Lobão Filho propõe mudança na escolha de ministros do STF

lobãoDe autoria do Senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, a proposta de emenda à Constituição – PEC 030/08, propõe alterar o processo de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal – STF.

De acordo com o texto, o processo de escolha terá início a partir dos três postulantes indicados pelos seguintes órgãos, cada um: Conselho Federal da OAB; Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal; e Comissão de Constituição e Justiça e Redação da Câmara dos Deputados. Em seguida, o próprio STF deve escolher entre os três indicados que serão ainda, apreciados pelo Senado. Finalizando o processo, caberá ao presidente da República a nomeação do escolhido.

Atualmente, a escolha desses ministros é feita pelo presidente da República que tem como critério, brasileiros natos, entre 35 e 65 anos, que possuam saber jurídico e reputação ilibada. Antes de ser efetivada, a escolha deve ser aprovada pelo Senado.

Na justificativa proposta pelo senador Lobão Filho, a mudança deverá assegurar a indicação de nomes de maior sensibilidade política, legitimidade e maior representatividade no meio jurídico e parlamentar. “A escolha dos ministros confere ao Presidente da República um poder indireto sobre a mais alta corte de justiça do país, que deveria atuar com maior independência em relação ao Poder Executivo”, explicou o senador Lobão Filho.

Devido ao caráter vitalício do cargo de ministro, os nomeados podem exercê-lo até os 70 anos, quando são aposentados compulsoriamente, por conta da idade limite de aposentadoria dos funcionários públicos determinada pela Constituição Federal.

(As informações são da assessoria)

12 pensou em “Lobão Filho propõe mudança na escolha de ministros do STF

  1. Hum… Sensibilidade política não?!?!? Sei… Sei… Representatividade parlamentar?? Hummmm entendi…

  2. Gilberto, por que dar poderes ao Senado e à Câmara Federal na indicação de nomes para compôr o STF? É no mínimo querer politizar o STF e suas decisões, isto é uma vergonha e uma aberração.
    Os membros da alta corte da justiça brasileira precisam e devem ser escolhidos pela própria justiça (tribunais estaduais, tribunais federais e STJ), pela OAB e MPF, como dispositivo democrático de justiça.
    Esta proposta de Lobinho é uma aberração de manobras políticas de grupos antidemocráticos no país, que devem ser imediatamente rejeitadas e condenadas como prática ilícita.

  3. esse cara é hilario!!! logo ele? que sempre foi beneficiado juntamente com o seu grupo pelas indicações na alta corte da justiça agora ele vai querer mudar?
    A cada dia esse cara cai no descredito junto a população!
    Volta para Brasilia Playboy otário e mentiroso, aqui vc não engana ninguém!

  4. Muito bom! Aproveita e propõe também acabar com essa imoralidade de ser Senador sem ter um voto sequer!

  5. Esta proposta do senador lobinho é indecorosa, pois fere a autonomia do poder judiciário, e representa a proposta de grupos políticos antidemocráticos. A melhor forma de escolha dos ministros do STF é a eleição direta com voto dos Tribunais estaduais e federais, OAB nacional e MPF. É difícil a lucidez naquele Congresso Nacional.

  6. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ESSE AI AINDA QUER SER O GOVERNADOR DO MARANHÃO, MEU DEUS COMO MEU ESTADO É LASCADO.

  7. Sr SENADOR LOBAO FILHO, acelere nas COMISSOES DO SENADO, o processo da criaçao das FACULDADES para o Maranhao, preferencialmente de minha cidade, SANTA INES..o sr virá Sábado e estaremos de olho..
    obrigado!!

  8. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pausa pra respirar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk homem sem noção igual aos blogueiros babões do governo, engraçado demais bixo

Os comentários estão fechados.