O Imparcial critica “picuinha descabida” do PCdoB contra Econométrica

Editorial de O Imparcial

O IMPARCIAL nasceu sob o signo da polêmica, pela postura de equilíbrio de contundência e de respeito às regras básicas que norteiam a comunicação social. Ao longo de seus quase 88 anos, o jornal dos Diários Associados no Maranhão nunca enveredou pelo descaminho da irresponsabilidade e do desrespeito aos seus milhares de leitores. Muito menos servindo a grupos políticos temporários. Pelo contrário, nessas décadas de circulação ininterrupta só uma vez um diretor seu saiu em busca de mandato eletivo – o saudoso jurista José Pires de Sabóia –, mas mesmo assim na condição de licenciado das funções na empresa.

pesquisa-250x300Só quem arregaça as mangas para produzir um jornal diário, por tanto tempo enfrentando dificuldades de toda ordem – inclusive pressões políticas – pode avaliar o determinismo de uma atividade tocada à coragem, sem fugir dos parâmetros éticos. É isso que nos faz ser respeitado. Tantas tecnologias foram adaptadas em 88 anos, mas nenhuma fez O IMPARCIAL fugir de conduta de berço: respeito ao leitor, sem nunca se imiscuir em negócios escusos ou demandas condenáveis – políticas ou não.

Em 2014, ano eleitoral, em que a disputa pelo governo do Maranhão tornou-se para alguns uma questão de vida ou morte, de começo ou de fim,O IMPARCIAL não vai mudar a linha editorial que o consagrou. Tampouco aceita qualquer tentativa de desqualificá-lo como o informativo que tem dois compromissos fundamentais: de respeito ao seu maior acionista, o leitor, dono de sua história; e com as causas que enobreçam o Maranhão. Exatamente por isso é que repudiamos, com veemência, qualquer tentativa nefasta de políticos, sejam de direita, de esquerda, ou de nenhuma ideologia, em colocar em xeque a nossa credibilidade, tão duramente conquistada. Ela é o patrimônio pétreo de O IMPARCIAL. Jornal, que, aliás, tornou-se “uma instituição do Maranhão”, como tem sido repetidamente reconhecido.

O maior desafio, hoje, do nosso jornal é não se deixar ser engolido pelas novas e avassaladoras tecnologias digitais. E mantê-lo retilíneo aos seus objetivos de longas datas. Eis os motivos pelos quais apostamos, mais uma vez, na capacidade inovadora da nossa equipe, motivo de orgulho. O IMPARCIAL, neste ano de eleições, sabe o papel que lhe cabe na divulgação isenta das informações que diariamente esbarram em sua redação, envolvendo as disputas eleitorais.

Olhando sempre o lado da imparcialidade na informação, O IMPARCIAL contratou o Instituto Econométrica para realizar uma série de pesquisas sobre as eleições de outubro. Trata-se da agência pioneira nesse tipo de pesquisa no Maranhão, portanto com larga e inquestionável experiência. No entanto, somente as pesquisas da Econométrica sofrem os mais estranhos questionamentos na Justiça Eleitoral.

No entanto, outras consultas congêneres, contratadas por veículos de candidatos e de pessoas a eles diretamente vinculadas, são vistas como uma peça “perfeita” e “acima de qualquer suspeita.” Por essas e outras é que e repudiamos a tentativa de admoestar O IMPARCIAL. Embora tais tentativas no deixem indignados, porém, não nos abate nem nos preocupa. Afinal, tentativas de boicotar meios de comunicação, sob os mais mesquinhos pretextos, não são atitudes próprias de quem presa pelos fundamentos da democracia representativa.

O IMPARCIAL vai continuar sendo o jornal que é. O governo, seja comandado por quem for, é efêmero. Por isso mesmo vamos continuar trabalhando, dando a contribuição necessária e imprescindível para que as eleições deste ano não sejam o sucesso desse ou daquele grupo, mas da população que vai comparecer às urnas, acreditando num futuro melhor para todos. Esse é o nosso objetivo – sem politicagem, sem partidarismo.

6 pensou em “O Imparcial critica “picuinha descabida” do PCdoB contra Econométrica

  1. Reitero o que eu já havia redigido em outros momentos de polêmicas sobre pesquisas eleitorais: qualquer pessoa só logrará êxito numa demanda judicial se houver fundamento que justifique o êxito.

    Significa dizer que tanto Flávio Dino quanto Lobão Filho só poderão barrar uma pesquisa se essa pesquisa não estiver revestida de todos os aspectos legais cabíveis à pesquisas eleitorais.

    Sendo assim, há que se questionar a capacidade da Econométrica de elaborar pesquisas. Pois, essa não é a primeira a ser barrada. Por que tentar ligar o nome do Flávio Dino ao FHC e ao Serra, se estes nuca disseram que o apoiam? Por que não incluíram o nome do José Sarney no questionário?

    Sinceramente, se esse Lobão Filho é tão preparado e competente assim, porque insistem em colocá-lo à sobra de Lula e Dilma? Ou ele não tem luz própria?

  2. Eu já desconfiava desse questionário de pesquisa da econométrica,e agora que parcipei de uma pesquisa desse instituto vi que eles querem fazer o entrevistado mudar de opinião,pois depois que falei que vou votar em Flavio dino ele ficou insistindo em dizer que ele tem o apoio de fernando herrique e josé serra e que lobinho é que tem o apoio de lula. E falei pra ele que não queria saber quem apoia quem,meu voto é em Flavio dino. Caso semelhante aconteceu com minha colega de trabalho.

  3. ISSO É SÓ MEDO DE VER A VERDADE POR QUE, SABEMOS QUE LOBÃO FILHO TEM CRESCIDO CONSIDERAVELMENTE NAS PESQUISAS ENQUANTO FLÁVIO SÓ CAINDO!!

  4. Pessoas que se vendem não podem falar em honradez e dignidade, o Imparcial é bem conhecido pelo seu preço.

  5. ESSA OPOSIÇÃO E MUITO FRACA TEM MEDO DE UMA PESQUISA NO DIA DA ELEIÇÃO ELA VAI ENTRA NAS JUSTIÇA CONTRA O RESULTADO DAS ELEIÇÃO.
    POR FALAR EM ELEIÇÃO LÁ NA ASSEMBLÉIA TEM O SR CHAMODO DE AFONSO CABEÇA BRANCA (CABO) ELE FALAR QUE TEM UMA BLOG CHAMODO DE MIM DAR UMA DINHEIRO AI ELE FALAR PELO COREDORES DA ASSEMBLÉIA QUE LOBÃO FILHO VAI RENUCIAR SUA CANDIDATURA
    SÓ MUITO RS RS MESMO

  6. Tão verdadeiro quanto uma moeda de 3 reais. Aliás, esse preza com “s” é bem típico de um jornal que já foi presa fácil de José Reinaldo.

Os comentários estão fechados.