Um exemplo de dignidade, diz Sarney sobre Luís Fernando

sarney1Coluna do Sarney

É do Antonio Carlos, o mineiro em que o Getúlio passou a perna, a frase de que a “política é como uma nuvem, muda a cada minuto”. E eu acredito sempre que a maior certeza que se observa na política, numa análise que não seja restrita ao imediato, é que o impossível sempre acontece.

A renúncia, com o gesto do Jânio meio incompreensível e alucinado, maculou-a, mas é sempre, em meio ao idealismo humano, uma atitude de grandeza, quando é motivada por atitudes nobres. Acabamos de assistir a uma que merece o nosso respeito e engrandece um homem público. Luis Fernando, um homem de grande virtude, honrado, competente, inteligente, experiente, acaba de nos dar um exemplo de que a política não é isso o que em geral se procura construir e que os políticos não são esses demônios que pintam.

A maior aspiração de um político é governar o seu estado. Só depois podem vir outras. Pois bem, num momento em que todos arrancam os cabelos e não abrem mão de nada, Luis Fernando nos dá esse exemplo. Saiu sem ódio, sem criar problemas, sem atribuir a ninguém o seu gesto e dono de uma tranquilidade e uma firmeza de convicção que nos faz ter nele um exemplo. O comunicado que ele fez é uma peça que merece ficar inscrita nos anais de nossa vida política. Reconhece que foi escolhido candidato, e se houve com grande dignidade nessa condição, que “no mundo político as condições se alteram, no interesse do êxito eleitoral”. Outros não examinariam esse aspecto. O desejo do poder é maior e lutaria contra tudo e todos, sem essa avaliação. Acrescente-se mais que ninguém lhe cobrou esse balanço e em torno dele estávamos certos de que teríamos uma grande vitória. Ele foi escolhido pelas suas qualidades e pelo seu passado.

No governo, como secretário em duas pastas, fez um trabalho extraordinário, semeando obras no Maranhão inteiro, viajando por todo o nosso território e procurando unir, sem criar incompatibilidades nem encher o peito de presunção com a sua candidatura. Manteve a humildade, pautou-se pela decência e mesmo tendo deixado a disputa é um nome que merece o nosso respeito e continuará a servir ao Maranhão. Ajudou o estado e saiu com o mesmo afeto a Roseana, dentro do mesmo grupo de seus amigos e disposto a lutar com o mesmo espírito público e com a mesma força.

A ele, Luis Fernando, nossa homenagem pela conduta correta, digna, como soube entrar e soube sair, sem nenhum arranhão em sua personalidade, dignidade e honradez, fidelidade e competência, pronto para outros desafios.

10 pensou em “Um exemplo de dignidade, diz Sarney sobre Luís Fernando

  1. Muito bem descrita a personalidade do Luís Fernando,Presidente.Agora,conversando em rodas de amigos,o mesmo teve aprovação TOTAL pois,pelo que ele deixou foi que no governo ele ia mudar os métodos de fisiologismo político que tanto atraza o Maranhão.Por isso a classe política sentiu isso e não lhe deu apoio.Infelizmente ele não conseguiu passar isso ao eleitorado,principalmente o formadores de opinião mas, deixou a mensagem que existe sim uma luz no fundo do túnel.Presidente,um grupo de amigos que se encontram no Renascença II,ninguém “votaria nele”mas com sua renuncia e essa idéia de mudança,hoje todos “votariam” no mesmo,e não é só na política que os fatos são como nuvens,a mente humana também é assim.Agora reconhecemos que a Governadora trilhava pelo caminho certo mas, por enquanto é tarde.A mídia oposicionista passava a ideia de que o LF era o continuísmo e,como é inerente ao ser humano,a mudança sempre é saudável.E essa mudança estava à nossa frente.Hoje pedimos perdão à nossa consciência por tamanho erro.E agora? É esse time da Assembléia Legislativa que,atrapalhou tanto esse projeto de mudança,que vai para o contunuísmo e interesses particulares,que vão influenciar em 2014?prefimos um golpe.Um abraço,o senhor se porta mais uma vez como estadista.P.S.Nosso grupo q se encontra para troca de idéias,é formada por eng.,médicos,empresários,advogados etc.,

  2. Exemplo de dignidade para ele é o sujeito sempre lhe dizer “sim, senhor”, abaixar a cabeça e sair com o rabo entre as pernas e não lhe contestar.

  3. Com Sarney todos os que se rendem aos seus caprichos, que comem do seu pirão e depois apanham do seu cinturão solenemente, são pessoas dignas, são bons caracteres. O Luís Fernando Silva, inexplicavelmente, tendo luz própria, mas acabou encarnando essa figura clássica das vítimas do sarneyismo.

    Acaso o LFS ensaiasse algum ato de rebeldia pelo fato de não terem lhe escolhido ou terem lhe pressionado para renunciar. Ele seria logo tachado de rebelde, de traidor, de ingrato etc. No grupo o escolhido para o cadafalso tem que aceitar a sua sina com reverência, achando que os seus senhores é que sempre estavam com a razão…

    Nunca se viu o Sarney junto com o LFS em uma mísera Ordem de Serviço, mas logo após o LFS jogar a toalha, ele foi o primeiro a ligar para o Edinho, dando-lhe a boa notícia. Ou melhor, regozijando-se com a nova situação. Só isso nos diz tudo….

    A cada dia passa penso o quão o Zé Reinaldo Tavares passou, mas isso é outro assunto. Deixa pra lá.

  4. E muito cara de concreto o velho oligarca querer se desculpar agora depois que fritou Luis Fernando e brincadeira . E costume da família chupar a laranja e depois jogar fora o bagaço .

Os comentários estão fechados.