Ex-aluna, Roseana manda mensagem a alunos em aniversário do Liceu

liceuA segunda escola pública mais antiga do país, o Centro de Ensino Liceu Maranhense, comemorou, nesta sexta-feira (25), seus 176 anos de fundação. Além do tradicional “Parabéns a você” e do corte do bolo, a festa marcou a entrega de um bicicletário, espaço proposto pelos alunos do Grêmio Estudantil Aluísio Azevedo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade liceísta. Na comemoração, a professora Graça Saraiva, fez a leitura da mensagem da governadora Roseana Sarney, ex-aluna da instituição.

“Fico honrada em fazer parte da história do nosso Liceu. E, como sempre vi a escola como a nossa segunda casa, tenho uma paixão especial por esse colégio, onde passei dias felizes da juventude, fiz amigos para toda a vida e aprendi muito mais do que a teoria e a prática do português e matemática”, declarou a governadora no texto.

No texto, ela cita nomes de personalidades de destaque que também frequentaram a escola e deixa um incentivo para os estudantes. “Agora, uma nova geração de alunos está em suas salas de aula, tendo a oportunidade de estudar na mesma escola de ilustres maranhenses, como Sousândrade, Aluizio de Azevedo, Josué Montello, Jerônimo Viveiros, Alcione, Antônio Lopes, José Sarney, Milson Coutinho, Arlete Nogueira da Cruz e muitos outros (…) Tenho certeza que também vão cumprir mais essa etapa na caminhada da vida e, depois, darão sua contribuição para a história, a cultura e o desenvolvimento do Maranhão”, afirmou a governadora na mensagem.

Participaram das festividades, funcionários, professores e alunos. O diretor do Liceu, Deurivan Sampaio explicou que o bicicletário tem uma proposta positiva que envolve sustentabilidade, além de garantir espaço seguro para as bicicletas dos alunos. “Somos a primeira escola pública do país a destinar um espaço para o estacionamento de bicicletas, atendendo a uma reivindicação dos alunos do grêmio. Inicialmente o espaço é para 30 bicicletas, mas temos condições de ampliar e chegar a 300 bicicletas”, revelou. O local utilizado fica ao lado do estacionamento de veículos, uma área que antes ficava ociosa.

Para o cicloativista do Movimento Bicicletada São Luís, Irinaldo Lopes Segundo, a iniciativa é um exemplo para que outros espaços públicos façam o mesmo. “No ranking nacional, o Maranhão ocupa o 24º lugar em infraestrutura para bicicleta, apenas 21 quilômetros de vias, o que é um problema considerando que temos sérias dificuldades de mobilidade urbana”, declarou.

Irinaldo Lopes Segundo foi professor do Liceu Maranhense e trabalha incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte, alternativa que deve ser utilizada com segurança. O reforço da sua defesa em prol da bicicleta resultou numa tese de mestrado no curso “Cultura e Sociedade”, da Universidade Federal do Maranhão, com o tema “A bicicleta como meio de transporte em São Luís: identidades em trânsito”.

O Liceu Maranhense possui 2.400 alunos matriculados nos três turnos. A professora Deuzuíte Dantas, que há mais de 30 anos leciona na escola, contou um pouco de sua relação com o Liceu. “Aqui é e sempre será a minha casa. Tenho imenso orgulho de participar da formação de tantas gerações brilhantes e de outras que ainda virão. Ser liceísta é participar de uma família que sempre honrará a história do nosso estado”, revelou.

Para a presidente do Grêmio Estudantil Aluísio Azevedo, Juliana Santos Pacheco, o aniversário do Liceu simboliza o sucesso do trabalho desenvolvido ao longo dos anos, formando profissionais e grandes personalidades. “Sou feliz de fazer parte da família liceísta, chego a dizer que três anos não são suficientes, mas estamos aqui, escrevendo a nossa história e agradecendo pela conquista do bicicletário”, destacou.

3 pensou em “Ex-aluna, Roseana manda mensagem a alunos em aniversário do Liceu

  1. É triste o Estado onde a construção de um bicicletário com capacidade para 30 biclicletas em seu mais tradicional Colégio Público tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos estudantes.
    A Roseana poderia então, neste raciocínio e a um baixíssimo custo, melhorar a qualidade de vida de todos os maranhenses: bastaria destinar áreas livres para a população estacionar suas bicicletas, motos e carros.
    É mesmo triste e vergonhoso.

  2. Nos Estados Unidos, todos os presidentes, em suas gestões, fazem questão de priorizar a visita aos bancos escolares responsáveis pela sua formação, visitas estas que se tornam debates com o corpo docente e discente na procura de melhorias no sistema educacional. Aqui no Maranhão….Bem, e assim, deste jeito, onde visitas a arraias são mais importantes, prioritárias e indispensáveis a nossa QUERIDA GOVERNANTE DO MELHOR GOVERNO DE SUA VIDA!

Os comentários estão fechados.