Sarney chama oposição de “frente Boca do Inferno”

Boca do Inferno

Da Coluna do Sarney

“Coisas de antanho”, como se dizia, era dever de todo poeta para mostrar sua versatilidade, escrever versos de “mal-dizer” ou aderir a classificação de “satírico”, para a qual entrou Gregório de Matos que no Brasil foi o maior no gênero, cognominado “O Boca do Inferno”, pelo relho de quem ninguém escapou na Bahia.

Lembro-me dele para marcar uma maneira de fazer política no Maranhão, e é até um despropósito associá-lo a poetas, já que surgiu de maneira burra e monocórdia achando que se ganha voto denegrindo o Maranhão. Tem até um pivete que se infiltrou na política que fez disso profissão. E coitado do nosso estado, é difamado, insultado, vilipendiado e manchado no seu conceito. O que para nós era e é motivo de orgulho, tornou-se vilipêndio.

Espalharam no Brasil inteiro que o Maranhão é o mais atrasado estado do Brasil, de pior qualidade de vida e para isso caem de números falsos. O IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, criado pelos países ricos para abrir frentes de serviço para os países imperialistas, criado na década de 90, para as multinacionais entrarem para o setor de educação, universidades, como já ocorre no Brasil, fazer gigantescas obras de saneamento, entrar no setor de saúde e etc., estabeleceu que o desenvolvimento de um país se mede por ele, IDH. Sua criação é recente, data de pouco mais de 10 anos. O Brasil, por exemplo, pelo índice com que os países ricos se medem a eles mesmos, o PIB, que é a soma de todas as riquezas nele produzidas, é a 6ª economia do mundo. Há séculos foi assim. Pois o Brasil tem o 81º IDH, atrás de Gana, Iraque, Nicarágua e etc. Pois é esse índice que alardeiam quando querem falar mal do Brasil e pior do Maranhão, que é bandeira de luta da frente Boca do Inferno, que se diz mudança. E o pior, sou eu o responsável pelo IDH há 50 anos, quando ele foi criado há 10 anos. Assim, eu há 50 anos já sabia que ia ser criado esse índice e comecei a persegui-lo para que o Maranhão fosse o pior dele. É séria essa gente?

O Maranhão tem a maior fábrica de celulose do Brasil, a maior fábrica de alumínio, o maior campo de gás em terra do país, o 2º porto (o complexo portuário do Itaqui), é o estado que mais cresceu no país, apesar da campanha violenta que os Bocas do Inferno fazem para denegri-lo. O Maranhão tem um dos mais importantes pontos turísticos do mundo, os Lençóis, e São Luís é Patrimônio da Humanidade, somos o estado com maior com número de escritores patronos e membros da Academia Brasileira de Letras. O Maranhão tem também o político que mais tempo passou no Congresso brasileiro do Império à Republica, com o maior número de mandatos, de deputado a presidente, e o maior poeta brasileiro da atualidade, Ferreira Gullar, além de uma cultura erudita reconhecida. E, de quebra, é onde se fala o melhor português.

Por que esses Bocas do Inferno vivem a botar o Maranhão para baixo? Compare-se eles com os nossos estadistas, os que fizeram nossa glória e lutaram por nós. Por que esse vício de falar mal do Maranhão? Tudo hipocrisia e desejo de que sejamos Venezuela. O Maranhão comunista, é a mudança que desejam. Uma doutrina que tem 150 anos e já morreu. Deixem o comunismo em paz, com a utopia dos que a sonharam.

A coligação Boca do Inferno que caminhe para lá.

23 pensou em “Sarney chama oposição de “frente Boca do Inferno”

      • Senhor Gilberto, sugestão não é imposição.
        Dizem que o homem é o produto do meio, logo não é justo o direito de quem não pertence ao meio externar seu pensamento, suas idéias .a um meio que não lhe pertence.
        Não se trata de censura prévia e sim o dever de quem franqueia selecionar e permitir cometários ou qualquer manifestação ao meio que cada cidadão pertença.
        NO SEU BLOG, tenho conhecimento das principais ocorrências no Estado ou locais diversos.
        Tenho lido comentários coerentes.
        Agora o pedido: permita tudo conforme seu critério de avaliação. Evite comentários junto a possíveis cometários com divergências morais e culturais..

    • IDIOTA TEM VEZ NESTE PAÍS, GRAÇAS À CONSTITUIÇÃO DE SARNEY. E MESMO SE ELE CHEGASSE AO ABSURDO DA GABAÇÃO, AINDA SERIA MAIS JUSTO E MAIS DO QUE QUALQUER TIPO DE IDIOTICE. FALA TUAS BESTEIRAS, IDIOTA!

    • Você é amigo do DEMÔNIO e fala com ele?
      Aproveite e morda-lhe o rabo. TEM CADA IDIOTA NESTA TERRA!

  1. Se a oposição configurar a boca do inferno no maranhão. O mais acertado é afirmar que os nossos governantes têem o “cérebro de satanás “

  2. Este velho que nos trouxe tantos males é o mais hipócrita que este sol de Deus já cobriu!
    Teu reinado chegou ao fim, só te resta o opróbrio!

  3. Diz a esse velho gagá, que o problema não as grandes industrias que tem no Maranhão ou a reserva de gás natural, o problema é que as riquezas geradas por eles, só chegam nas mãos dos grande não alcança a população em geral.

  4. A velha raposa começando a apelar. Sabe que o poder, que tanto lhe atrai e lhe faz bem, e que a tanto se acostumou, está começando a escorregar de seus domínios.
    Senador Sarney, a alternância do poder faz bem e é normal na democracia. Se tivéssemos tido alternância frequente aqui no Maranhão, com certeza nosso Estado já estaria muito melhor. Mas o grupo que domina este Estado a tanto tempo, se acomodou no poder e não fez nem o mínimo que devia fazer, e o resultado é um Estado com os piores indicadores do Brasil. Isso é inconcebível num estado que é rico por natureza e teve até Presidente da República a não muito tempo.
    Só o fato de saber que o povo já não aguenta mais esta situação já fez que o Governo de Roseana, no final de mandato, se movimentasse um pouquinho mais em áreas como saúde e infraestrutura, mesmo com o rastro da corrupção em tudo que tá fazendo.
    Agora é a vez de alternar, com Flávio Dino, que é quem tem conhecimento, competência e não tem nada que desabone sua conduta moral e ética até o momento. Se não fizer um bom Governo, daqui a 4 anos mudamos de novo, sem trazer a tona velhas raposas viciadas de nosso quadro político, que só pensam em si próprios.

  5. Texto simplesmente ridículo, falacioso, típico de alguém que por décadas a fio trabalhou para enriquecer a si e aos seus pouco apaniguados. Sabe-se de fato que as riquezas produzidas se mede pelo PIB.
    Entretanto, o autor do texto esquece que tão importante quanto gerar a riqueza é distribuí-la de forma tão mais igualitária quanto possível.
    Demais disso, o problema não é o Maranhão, o problema é a sarna dos sarneys para o Maranhão. O Estado é rico, é forte. Fraco são as ações dos sarneys para promover distribuição de renda aos Maranhenses, que estão sendo obrigados a sair da sua terra natal em busca de oportunidades de trabalho e renda.
    Se toca Sarney, não entre para a história como um mero apedeuta.

  6. O que esse ladrão do maranhão ainda quer? É pouco o que ele e seu grupo de rapineiros já tirou de nós.? Um bandido desse num pais sério estaria na cadeia!!

  7. Sarney é um cínico!, pode vir toda sua guarda pretoriana pra cima, que tenho como me defender. O Maranhão é o único lugar no mundo onde existe defensor desse tipo de político sem escrúpulo, cujo hábitos não segue regras determinadas. Se vangloria dos feitos como se fosse o autor, só aquir tem defensores que come em pé na sua cozinha. No Brasil não se ver um elogio sequer para essa figura estilo barroco. Sarney é seguidor de um maquiavelismo banal, considerado como negação da lei moral…

  8. Sarney só fala de obras…e que nenhuma é mérito sua. Cadê a Refinaria que ele tanto propagandeou? Não fala do povo miserável que vive neste estado. Da falta de oportunidades, de emprego, de geração de renda. Da baixa escolaridade. Do exílio de milhares que vão roçar cana em São Paulo. Do fato de sua família mandar há anos como se aqui fosse uma fazenda e todos nós fôssemos gado. Da mortalidade infantil e materna que ainda é altíssima.
    Ele acha que não temos o direito de querer renovação.
    Acha que só existe saída se for votando nesses filhotes de oligarquia.
    Triste fim desse coronel demente…

  9. Que o Deus da Vida nos livre de sermos uma Venezuela e afaste de volta para o inferno todas as doutrinas vermelhas ateístas e ditatoriais com seus líderes “professores de deus”

  10. SENHOR GILBERTO, NOSSA A TERRA É REALMENTE GENEROSA.
    NÃO SEI COMO PODE ACOMODAR TANTA GENTE IDIOTA E INGRATA.
    SÓ MESMO O MARANHÃO COMPORTA TANTO IDIOTAS INGRATOS.
    O QUE EXISTE NESTA TERRA FEITO POR GENTE TÃO IMBECIL?

  11. Texto pobre, cheio de erros gramaticais. Ele devia era apreender a escrever melhor. Esse texto foi escrito, com certeza, sem a ajuda habitual de seus copy-desks preferidos.

    Por outro lado, triste é ver como um homem que se intitula de grande estadista, que ilustra os seus discursos de frases magistrais de grandes homens que fizeram a República do Brasil, como José Bonifácio, Joaquim Nabuco, Rui Barbosa, Afrânio Peixoto e tantos outros, agora na sua decrepitude venho insultar a todos que não coadunam e contestam o seu modo abominável de fazer política e manter o seu desgastado poder. Paciência!!!

Os comentários estão fechados.