Sindicato rejeita novo reajuste salarial para professores de Ribamar

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) rejeitou novo reajuste salarial, de 8% e retroativo a janeiro, para os professores da rede municipal de ensino de São José de Ribamar.

Diante da negativa da entidade, que tenta, desde segunda-feira (28), mobilizar a categoria para aderir a uma greve, a Prefeitura suspendeu, até o fim das negociações, a implantação do referido reajuste – que seria pago já na folha de abril.

Ligado ao PCdoB, o sindicato está renegando o novo reajuste alegando como pleito a concessão, de mais 0,32%, além dos 8% já propostos pela Prefeitura. A negativa foi dada durante reunião com representantes da administração municipal realizada no último dia 25.

Para a administração municipal, o pleito do Sindicato se mostra descabido devido a uma série de fatores. Em três anos, por exemplo, os profissionais do magistério de São José de Ribamar foram beneficiados com um expressivo ganho salarial (superior à casa dos 40%), oriundo de reajustes salariais concedidos anualmente – em 2011, o reajuste foi de 15%; em 2012 de 22% e em 2013 de 8%.

Além disso, os aumentos salariais fazem parte das políticas contidas no Plano de Carreiras, Cargos, Salários e de Valorização dos Profissionais da Educação Básica de São José de Ribamar, instituído em 2010.

E mais: o piso salarial pago pela Prefeitura para um professor cuja carga horária é de 20 horas semanais é mais do que o dobro do piso nacional pago para mesma carga horária.

Atrelado aos reajustes salariais anuais, a administração implantou progressões para os docentes, benefício também contido no Plano dos Profissionais do Magistério. Fora os investimentos na melhora da rede escolar, assim como na ampliação do número de vagas em sala de aula.

Em contato com o blog, a Prefeitura de Ribamar, disse que segue aberta às negociações, com o objetivo de continuar valorizando os professore e, principalmente, de não prejudicar os estudantes da rede municipal de ensino.

4 pensou em “Sindicato rejeita novo reajuste salarial para professores de Ribamar

  1. Seria muito bom se as pessoas que publicam essas informações ,vistassem os professores para conhecer a real situação.O governo nunca vai informar nada que afete sua imagem.Se alguém quer saber e publicar a verdade entreviste,visite,converse com a classe oprimida e não com os opressores.

  2. gilberto leda a sua falta de informacao demonstrada neste artigo demonstra mais uma vez entre outras materias sua q vc n se interessa em buscar a verdade mais em fazer picuinhas para buscar reconhecimento de politicos desgracados como gil cutrim, vc tem um tipo de oportunismo comum a eles, os politicos. procure se informar mais e n adianta q suas materias sem fundamento n afetarao as mentes das pessoas instruidas.

  3. se me pagarem pra ficar mentindo que nem esse blogueiro eu também coloco essas noticias pro prefeito! fala serio!

  4. Ora, o que se vê é uma notícia comprada. Claro que os professores não fariam greve por 0,32%, embora fosse justo porque o repasse de 8,32% é obrigatório. Há muitos outros direitos negados. E veja a atitude do prefeito: não dar o aumento agora em abril. O dinheiro vem do FUNDEB e deve ser repassado INTEGRALMENTE, e não como simples escolha do gestor.

Os comentários estão fechados.