA PM-BM

  3. Mesmo assim?????? o termo a ser usado nesse caso nao seria PORISSO??!!! a governadora prometeu u, ressarcimento de perdas que seria pago em varias parcelas de 7 por cento… isso nao se concretiza como reajuste nao concorda? Descaso com a policia militar…

  4. Militar não pode fazer greve. Quem paralizar as atividades ou fazer corpo mole (já fazem corpo mole há muito tempo) deve ser preso…ou pelo menos deveria.

    • Lamentável esse tipo de pensamento. Ao militar tudo é negado, nem direito de ir e vir como um cidadão coberto pela Constituição Federal, este tem. Quando a família falha, a igreja falha, o Estado falha, o policial não pode falhar. Para o militar sobra o que há de pior nesta sociedade hipócrita e que a ela cabe aqui que lhe convém. A Polícia Militar, centenária, regida por um Regulamento Disciplinador, de modo algum pode ser enquadrada como uma escória. Reveja seus conceitos. O militar é cumpridor de um dever rigoroso e que defende a sociedade com seu bem mais precioso, a própria vida. O uniforme de um policial militar é muito mais que um emaranhado de tecido, linha e botões, é a própria mortalha deste homem que quando cai, cai de pé. Toda causa é justa, no caso do policial, é justa e nobre.

  5. ENQUANTO ISSO ELA ESTAVA NA CASA DO DEP. CARLOS FILHO ENCHENDO A CARA DE VINHO.
    VIVA O MELHOR GOVERNO DE ROSEANA

  6. e a população que se foda neh Srs?! ontem estive c uma arma na kbeca, levaram meu carro na porta de casa em plena luz do dia onde levaram meu carro e tds os pertences! tempos dps tive noticias d o carro esta no maracanâ parado! como não tinha Ronda, os elementos se evadiram! onde fica o dever de garantidor do Estado

  7. no maranhao o policial militar deve ser respeitado a governadora deve invetir no ser humano ela paga 2.350,0 pra um soldado que deveria pagar 3.980,0 um 2sg 7.856,30

Os comentários estão fechados.